segunda-feira, 28 de abril de 2014

BOND GIRLS: ATRIZES DAS MAIS DIVERSAS ORIGENS REPRESENTARAM O PAPEL

Ursula Andress saindo da água, como Honey Ryder, na mais icônica cena de uma Bond Girl em toda a série
Como um grande aficionado pelo personagem, tendo assistido a todos os filmes, muitos deles muito mais velhos do que eu mesmo, resolvi escrever sobre o assunto. 
O agente James Bond, do Serviço Secreto Britânico, é o principal personagem da mais duradoura série de filmes do cinema mundial. O primeiro filme, de 1962, 007 Contra o Satânico Dr. No, contou com Sean Connery no papel do mais famoso agente secreto da ficção. 
Cercado sempre de carrões, bebidas, paisagens paradisíacas e lindas mulheres, Bond luta pela defesa da segurança mundial contra perigosos vilões sempre com ambiciosos planos de destruição. 
As belas mulheres que viveram romances com o espião, conhecidas como Bond Girls, já foram representadas por cinquenta e duas atrizes, que tornaram-se mundialmente conhecidas após fazer esse personagem. 
Destaque-se a grande diversidade de origens dessas atrizes, sendo 18 inglesas; 11 americanas; 6 francesas; 4 italianas; 3 suecas; duas japonesas; uma australiana, uma húngara, uma jamaicana, uma malaia, uma polonesa, uma ucraniana, uma alemã e uma suíça. 

As principais Bond Girls: atrizes, países de origem e personagens 
Ursula Andress – Suíça – Honey Ryder 
Daniela Bianchi – Itália – Tatiana Romanova 
Honor Blackman – Inglaterra – Pussy Galore 
Shirley Eaton – Inglaterra – Jill Masterson 
Claudine Auger – França – Domino Derval 
Luciana Paluzzi – Itália – Fiona Volpe 
Diana Rigg – Inglaterra – Teresa Di Vicenzo 
Jane Seymour – Inglaterra – Solitaire 
Britt Ekland – Suécia – Mary Goodnight 
Barbara Bach – EUA – Anya Amasova 
Lois Chiles – EUA – Dra. Holly Goodhead 
Carole Bouquet – França – Melina Havelock 
Maud Adams – Suécia – Octopussy 
Tanya Roberts – EUA – Stacey Sutton 
Sophie Marceau – França – Elektra King 
Halle Berry – EUA – Jinx 
Eva Green – França – Vesper Lynd 
Caterina Murino – Itália – Solange Dimitrios

Imagem: gq.globo.com

sexta-feira, 25 de abril de 2014

ITACOATIARA: RESTINGA BEM PRESERVADA

Escada de acesso ao mar
Vegetação característica do local
A restinga é uma vegetação com muito mais funções do que se imagina: contenção dos grãos de areia que incomodam moradores e resultam no aumento da demanda de limpeza pública; manter o nível da água no solo, preservando os nutrientes que flora e fauna características precisam; evitar a erosão causada pelas chuvas; servir de refúgio para a vida silvestre e local de parada de aves migratórias. 
Por isso, é muito importante a manutenção dessa vegetação em locais que a possuem. E nesse quesito, Niterói é exemplo positivo com o bairro de Itacoatiara, com uma restinga muito bem preservada, cortada apenas por alguns caminhos para que os banhistas possam chegar ao mar. 
Que todas as praias de Niterói possam seguir o exemplo de recuperar a vegetação de restinga. A beleza e a qualidade de vida do local agradecem. 
Imagens: Rafael Sardenberg

terça-feira, 22 de abril de 2014

NITERÓI VACINA CONTRA GRIPE A PARTIR DE 24 DE ABRIL

Em Niterói a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe acontecerá a partir do dia 24 de abril, quinta-feira, devido aos feriados de 21 e 23. Todas as unidades básicas, policlínicas e módulos do Médico de Família funcionarão de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, inclusive no sábado, dia 26, onde serão mobilizados cerca de 550 profissionais de saúde em 40 salas de vacina. A Campanha vai até o dia 09 de maio.
Imagem: guiadeniteroi.com

CINE CLUBE ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

CINEMA 

Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas- feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português 
MURIEL ou Le Temps d'un retour 
28 de abril
19h
França/Itália 1963. De Alain Resnais. Drama. Em cores. 115'. Classificação etária livre.

Sinopse
Uma jovem viúva, dona de um antiquário, sonha em rever sua grande paixão adolescente, sem saber que ele se tornou um homem medíocre. Já seu genro tem suas lembranças dominadas pelo espírito de Muriel, uma moça torturada na Argélia. 

LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão 52 – 2º andar - Icaraí - Niterói – RJ / 2610-3966
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

quinta-feira, 17 de abril de 2014

"COLEÇÕES BIOLÓGICAS E SUAS INTERFACES" É TEMA DE ENCONTRO

Jararaca
Escorpião
Aranha Armadeira
Pesquisadores nacionais e internacionais debaterão o assunto no Rio 

De 20 a 23 de maio, o Instituto Vital Brazil e a Rede Vital para o Brasil trazem pesquisadores nacionais e internacionais, representantes das políticas públicas e estudantes para o Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces no Rio de Janeiro. A proposta é discutir a relevância das coleções biológicas de animais peçonhentos do país. 
O evento é dividido em minicursos, mesas-redondas, palestras e apresentações de trabalhos científicos. “Temas ligados aos acidentes com animais peçonhentos são prioridade na missão do Instituto Vital Brazil e da Rede Vital Para o Brasil, entidades envolvidas na realização do Encontro”, disse Breno Handam, Curador da Coleção Científica do Instituto Vital Brazil e parte da Comissão Organizadora do Encontro. 
A iniciativa servirá para ampliar a consciência do público em geral de que as coleções biológicas são ferramentas importantes, muitas vezes únicas, sobretudo, quando aplicadas a outras áreas do conhecimento como a sistemática, ecologia, biogeografia, saúde pública e ambiental. Também serão abordadas questões relacionadas à gestão das coleções científicas dentro do cenário nacional, com reflexões sobre como elevar a qualidade das atividades inerentes ao tema e seus profissionais no país. A programação completa e o formulário de inscrição já estão disponíveis na página www.vitalbrazil.rj.gov.br. 

Palestras e Publicações Científicas 

Os interessados em submeter trabalhos científicos ao Encontro Nacional sobre Coleções Biológicas e suas Interfaces têm até 27 de abril para inscreverem suas propostas. No site do evento, na aba submissão de resumos, há detalhes sobre formato e prazos. As inscrições para ouvintes e para os minicursos também já estão liberadas na aba inscrições. 
Os minicursos abordarão as temáticas: “Coleções Biológicas de Animais Peçonhentos em Saúde Pública”; “Serpentes, Ofidismo e Coleções Biológicas de Animais Peçonhentos”; “Coleções Didáticas como Ferramentas para a Educação e Divulgação Científica” e “Métodos Avançados em Taxidermia”. 

Coleção Científica do Instituto Vital Brazil - A coleção científica do Instituto Vital Brazil tem sua origem na fundação da instituição, em 1919. A partir de 1923, com a vinda do pesquisador francês Jean Veillard, foi iniciada a catalogação dos exemplares obtidos para os estudos relativos aos animais peçonhentos. A partir do início da década de 1940, o médico Otílio Machado organizou a coleção na sala da antiga divisão de Zoologia Médica do Instituto, como apoio ao ensaio da Zoologia e à exposição ao público. 
A coleção teve vários avanços com o passar do tempo e atualmente conta com cerca de 3 mil exemplares entre serpentes, lagartos, quelônios, anfíbios, artrópodes, crânios, hemipênis e tecido (DNA). O acervo ajuda a contar a história do Instituto, da ocupação da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro e da história do próprio país. Compõem o acervo espécies da fauna fluminense, assim como exemplares de outros estados brasileiros. O material pode ser consultado por profissionais e estudantes de todo o país que queiram usar a coleção como objeto de pesquisa. 
Sobre o Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
Imagens: Rafael Sardenberg

quarta-feira, 16 de abril de 2014

"VIVER O INSTANTE", DE SÔNIA JOURDAN

A Aliança Francesa de Niterói apresenta a exposição: "Viver o Instante", de Sônia Jourdan, no dia 24 de abril, às 19h. 
Sonia Jourdan, artista plástica com vasta experiência internacional em estilo, transferiu para a pintura um novo conceito de arte, utilizando a força e a criatividade aliadas a uma nova era de arte decorativa. 
Seu processo de criação vem do inconsciente, utilizando a textura e cores vibrantes características inconfundíveis em suas obras.
Atelier: Rua São Caetano nº 45 - Charitas - Niteroi. 
VISITAÇÃO: até 17 de maio de 2014
Os dias e horários de visitação: Segunda até sexta: 8h30-20h30 / Sábado: 8h30-12h
Gratuito
Local: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão, 52 – 2º andar – Icaraí
Telefones para informações: (21) 2710-9619/2610-3966
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

terça-feira, 15 de abril de 2014

A CRISE NA UCRÂNIA

A atual crise da Ucrânia tem início em novembro de 2013, com a rejeição do então presidente ucraniano, Viktor Yanukovytch, à assinatura de acordos comerciais do país com a União Europeia (UE), preferindo se aproximar da Rússia. O acordo com a União Europeia era negociado havia três anos e sua rejeição pelo presidente ucraniano causou grande revolta em parte da população, que iniciou violentos protestos no oeste e no norte do país, favoráveis à integração da Ucrânia à União Europeia. Já o sul e o leste da Ucrânia, com grande contingente populacional de origem russa, são favoráveis à aproximação da Rússia, caminho tomado por Yanukovytch. 
O presidente russo, Vladimir Putin, para conseguir o apoio de Yanukovytch, ofereceu à Ucrânia um pacote de ajuda financeira de US$ 15 bilhões, além da redução do preço do gás importado da Rússia. 
Com o aumento da violência dos protestos, o presidente ucraniano, Viktor Yanukovytch, é afastado do cargo pelo Parlamento, e foge para a Rússia. 
A situação, até março, era crítica principalmente na Crimeia, no sul do país, às margens do Mar Negro, uma das regiões com maior contingente populacional de origem russa da Ucrânia e de localização extremamente estratégica. No último dia 16 de março, com apoio do governo russo, aconteceu um referendo na Crimeia, para que a população votasse se se mantinha como república autônoma da Ucrânia ou se se anexava à Federação Russa, e o resultado, como já esperado, foi a escolha pela segunda opção. O referendo, considerado ilegal pelo novo governo ucraniano e pelas principais potências mundiais, aumenta ainda mais a tensão na região. Deve-se frisar que, apesar de fazer parte do território ucraniano, existe na cidade de Sevastopol, na Crimeia, uma base naval que abriga a frota russa. 
No leste da Ucrânia, assim como ocorreu na Crimeia, também há forte movimento separatista pró-Rússia, e o exército ucraniano já se prepara para um ataque em defesa da unidade territorial da região, o que coloca a Ucrânia à beira de uma guerra civil. 
A situação é muito grave e as principais potências mundiais deveriam se mobilizar contra a intervenção russa na região da Ucrânia, avisando ao presidente russo, Vladimir Putin, para cessar imediatamente a tentativa de desestabilização e posterior anexação de territórios do país à Federação Russa, sob pena não apenas de sanções econômicas, mas também de retaliação militar imediata, em caso de negativa.
Imagem: dw.de

RETORNO À “BELLA ÈPOQUE” NO SOLAR DO JAMBEIRO

Uma viagem no tempo
Um interessante retorno à “Belle Èpoque” tendo como cicerones os famosos anfitriões Machado de Assis e Arthur Azevedo, que vão expondo para a plateia as transformações sociais, os costumes e o pensamento do período.
O espetáculo, ambientado no Solar do Jambeiro, conta com cenas bem humoradas acontecendo em vários cômodos do casarão. O programa apresenta um sarau e serenata no jardim do Solar.
O programa é gratuito e acontece às terças-feiras de abril, às 20h30min.

Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá
Tel.: 2109-222 / 2109-2223
Imagens: Solar do Jambeiro - Rafael Sardenberg
Fonte:  Cultura Niterói Abril 2014





segunda-feira, 14 de abril de 2014

PLANEJAMENTO FINANCEIRO É TEMA DE PALESTRA DIA 16 NA OAB-NITERÓI

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da OAB-Niterói, presidida por Raphael Diógenes Serafim Vieira, promove dia 16 de abril palestra sobre “Planejamento Financeiro” tendo como convidado Eduardo Achôa, coach financeiro com certificação internacional. 
O evento será às 14h, no Espaço Cultural Camilo Guerreiro Filho, no 8º andar da sede da entidade, com mediação de Michell Nunes Midlej Maron, procurador do Município de Niterói e delegado da Comissão. 
Será atribuída carga horária para estudantes.
Imagem: blogsdaucam.blogspot.com

sexta-feira, 11 de abril de 2014

FOTOS DE RAFAEL SARDENBERG SÃO EXIBIDAS EM EVENTO NA SFF

“Quintas Fotográficas” é um projeto da Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), em Niterói e acontece na segunda quinta-feira de cada mês.
O fotógrafo Rafael Sardenberg participou de mais uma edição do “Quintas Fotográficas”, no dia 10 de abril. Retratos, ensaios fotográficos, paisagens e imagens de produtos foram os temas escolhidos pelo profissional para apresentar ao público, nesta sua terceira participação.
Na abertura foram exibidas fotos do renomado fotógrafo francês, Henri Cartier-Bresson, considerado por muitos como pai do fotojornalismo. O material foi cedido por Zalmir Gonçalves.
O final foi reservado para uma homenagem ao poeta, professor, jornalista e memorialista brasileiro, Luiz Antônio Pimentel. Através das fotos de José Guilherme Moreira da Cunha ficou comprovada a jovialidade desse ativo historiador, aos 102 anos.
Participaram, ainda, os fotógrafos Márlon Gonçalves Margalho, Bebeto d'El-Rei, Fabio Saldanha, Francisco Moura, Marcela Sant'Anna, Sylvia da Matta e Humberto Costa Sousa Filho
Imagens: Rafael Sardenberg
 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

INSTITUTO VITAL BRAZIL COMEMORA OS DIAS MUNDIAIS DA SAÚDE E DA ATIVIDADE FÍSICA

Sede do Instituto Vital Brazil - Niterói - RJ
Campo de São Bento - Niterói - RJ
Atividades gratuitas serão levadas ao Campo de São Bento nesse domingo, 6 de abril 

No próximo domingo, 6 de abril, das 10h às 12h, o Instituto Vital Brazil levará à população várias atividades gratuitas em comemoração aos Dias Mundiais da Atividade Física e da Saúde, comemorados nos dias 6 e 7 de abril, respectivamente. 
As atividades englobam exames de sangue na tecnologia de papel de filtro (que utilizam apenas um furo no dedo do paciente para a coleta do sangue), aferição de pressão arterial e um aulão de ginástica. O evento é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública. 
O tema desse ano, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para o Dia Mundial da Saúde é “Proteja-se contra doenças transmissíveis por vetores”, como por exemplo dengue, leptospirose, febre amarela e malária. 
Porque participar? Cuidar da saúde é muito importante e a prática regular de atividade física apresenta inúmeras vantagens como: 
· Evita o excesso de peso e a obesidade 
· Previne o aparecimento de doenças 
· Reduz a tensão arterial 
· Melhora da auto estima 
· Reduz o stress 
· Contribui para a concentração e para o bem estar físico e psicológico.
O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.
Imagens: Rafael Sardenberg