quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

E PENSAR QUE TODO ESSE SOL PODE SE TRANSFORMAR EM ENERGIA

Que governantes são esses que não enxergam a realidade?
Não dá para entender por que no Brasil, que esbanja luz do Sol o ano inteiro, nós estamos reféns das usinas hidrelétricas, que inundam regiões imensas comprometendo nossa rica biodiversidade; das termoelétricas, altamente poluentes e onerosas; e das nucleares, que colocam a população em risco de possíveis vazamentos radioativos.
O Brasil precisa repensar suas fontes energéticas para impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Por que isso não acontece?
Enquanto os investimentos brasileiros ainda são parcos em energia solar, ela vem crescendo no mundo inteiro. O que existe por trás dessa falta de interesse?

Imagem: exame.abril.com.br

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

POR MAIS ÁRVORES NAS RUAS DE NITERÓI

Cortar árvore é fácil. Difícil é plantar.
Mais uma das antigas árvores do canal da Av. Ary Parreiras foi ao chão. Concordo que ela estava comprometida e espero que as autoridades competentes plantem outra no lugar.
Nestes dias de calor sufocante podemos constatar que a temperatura fica bem mais amena embaixo de suas sombras.
Quem vai entrar entrar nessa campanha?
Imagens: MLSardenberg

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PRAÇA VITAL BRAZIL QUASE PRONTA PARA OS MORADORES

Em junho de 2013 o jornalista e editor do jornal EI!, Rafael Sardenberg, procurou o Administrador Regional de Icaraí e Santa Rosa Felipe Flach Farah para solicitar providências na questão do abandono da praça do Vital Brazil.
Na ocasião foram tomadas algumas providências como troca de lixeiras e aterro do lago. O administrador prometeu que, ainda durante o verão, outras intervenções seriam feitas e que o espaço teria a segurança garantida pela guarda municipal.
Há cerca de 10 dias a praça vem sendo cuidada por funcionários da prefeitura, com novas árvores sendo plantadas e canteiros sendo preparados, inclusive na área do antigo lago. O calçamento está sendo refeito e os brinquedos e a rampa de skate receberam pintura nova. A área externa dos banheiros também foi pintada, mas não conseguimos informação se a zoonoses fez a higienização necessária no interior do prédio.
Bom ver a praça aos poucos, ser preparada para receber os moradores. Mas a situação ficou tão séria por lá que talvez demore um pouco para que eles voltem a frequentar o local.
Se a prefeitura organizar alguns eventos atraentes na praça é provável que o retorno seja mais rápido.
Imagens: MLSardenberg

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

LIBERDADE É... PÉ NA ESTRADA COM MOCHILINHA NAS COSTAS

Mochilas de pano: conforto para qualquer idade.
Leves, práticas e bonitas, as mochilas de pano garantem o conforto durante os passeios e as caminhadas de crianças e adultos.
Na versão em preto, um clássico e nas cores verde esmeralda e azul royal, vedetes do verão 2014.
Especificações da mochila
Tecido: Oxford Cores: preto (foto pb); verde esmeralda (foto cor) e azul royal (foto cor)
Dimensões do modelo adulto: 42 cm de altura X 28 cm de largura (aprox.)
Bolso interno para celular
A foto pode ser retirada para lavagem da peça.
Produzimos também os modelos adulto e infantil (a partir de 5 anos) com fotos personalizadas tiradas por Rafael Sardenberg, com prazo e preços a combinar.
As fotos abaixo são algumas opções para escolha. Todas possuem versão colorida para serem utilizadas nas mochilas azul royal ou verde esmeralda.
Encomendas por mensagens nos endereços:
www.facebook.com/marialucia.sardenberg
www.facebook.com/rafael.sardenberg.
Fotos: Rafael Sardenberg

IMPORTÂNCIA DAS GRANDES ÁRVORES

Hoje levei a minha máquina fotográfica comigo, durante a caminhada. Algumas árvores de rua chamaram minha atenção. Aliás, adoro fotografar árvores e flores. Os troncos brancos e esbeltos... os galhos  esparramando beleza contra o céu azul. Lindas. Lindas e imprescindíveis nas áreas urbanas. Imprescindíveis e cada vez mais raras.
Ao chegar em casa, conferindo os meus e-mails, deparei com um do Greenpeace. Foi aí que percebi: nada é por acaso. Não foi à toa que as árvores chamaram a minha atenção: elas queriam ilustrar essa importante mensagem, que transcrevo para vocês.
IMPORTÂNCIA DAS GRANDES ÁRVORES
Você sabia que as árvores grandes e antigas têm um papel importantíssimo para ajudar a regular a quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera?
Até agora, os pesquisadores achavam que só as jovens florestas capturavam carbono, enquanto as mais antigas apenas armazenavam.
Mas um artigo publicado na revista Nature, prestigiada publicação do meio acadêmico, demonstrou que as florestas primárias, mais antigas, também capturam esse carbono. Além de serem ricas em biodiversidade e fornecerem serviços essenciais para o ecossistema, as florestas armazenam aproximadamente 300 bilhões de toneladas de carbono – cerca de 30 vezes o montante anual de emissões causadas pela queima de combustíveis fosseis.
O problema é que, quando elas são degradadas ou destruídas, o carbono é liberado na atmosfera. Para piorar, grande parte do desmatamento ocorre em florestas primárias, que contêm essas árvores mais antigas.
Daí a importância de lutar para acabar com o desmatamento. O Greenpeace já está em campanha pelo Desmatamento Zero. Você também pode nos ajudar!
Se você já assinou pelo Desmatamento Zero, compartilhe o site da campanha com seus amigos. Vamos impedir a destruição de nossas florestas.
Abraços, Danicley de Aguiar Coordenador da campanha Amazônia Greenpeace Brasil
Imagens: MLSardenberg
Texto: MLSardenberg

domingo, 26 de janeiro de 2014

COMO DEVE SER A ESCOLA IDEAL?

 A pergunta “Como deve ser a escola ideal?’ que me foi feita não é fácil de ser respondida. Pelo menos para mim. Primeiro tenho que me questionar: Ideal para quem: para os pais, para a criança, para a sociedade, para o país ou para o mundo?
O conceito de ‘ideal’ pode variar de pessoa para pessoa, de sociedade para sociedade... Como também o conceito de uma ‘boa escola’ pode variar de acordo com o interesse de cada um. E tem mais: uma escola pode ser ‘excelente’ para um para um tipo de criança e ser péssima para outra.
Para os pais que trabalham fora e têm pouco tempo para deixar o filho na escola a melhor acaba sendo a que fica mais perto de casa, ou do trabalho. Essa é a prioridade; o resto é detalhe. É provável que uma família religiosa escolha uma de seu credo. Muitos podem preferir uma escola laica. Entre os pais de adolescentes o mais comum é matricularem seus filhos em uma instituição que esteja na lista das que melhor preparam os alunos para vestibulares e concursos. Preparar bem para uma carreira é importante. Mas, isso é tudo?
Para o educador Jiddu Krishnamurti esse tipo de educação torna os alunos pouco reflexivos e não auxilia na descoberta da vocação individual. Em 1948, ele afirmou: “Simplesmente encher a cabeça da criança com um monte de informação e fazê-lo passar exames, é a forma menos inteligente de educar...”.
Com o objetivo de oferecer uma nova educação Krishnamurti fundou escolas na Índia, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Segundo ele. “O direcionamento dessas escolas é o de preparar a criança, com a maior competência tecnológica, para que ela possa atuar com clareza e eficiência no mundo moderno e, o mais importante, criar um ambiente adequado para ela se desenvolver como um ser humano total”. Aos professores de suas escolas ele questionava: “Que tipo de pessoas esses alunos serão ao serem devolvidos aos seus pais? Seres realmente sábios, ou apenas com conhecimentos acumulados?”
Esta é a pergunta que cada pai deve se fazer ao matricular seus filhos na escola.

Texto: Maria Lucia Sardenberg
Imagens: www.krishnamurtiaustralia.org          
                www.brockwood.org.uk
                my.opera.com
Krishamurti com alunos da Oak Grove School - Ojai - Califórnia

Estudantes no jardim da escola Brokwood Park, na Inglaterra
              
Krishnamurti investigando com estudantes de uma das escolas indianas










segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SAÚDE REALIZA PROGRAMA DE FORTALECIMENTO E CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL EM GESTÃO


A Coordenadoria de Recursos Humanos, da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), promove no dia 23 de janeiro de 2014, das 9h às 17h, no auditório da Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço (PESP), o Programa de Capacitação e Fortalecimento Institucional em Gestão. 
Mais do que uma estratégia de capacitação stricto senso, o evento possibilitará a construção e adequação coletiva de processos gerenciais e administrativos da FMS, por meio da troca de experiências entre diferentes profissionais da Saúde. O auditório está situado à Avenida Amaral Peixoto, 169, Centro, Niterói. 
Programação 
9h – Abertura: Presidente da FMS, secretário Chico D´Angelo; e subsecretário, Marco Porto; 
9h30 – Palestras: Contexto do Planejamento e Blocos de Financiamento, com Marcos Alves, da Assessoria de Planejamento (Asplan-FMS); Contexto atual da Gestão Pública e Instrumentos da FMS, com Telma Regina Ferreira e Rita de Cássia Marques, da Superintendência de Administração e Finanças (Suafi-FMS); 
10h45 – intervalo para o café. 
11h – Palestra: Termo de Referência, com Telma Regina Ferreira e Rita de Cássia Marques, da Suafi. 
12h30 – Almoço. 
13h30 – Trabalho com participantes divididos em grupos: 1 - facilitador: Tânia Cunha; 2 - facilitador: Carlos Guilherme Pereira Jr; 3 – facilitador: Barbara Carvalho; 
15h30 – intervalo para o café. 
15h45 – Discussão final 
17h - Encerramento.
Na imagem: logo da Fundação Municipal de Saúde de Niterói
Imagem: noticiasconcursos.com

domingo, 19 de janeiro de 2014

NOVAS REGRAS DETRAN JÁ ESTÃO VALENDO

A carteira só pode ser renovada durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma. 
Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente, e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira. 
Esta lei não foi divulgada , e muitas pessoas vão perder a suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames. 
Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH. 
Fora a multa, para tirar novamente a CNH fica por volta de R$ 1.200,00 e leva + ou - de 2 a 3 meses. 
O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2009) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista. 
Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula e a do prático, de 15 para 20 horas aula. Serão incluídos novos conteúdos. 
ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico do extintor. Mais uma regulamentação sem a devida divulgação! 
O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem. 
Se um policial rodoviário parar seu carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico, ele vai te autuar - 5 pontos na carteira e mais R$ 127,50.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

MY FRENCH FILM FESTIVAL 2014

De 17 de janeiro a 17 de fevereiro, internauta poderá assistir gratuitamente na web site http://www.myfrenchfilmfestival.com/pt.
De 17 de janeiro a 17 de fevereiro o mundo inteiro vai estar conectado ao site do My French Filme Festival. A ferramenta disponibiliza online produções premiadas que fizeram sucesso na França, mas que não entrarão em circuito no Brasil. 
O My French Film Festival coloca 10 longas-metragens e 10 curtas em competição para o internauta votar e deixar seu comentário no site. A seleção conta com dois filmes belgas em competição e, fora de competição, com um filme antigo e dois filmes francófonos canadenses. 
O festival estará disponível no mundo inteiro em 13 idiomas. No site do festival, os filmes estão acessíveis em alemão, inglês, árabe, chinês, espanhol, finlandês, francês, italiano, japonês, polonês, português, russo e turco. Os internautas já podem visualizar gratuitamente as entrevistas exclusivas dos diretores e atores, bem como os trailers dos filmes. 
Para assistir os filmes é necessário fazer um cadastro na plataforma myFrenchFilmFestival.com. O festival estará também disponível em outras vinte plataformas parceiras, dependendo dos territórios, entre elas iTunes em mais de 80 países. Clique aqui e confira os títulos disponíveis no My French Film 2014: http:// www.myfrenchfilmfestival.com/pt/selection 
Realização: O Festival de Cinema Francês online é uma iniciativa da Unifrance filmes, uma organização de promoção do cinema francês no exterior, com o apoio da CNC, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Instituto Francês, SACD e Telefilm Canadá, em parceria com: Alliances Françaises, Renault, Apple, Air France, Numericable, Vivendi, LVT, Under the milky way e UniversCiné, la Fnac, e Adorocinema. 
RELEASE 
Programação do My French Film Festival 
Seleção 2014 
A seleção oficial 2014 inclui 10 longa-metragens e 10 curta-metragens em competição, assim como 3 longa-metragens fora de competição. 
Curtas em competição 
7ème Ciel (7º Céu) - Guillaume Foirest 
Avant que de tout perdre (Antes de perder tudo) - Xavier Legrand 
Argile (Argila) - Michaël Guerraz 
Mademoiselle Kiki et les Montparnos(Kiki de Montparnasse) - Amélie Harrault 
Solitudes (Solidões) - Liova Jedlicki 
À la française (À moda francesa) - Morrigane Boyer, Julien Hazebroucq, Ren-Hsien Hsu, Emmanuelle Leleu, William Lorton 
La Fugue (A fuga) - Jean-Bernard Marlin 
Le Premier Pas (O primeiro passo) - Jonathan Comnène 
Le Cri du homard (O Grito da Lagosta) - Nicolas Guiot 
Les Lézards (Os Lagartos) - Vincent Mariette 
Longas em competição 
Augustine (Augustine) - Alice Winocour 
Mariage à Mendoza (Casamento em Mendoza) - Édouard Deluc 
Comme un lion (Como um leão) - Samuel Collardey 
Le Jour des corneilles (O Menino da Floresta) - Jean-Christophe Dessaint 
Mobile Home (O trailer) - François Pirot 
Pauline détective (Pauline detetive) - Marc Fitoussi 
J'enrage de son absence (Sua ausência que me consome) - Sandrine Bonnaire 
Au galop (À galope) - Louis Do de Lencquesaing 
La Fille du 14 Juillet (A Rapariga do 14 de Julho) - Antonin Peretjatko 
La Vierge, les Coptes et Moi (A Virgem, os Coptas e Eu) Namir Abdel Messeeh 
Filmes Fora de Competição 
Avant que mon coeur bascule (Antes que meu coração estremeça) - Sébastien Rose 
Chef de meute (O líder da matilha) - Chloé Robichaud 
Les Parapluies de Cherbourg (Os Guarda-Chuvas do Amor) - Jacques Demy
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ESCOLAS SUSTENTÁVEIS - EM RESPEITO E PROTEÇÃO À NATUREZA

Em tempo de férias, quando muitos prédios escolares são reformados, considero interessante lembrar que as escolas, principalmente as públicas, deveriam ser exemplo de respeito e proteção à natureza. 
Uma escola voltada para o futuro precisa funcionar dentro dos novos padrões de sustentabilidade. E isso não é tão complicado assim. Na construção de escolas novas ou nas reformas das que já existem a captação de água de chuva; sistema para reutilização da água e o uso de energia solar deveriam estar incluídos no projeto. Isso falando minimamente. Nada ensina melhor do que a vivência. Em uma escola que faz capitação da água de chuva e tratamento da água utilizada para reuso, os alunos vão entender melhor a situação da água potável no Planeta. Da mesma forma, o uso de painéis solares vai levá-los a compreender as implicações das fontes de energias utilizadas no país: as hidroelétricas que inundam extensões imensas de terra, interferindo nos ecossistemas; as termoelétricas, que utilizam combustíveis fósseis e emitem gases de efeito estufa na atmosfera, em quantidades consideráveis; e as nucleares que colocam a população em risco de vazamento radioativo. Construir escolas inteligentes deveria ser prioridade dos governos, como forma de conscientizar os alunos sobre o consumo correto da água e a necessidade de buscar novas fontes energéticas renováveis para a preservação do meio ambiente. E no Brasil as possibilidades são imensas. E por que isso não é feito? 
Este seria o questionamento que, por certo, os estudantes dessas escolas fariam. 
Será que nossos governantes querem responder a esse tipo de pergunta? 
É possível 
Em 1930 o filósofo Krishnamurti estabeleceu uma escola no Vale do Rishi, ao sul da Índia, uma região árida e coberta de rochas. 
A metodologia da escola seguia os princípios de liberdade interior, bondade e responsabilidade com o meio ambiente já difundida pelo seu fundador numa época em que pouco ou nada era tratado sobre esse assunto. 
Através de processos simples e inteligentes de irrigação e armazenamento de água, a região da escola foi totalmente reflorestada, com a ajuda das comunidades da redondeza e dos alunos. 
Em julho de 1991, Rishi Vale foi declarado santuário de pássaros. Em 2008, o governo Andhra Pradesh declarou Rishi Valley e seus arredores uma "Zona Especial de Desenvolvimento", com a missão de "proteger e conservar seu ambiente rico e diversificado”.