quinta-feira, 30 de maio de 2013

PREFEITO RODRIGO NEVES CRIA GRUPO DE TRABALHO PARA ELABORAR PLANO MUNICIPAL DE ACESSIBILIDADE

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, criou nesta semana um Grupo de Trabalho que ficará encarregado de elaborar as diretrizes do Plano Municipal de Acessibilidade, que deverá ser lançado em setembro. Esse Grupo de Trabalho será formado por representantes das secretarias municipais Executiva, de Esportes, Conservação e Serviços Públicos, Planejamento e Modernização da Gestão, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Saúde e Educação, além da Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura, órgão vinculado ao gabinete do prefeito. Rodrigo Neves disse que a política de acessibilidade municipal tem caráter transversal e intersetorial, envolvendo diversos segmentos do governo. Ele pediu ainda na reunião que a Coordenadoria de Acessibilidade passe a participar também do Calçada Livre. O coordenador de Acessibilidade, João Carvalho, afirmou que o encontro foi um momento histórico. "Sem transversalidade não há acessibilidade. Vamos fazer Niterói uma cidade modelo em atenção às pessoas portadoras de deficiência", disse.

Na foto: Axel Grael, Rodrigo Neves e João Carvalho
Imagem: cedida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Niterói

ONODERA PROMOVE ENCONTRO ROSA CHOQUE

Um noite de preparação para seu "DIA DOS NAMORADOS" 

A Onodera Niterói em comemoração ao dia dos namorados preparou um evento para o público feminino... Momentos de total descontração numa reunião animada e cheia de sensualidade. Brincadeiras, sorteios, exposição de produtos sensuais, lingeries de marcas nacionalmente conhecidas como a Fruit de La Passion, além de muita dança sensual e música animada pela DJ ENNE. O evento na Clínica Onodera irá proporcionar as participantes um momento diferente, animado e cheio de sensualidade. 
A entrada para esta noite totalmente feminina é apenas uma ligação para Onodera Niterói confirmando a presença. O evento é totalmente gratuito, mas com vagas limitadas. 
Ligue e confirme sua presença... (21) 3619-8585 

SERVIÇO: Onodera Clínica de Estética - Avenida Roberto Silveira, 464 Icaraí / Niterói 
Dia 04 de junho de 2013 
Hora: 19:00 
Chá de Lingerie - Arôme e Anastácia
Chair Dance - dança da cadeira sensual com Pole & Art 
Maquiagem - Espaço Vip Juliana Paes 
Foto sensual - Wanis Fotografia 
Coquetel - Folle Buffet 
Decoração - Rodrigo Santiago 
Mimos para sorteio - Santa Lolla, Chezbonbon e Sensória Rio 
Nesta noite, as participantes do evento ficarão por dentro de como participar do sorteio de 1 final de semana no Hotel Tramonto di Buzios...MARAVILHOSO!!!

Imagem: cedida pela Onodera Niterói

quarta-feira, 29 de maio de 2013

PREFEITO RODRIGO NEVES SANCIONA LEI DA TRANSOCEÂNICA

Inea publica Instrução Técnica para elaboração do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental da obra 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, sancionou na última terça-feira a Lei da TransOceânica. No mesmo dia o prefeito iniciou, com a Caixa Econômica Federal (CEF), as tratativas para o investimento na obra, com a entrega de todos os documentos contábeis e fiscais. Na semana passada, a Câmara de Niterói aprovou a autorização para que o Executivo contrate o financiamento de R$ 292,3 milhões do governo federal para a construção da via expressa, que terá aproximadamente dez quilômetros de extensão e vai ligar o Engenho do Mato a Charitas. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já publicou em seu site a Instrução Técnica para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para análise da viabilidade ambiental de implantação da TransOceânica. Na obra está incluída a construção do Túnel Charitas-Cafubá, com 1,3 quilômetro de extensão para cada uma de suas duas galerias, sem cobrança de pedágio. A via também contará com corredor de BRT, seis terminais modais de integração e estações de embarque e desembarque de passageiros. O projeto prevê, ainda, a implantação de ciclovias. A TransOceânica é o primeiro grande investimento em mobilidade que a cidade tem em décadas. “A TransOceânica é uma vitória histórica para Niterói, porque era uma obra prometida há 40 anos e que agora sairá do papel. Ela será muito importante para ajudar a resolver um dos principais problemas da cidade, a mobilidade urbana”, afirma o prefeito Rodrigo Neves. O vice-prefeito, Axel Grael, destaca a importância da publicação da Instrução Técnica, que é o primeiro passo para o licenciamento ambiental da obra, e os benefícios ambientais que a via expressa trará. “Além do trânsito, a implantação do BRT também terá impacto no meio ambiente, já que será um transporte público de qualidade, eficiente e moderno, que vai evitar o excesso de veículos nas ruas, contribuindo para a fluidez do trânsito e reduzindo a poluição do ar”, explica Grael. O projeto da TransOceânica, uma das principais propostas de campanha do prefeito Rodrigo Neves, foi contemplado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio oficial da liberação dos recursos foi feito pela presidente Dilma Rousseff em março.

Na foto: Axel Grael, Rodrigo Neves e Verena Andreatta (secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade)
Imagem: Luciana Carneiro

terça-feira, 28 de maio de 2013

UNIVERSIDADES E ESCOLAS FEDERAIS DO RIO APRESENTAM PLANO PARA AS OLIMPÍADAS DE 2016

Sete instituições federais de ensino do estado do Rio de Janeiro uniram esforços para elaborar projetos para sustentabilidade, capacitação da mão de obra e para pensar nos impactos gerados na capital e em seu entorno. Com foco no potencial de desenvolvimento e no legado gerado a partir das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, o grupo elaborou o Plano de Desenvolvimento do Consórcio Acadêmico Rio 2016, entregue na última quinta-feira, 23 de maio, no Ministério da Educação (MEC). A proposta agora será apreciada pelo MEC. 
O documento sintetiza o que as instituições integrantes do consórcio planejam em termos de ações de ensino, pesquisa e extensão que possam colaborar com os jogos olímpicos e paralímpicos, em atividades conjuntas e específicas por instituição. Os projetos estão alinhados a oito eixos de atuação: Arte e Cultura; Capacitação Técnica; Conhecimento e Informação; Gestão de Turismo; Inclusão e Acessibilidade; Materiais, Equipamentos e Instalações; Meio Ambiente; e Rendimento e Saúde. 
Além da Universidade Federal Fluminense (UFF), fazem parte do Consórcio Acadêmico Rio 2016 a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Colégio Pedro II (CPII), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). A escolha das instituições levou em conta a proximidade geográfica com os locais de realização do evento e a capacidade de apresentação de soluções para problemas sociais que sirvam de legado e contribuam com o desenvolvimento local, regional e nacional. O consórcio é uma iniciativa do MEC em conjunto com o Ministério dos Esportes e a Autoridade Pública Olímpica (APO), autarquia criada para coordenar os preparativos para as Olimpíadas de 2016.
Imagem: universodobrasil2.blogspot.com

segunda-feira, 27 de maio de 2013

CARTÃO DO SUS - VOCÊ JÁ FEZ O SEU?

O cartão SUS, também conhecido como Cartão Nacional de Saúde, já é obrigatório para que qualquer pessoa seja atendida pelo SUS (postos de saúde, UPAs ou hospitais). Desta forma, os atendimentos de pacientes na rede pública sem o documento só estão sendo realizados naqueles casos mais urgentes e de emergência. Portanto, após fazer o cartão, nunca deixe de levá-lo em sua carteira, principalmente quando for viajar. 
Documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento público de saúde, o cartão possui numeração única e é aceito em todo o território nacional. Ele possibilita marcar consultas e exames, ter acesso a medicamentos e a cirurgias, entre outros procedimentos realizados através do SUS. 
O cartão pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde do seu município, preenchendo o formulário que será fornecido. Este documento serve, ainda, para levantar dados para pesquisas sobre como anda a saúde no Brasil. 
Além de procurar a unidade de saúde municipal mais próxima da sua casa, você também pode obter maiores informações sobre o cartão do SUS através do Portal da Saúde (www.portalsaude.saude.gov.br) ou por meio do telefone 136. 
Documentos necessários para solicitar o cartão: carteira de identidade; certidão de nascimento ou casamento; CPF e comprovante de residência.
Imagem: mundodasdicas.com.br

domingo, 26 de maio de 2013

PREFEITURA DE NITERÓI INAUGURA NOVA EMERGÊNCIA PROVISÓRIA DO HOSPITAL GETULINHO

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o secretário municipal de Saúde, Chico D'Angelo e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, inauguram na próxima segunda-feira (27.5), às 10h, a nova emergência provisória do Getulinho. O espaço substitui o Hospital de Campanha que, desde janeiro, já atendeu cerca de 25 mil crianças. Com isolamento acústico e instalações mais confortáveis, a nova emergência mantém o padrão de qualidade do atendimento da unidade, enquanto o prédio definitivo é construído. 
Serviço: Inauguração da emergência provisória do Hospital Getúlio Vargas Filho (Getulinho) 
Endereço: Rua Teixeira de Freitas, 30, Fonseca 
Horário: 10h

Imagem: www.spinsengenharia.com.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

VIAJANDO O BRASIL COM O SHOW DE HUMOR, ESPETÁCULO BATOM COMEDY TERÁ DUAS APRESENTAÇÕES EM NITERÓI

Giovanna Fraga e Sil Esteves apresentam o espetáculo Batom Comedy no Cortiço Chic, em Icaraí. E elas não param! Após viajar para a Amazônia com o show de humor, as loiras ainda têm shows em Aracaju e Curitiba. As apresentações na cidade sorriso terão participação de Raphael Carvalho, dia 4 de junho, e Paulo Vinnicius, dia 18 de junho. Os ingressos serão vendidos antecipadamente com descontos para incentivar ainda mais a cultura niteroiense. Única dupla feminina loira de stand up comedy do Rio de Janeiro, as humoristas vêm divulgando cada vez mais o humor carioca e consolidando as mulheres na comédia de uma forma diferenciada. O show apresenta muitas situações do cotidiano expostas de maneira natural e inteligente, em um novo modelo de Stand Up: as comediantes estão sempre juntas no palco, o que torna o show mais dinâmico e divertido. Alternando entre Stand Up, pequenos shows musicais e doses e mais doses de improviso, as comediantes levam bom humor e diversão para o público em 1h20 de apresentação, podendo ter uma participação especial diferente a cada espetáculo. 
Giovanna Fraga e Sil Esteves são responsáveis por tudo no espetáculo: idealização, realização, criação e interpretação dos textos e direção. Logo na abertura do espetáculo, ainda durante o OFF, o público já se diverte com as brincadeiras criadas pelas loiras. 
A apresentação já passou por diversas cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Vassouras, Teresópolis, Manaus, São Paulo e Sorocaba, e participou dos programas de TV "Agora é Tarde", com Danilo Gentili, CQC e Astros (SBT). Em trabalhos separados, as humoristas já foram vistas no Canal Multishow, Domingão do Faustão, Fantástico e em diversos vídeos na internet. No início do ano Sil Esteves lançou seu primeiro longa-metragem, “CLAUN”, em Rotterdam, na Holanda. 
Em 2011 Giovanna Fraga foi semifinalista do quadro de humor "Quem chega lá?" do Domingão do Faustão, e em 2012 foi convidada pela direção do programa para participar do quadro também de humor “Jogo da Comédia”, onde apresentou Stand Up Comedy, personagem e uma imitação. 
Serviço: Batom Comedy em Niterói 
Local: Cortiço Chic - Rua Tavares de Macedo, 139 - Icaraí 
Horário: a partir das 20h 
Data: 4 e 18 de junho 
Informações: (21) 9421-2922 e (21) 8730-7989
Imagem: peixeurbano.com.br 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

CINÉ-CLUB JEAN VIGO - ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português 
27 DE MAIO ÀS 19h 
Mauvaise foi / Má fé (França 2006). De Roschdy Zem. Comédia dramática. 88’. Classificação etária Livre. 
Sinopse 
Clara, judia, e Ismael, muçulmano, são um casal feliz até o dia em que ela engravida. A relação do casal passará, então, por duras provas e terá de achar seu caminho entre o peso das tradições, os reflexos identitários e outras pressões familiares. 
LOCAL: Aliança Francesa de Niterói 
Rua Lopes Trovão, 52 
Icaraí – 2610-3966 
Entrada gratuita sujeita a lotação
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

quarta-feira, 22 de maio de 2013

AULA DE LIBRAS NO ESPAÇO CASA ABERTA

Começa no próximo dia 29 uma nova turma do curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), com a professora Elisa Kayat, no Espaço Casa Aberta, na Rua Lara Vilela, 204, no Ingá. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 18h30 às 20h. Mais informações pelo tel. 3628-6351.
Imagem: www.espacocasaaberta.org

INAUGURAÇÃO DE NÚCLEO DIGITAL NA OAB-NITERÓI

O processo judicial eletrônico é um marco que vai pontuar o futuro da advocacia brasileira. Conectada com este fato, a OAB Niterói, em mais uma iniciativa para facilitar o exercício dos profissionais de Direito, larga na frente e inaugura dia 24 de maio, às 11 horas, o Núcleo Digital, centralizando no terceiro andar a Central de Peticionamento Eletrônico Maurício Helayel, o Centro de Prática em Processo Eletrônico José Carlos Guimarães e o Setor de Certificação Digital. Também no local funcionará o recém-criado setor para preenchimento da Grerj. 
O núcleo será inaugurado pelos presidentes da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; da Caarj, Marcello Oliveira; e da OAB Niterói, Antonio José Barbosa da Silva. 
Para Antonio José, esse conjunto de alta tecnologia é mais um passo para beneficiar os advogados da cidade e de outros municípios no seu estafante dia a dia. Eles terão um suporte que nem todos os ramos do judiciário estão disponibilizando hoje. 
O presidente Antonio José afirma que esse núcleo digital é praticamente uma novidade no Estado e no País e contará com funcionários qualificados e capazes para auxiliar os advogados em suas dificuldades com essa tecnologia de ponta. 
Ele lembra que essa modernidade começou no final do ano de 2011 e início de 2012, com a inauguração do Centro de Inclusão Digital José Carlos Guimarães no nono andar, uma ideia pioneira da OAB Niterói, cujo objetivo é ensinar aos advogados como entrar na Justiça virtual e enviar o processo para os tribunais. Depois foi inaugurada a Central de Peticionamento Eletrônico no 11º andar.
Na imagem: Antonio José Barbosa da Silva, presidente da OAB-Niterói, e Felipe Santa Cruz, presidente da OAB-RJ
Imagem: Rafael Sardenberg

terça-feira, 21 de maio de 2013

PRESIDENTE DA OAB-NITERÓI TEM ENCONTRO NO DIA 22 COM A PRESIDENTE DO TRE PARA DISCUTIR RECADASTRAMENTO ELEITORAL NA CIDADE

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), desembargadora Letícia Sardas, recebe em seu gabinete amanhã, dia 22, o presidente da OAB-Niterói, Antonio José Barbosa da Silva, para falar sobre o recadastramento biométrico de 376.021 eleitores de Niterói. 
O procedimento, que é obrigatório, será feito até o dia 31 de outubro em três postos de atendimento: no Estádio Caio Martins, no Fórum da Região Oceânica e no Centro do Rio de Janeiro, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral.
Imagem: www.crato.org

FESTIVAL DA CANÇÃO FRANCESA

FESTIVAL DA CANÇÃO FRANCESA 2013 

“O MELHOR DA MUSICA FRANCESA” 

Estão abertas até 21/06 as inscrições para a quarta edição do Festival da Canção Francesa, concurso musical nacional promovido pela Aliança Francesa. 
Esse ano, os candidatos poderam escolher entre 100 canções do repertorio francês e francófono atual. 
Os interessados, que devem ser maiores de 18 anos, precisam gravar sua versão e enviá-la para a produção do concurso junto com a ficha de inscrição (disponível em www.rioaliancafrancesa.com.br). Serão selecionados dois representantes de cada uma das cinco regionais da Aliança Francesa para a semifinal, que vai acontecer no Rio de Janeiro em agosto ou setembro. Os dez escolhidos terão direito a ensaio de até uma hora em estúdio.
Modos de inscrição 
Envio por correio ou entrega em mãos em envelope lacrado no endereço da Aliança Francesa (Departamento Cultural da Aliança Francesa-Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo, Rio de Janeiro - RJ – 22251 – 090 ) ou envio por e - mail, em formato PDF dos seguintes documentos : 
• Ficha de inscrição - disponível no site www.rioaliancafrancesa.com.br – que deverá ser preenchida de forma legível, com todos os dados requisitados informados, e 
• assinada pelo candidato; 
• Cópia de documento de identificação que contenha foto; 
A Canção escolhida será gravada em formato digital de áudio ou vídeo (tais como mp3, wav...) compatível com os programas Quicktime ou VLC e com a referência das musicas da lista e a tonalidade escolhida, e copiada no suporte CD ou DVD; Cifra da música escolhida. 
A música deverá obedecer ao limite de 04 (quatro) minutos, com tolerância máxima de 30 (trinta) segundos. O concurso, nacional, terá competições regionais e sua final em São Paulo. 
• Período de inscrição: 27 de março a 21 de junho 
• Seleção dos candidatos: 21 de junho a 10 de julho 
• Etapas regionas: Agosto e Setembro 
• Final em São Paulo: Outubro 
Todos os resultados serão divulgados aos vencedores por e-mail e abertamente em nosso site. 
Serão premiados os três primeiros classificados na 3ª e ultima Etapa do Festival. 
Os prêmios do “Prêmio Final Nacional” serão: 
1º lugar : uma passagem Rio-Paris-Rio (Air France) + 6 noites em Paris. 
2º lugar : uma passagem Rio-Paris-Rio. 
3º lugar : um fim de semana no Club Med Brasil. 
Maiores informações: http://www.rioaliancafrancesa.com.br/index.php/artigos-agenda-cultural/98-festival-da-cancao-francesa-2013

Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

sábado, 18 de maio de 2013

HPV - HORA PARA VACINAR


UFF promove Marcha da Vacina contra o HPV
Sensibilizar as autoridades de saúde a lançar uma campanha eficaz de vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV. Esse é o objetivo da Marcha da Vacina, uma manifestação pacífica promovida pelo Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, da UFRJ.
A mobilização ocorre neste domingo, 19 de maio, das 10h às 13h, no calçadão da praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Durante a ação, haverá coleta de assinaturas a favor da vacinação e distribuição de material educativo sobre a importância de combater o HPV. Também serão distribuídos DVDs do filme "Programa da Larah", um curta-metragem produzido por professores e alunos de Cinema da UFF, baseado no livro "HPV: que bicho é esse?", de Mauro Romero Leal Passos, chefe do Setor de DST da UFF.
A campanha integra a programação do 4º Simpósio de Papilomavirose Humana (HPV/DST in Rio 2013), realizado de 16 a 19 de maio, no Rio de Janeiro. "A ideia é ser, de forma pacífica, um contraponto à Revolta da Vacina. No início do século XX, era o povo que não queria a vacinação. Agora a população pede a vacina, falta o governo oferecer", afirma Mauro Romero, em referência à revolta de 1904, na qual a população se rebelou contra a vacinação obrigatória contra a febre amarela. Ele lembra que desde 2006 já está autorizada no Brasil a vacina quadrivalente (que protege contra quatro tipos do vírus: 6, 11, 16 e 18), mas que ainda não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nem está disponível em campanhas de vacinação. O foco é vacinar principalmente crianças e adolescentes de ambos os sexos. Especialistas apontam que o ideal é que a vacina seja tomada no início ou na fase anterior à vida sexual, o que justifica a escolha do público-alvo.
O papilomavírus humano é o principal causador do câncer do colo do útero, doença que atinge a cada ano mais de 18 mil mulheres no Brasil e provoca quatro mil mortes por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. O HPV é o quarto tipo de doença sexualmente transmissível mais comum no país, é responsável pelo surgimento de verrugas genitais e está associado a outros tipos de tumores malignos, como o anal, o de vagina, o de vulva e o de pênis.
Fonte: Setor de DST da UFF
Imagem:  blogmail.com

sexta-feira, 17 de maio de 2013

KRISHNAMURTI - COMO APRENDER SOBRE SI MESMO?

Em 5 de abril de 1970, abrindo uma série de quatro palestras no San Diego State College (USA), Krishnamurti abordou a condição humana e a estrutura do medo ao falar aos professores e estudantes da instituição. Ele investigou se é possível ao ser humano descobrir qual é a fonte da violência que assola o mundo. Ele inicia o encontro dizendo: “... por onde quer que se vá – Europa, Índia, Austrália ou América encontram-se mais ou menos os mesmos problemas humanos. A maioria dos seres humanos no mundo está muito confusa e vivendo uma vida contraditória, totalmente infeliz, completamente miserável e em grande dor. E a vida da pessoa parece um campo de batalha, do momento em que nasce até morrer”. Krishnamurti também alertou para as contradições internas: “Vendo toda essa divisão, este caos absoluto e uma enorme miséria, perguntamos (...) o que fazer, que direção tomar, a esquerda, o centro ou a direita. Ou é uma direção ditada por alguma ideologia, alguma crença, algum mandato autoritário. Ou deve-se tomar uma direção que não depende de qualquer autoridade (...) mas seguir a sua própria inclinação, tendência; ou seguir sua própria experiência, conhecimento, confiante em si, seguro e resoluto. Existe tanta contradição, não apenas externamente, mas internamente também. E o que se deve fazer?”. Para Krishnamurti descobrir essa direção não contraditória, que não irá produzir mais agonias é o grande desafio. “E descobrir isso é nosso problema – e acho que esse é o único problema da vida. Uma ação que não é fragmentada, que não é contraditória, que é contínua, inteira, completa e total, para que não traga mais sofrimento, mais confusão”. Ele convidou a plateia para juntos se aprofundarem no assunto: “E se quiserem, iremos juntos aprofundar esta questão, lembrando que o orador não possui qualquer autoridade. Juntos vamos examinar, observar este fenômeno chamado vida e descobrir a verdade do assunto. Se existe uma ação, um modo de viver, não em dias incomuns ou numa grande crise, mas diariamente, cada minuto, um modo de viver no qual há alegria, onde não há violência, nem brutalidade, nem contradição e obviamente sem imitação e dependência”.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS EM CAMBOINHAS

Com entrada franca, a Associação Orquidófila de Niterói (Asson) estará realizando nos dias 18 e 19 de maio, das 9h às 18h, a 22ª Exposição de Orquídeas de Niterói. O evento vai ser realizado na sede Social da SOPRECAM, na Praça José Carlos Veloso Bentes, s/n, Setor Rosa.
Outras informações com João Carlos: (21) 2609-6112 ou  www.asson.com.br

MESILATO DE IMATINIBE - UMA PRODUÇÃO TOTALMENTE BRASILEIRA NA LUTA CONTRA O CÂNCER

O Instituto Vital Brazil está produzindo, desde 2012, o medicamento Mesilato de Imatinibe, o primeiro medicamento oncológico brasileiro. “A entrega do primeiro lote aconteceu em dezembro e até o momento, 4 lotes já foram entregues”, diz Jorge Coelho, diretor de produção da instituição. 
O Mesilato de Imatinibe é utilizado no tratamento da Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e do tumor do estroma gastrointestinal. 
“A distribuição do medicamento faz-se da seguinte forma: o Instituto Vital Brazil entrega o lote produzido ao Ministério da Saúde, que o repassa para ser utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao Mesilato de Imatinibe, o paciente precisa estar cadastrado no SUS”, afirma Jorge. Segundo o diretor, atualmente, oito mil pacientes fazem uso do medicamento.

Fonte: jornal EI!
Imagem: verbomag.com 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

PERFUME, ÁGUA DE TOALETE E ÁGUA DE COLÔNIA. VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

"Não é possível elegância sem perfume", afirmava Coco Chanel. 
Assim como fazem a roupa e os acessórios, os perfumes também podem marcar a personalidade e a presença de uma pessoa. Portanto, saber em que momento usar cada um desses tipos de perfumaria é importante. A dúvida acontece com mais frequência do que se imagina: em que ocasião deve-se usar o perfume, a água de toalete ou água de colônia? Quem nos deu as orientações foi Luiza Ferrez, das Lojas Granado. 
Segundo ela “Perfume são as essências com concentrações altas, acima de 15%, para ser usado preferencialmente à noite. Na Eau de parfum, a concentração das essências varia de 10% a 15%. Apesar de ser mais diluído, o aroma ainda é forte. Pode ser usado durante o dia, mas em pouca quantidade. E a Eau de toilette, versão mais leve, com concentrações que variam de entre 5% e 10%. É ideal para usar em dias quentes e até durante a prática de esportes. A Água de colônia: concentrações de 2% a 3%, é a mais suave de todas. 
Luiza derruba o mito do fixador de perfume: “Não existe um fixador de perfumes. O que determina a sua fixação são as notas de fundo do perfume. Geralmente, as notas amadeiradas têm maior fixação do que as notas cítricas”. 
Dicas úteis 
Para escolher, com mais segurança, uma nova fragrância borrife o produto no pulso e sinta o perfume. Depois de dez minutos, sinta novamente. O aroma pode mudar em sua pele, com a passagem do tempo. 
Nos dias mais frios, o olfato tolera melhor perfumes mais fortes ou doces. No calor dê preferência aos cítricos ou com menor quantidade de essência. 
Durante o dia use fragrâncias mais leves e frescas. As mais sofisticadas e fortes são mais apropriadas para a noite. 
Prefira os perfumes em frascos que permitam que o produto seja utilizado sem o contato com as mãos evitando contaminações que podem alterar perfume e diminuir a duração do produto. 
Mantenha os frascos em locais frescos e longe da luz. Dessa maneira, o produto não mudará a cor nem a fragrância. 
Fazer ‘nuvem’ de perfume e passar por ela é um desperdício. Isso faz com que notas voláteis do conteúdo se percam no ar. 
Para quem tem pele seca um bom truque é hidratar com um creme sem cheiro os pontos que receberão o perfume como: atrás das orelhas, pulsos, dobras dos braços e nuca. Isso faz com que o perfume dure mais no corpo. 
Use a dose certa. Duas ou três borrifadas são suficientes. Exagerar no ‘cheiro’ compromete a elegância.

Imagem: www.coisasdediva.com.br

terça-feira, 14 de maio de 2013

SOS RIO PARAÍBA DO SUL

Apenas 1% da água do mundo está disponível para o consumo 
Apesar de morarmos em um planeta que é composto em sua maior parte por água, apenas cerca de 1% do líquido está disponível para o consumo. O Brasil é um país privilegiado, pois conta com 12% da água doce superficial do mundo. Talvez, garantidos nessa abundância, desconsideramos a necessidade de zelar por nossos rios, lagos e lençóis freáticos. 
Por exemplo, o Rio Paraíba do Sul sofre com o desmatamento de suas margens; com o lançamento de resíduos domésticos e, também, com os acidentes envolvendo as indústrias localizadas ao longo de seu leito ou às margens de seus afluentes. 
Isso está acontecendo mais uma vez e, segundo informações contidas em ação do Ministério Público Federal (MPF) de junho de 2012 a empresa responsável, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), tem conhecimento da situação desde o ano de 2004. E o que foi feito durante todos esses anos? 
Segundo documento, o dano ao Paraíba é “sumariamente comprovado” 
As águas do Paraíba estão sendo contaminadas por metais pesados oriundos da CSN. O Paraíba abastece com água potável mais de 12 milhões de pessoas, inclusive 85% dos habitantes da Região Metropolitana do Rio. Estudos realizados por consultoria ambiental contratada pela própria siderúrgica consideram que o dano ao Paraíba “é sumariamente comprovado”. Segundo declarações do Secretário Estadual de Ambiente, Carlos Minc, esse é um dos “piores dramas ambientais” do Estado do Rio, nos últimos anos. 
A situação do lençol freático e do solo, onde foi construído um condomínio residencial é considerada grave. Foram detectados 18 produtos tóxicos na contaminação. Segundo estudiosos, esses produtos diluídos na água do rio, mesmo em pequena quantidade, são capazes de causar disfunções endócrinas. 
Em São Fidélis outra ameaça preocupa os moradores 
Em São Fidélis (RJ), uma das cidades por onde passa o rio Paraíba, a preocupação é com a possível instalação de um aterro sanitário na localidade de Pureza, para atender a outros 15 municípios. Moradores temem que o distrito se transforme em lixão e que o manejo incorreto possa contaminar o lençol freático e chegar até o Paraíba. 

Imagem: Rafael Sardenberg

ARTISTA PLÁSTICA DE NITERÓI EXPÕE EM IPANEMA

A artista plástica de Niterói Denise Berbert fará a Vernissage de sua exposição Pontos e Postais. Retratada de diversas formas nesse trabalho, a ‘Cidade Maravilhosa’ conseguiu ficar ainda mais bela. Chinelos, Cristo, Calçadão, Areia e Mar... a combinação perfeita de elementos cariocas estarão na exposição. 
As obras da artista tem design único, devido à sua busca incessante pelo equilíbrio ideal. A possibilidade de combinação das obras leva a imaginação a fluir sem limites. 
Serviço: Exposição Pontos e Postais 
Data da Vernissage: 16/05 às 18h 
Local: Galeria de Arte Gilson Martins - Rua Visconde de Pirajá, 462 – Ipanema 
A exposição ficará aberta até 15/06

Imagem: Rafael Sardenberg

LEO LEMOS COMEMORA ANIVERSÁRIO EM NITERÓI

“O cantor sertanejo Leo Lemos completa mais um ano de vida com lançamento de novo projeto sertanejo na cidade e participação de artistas” 

O cantor sertanejo Leo Lemos completa 22 anos com uma super festa. O evento, que será aberto ao público, acontecerá quarta, dia 15, na boate Waxy Club. O jovem cantor contará com a presença de amigos, fãs e alguns artistas, como o grupo Nem te Conto, que fará uma participação especial. Leo, que estará ao vivo no programa do Ratinho nesta segunda, dia 13, também aproveitará a comemoração para inaugurar um novo projeto de sertanejo na casa: “Baladinha Sertaneja”. O projeto está previsto para acontecer todo mês, podendo também ser realizado toda ou em datas especiais, como vésperas de feriado. “Baladinha Sertaneja” contará com o show completo do Leo, além de convidados especiais do sertanejo universitário e também de outros ritmos. 
Hoje, com quase três anos de carreira, Leo já realizou mais de 300 shows por todo o Brasil. O show tem a mistura do sertanejo universitário com a levada baiana não deixando ninguém parado, além de contar com efeitos no palco e grandes surpresas. Leo também tem um projeto diferenciado em seus shows que é a MICARETA SERTANEJA, onde já puxou vários trios em época de carnaval e micaretas, como Carnafacul, uma famosa micareta que roda todo o Brasil. Sua primeira edição no Rio contou com a abertura do Leo, ao lado de artistas consagrados como Michel Teló, Jammil, Preta Gil e Naldo. 
Leo Lemos vem comemorando o sucesso da música Bombeirão. Executada nas melhores rádios do Brasil, o hit vem gerando muitos frutos para o artista. Recentemente, jogadores do Grêmio dançaram sua música e fizeram coreografia nos jogos da Libertadores da América. Mas a maior conquista de todas com certeza foi ter batido a meta de um milhão de acessos no Youtube. E os números só vêm aumentando... Além disso, Leo é o primeiro cantor sertanejo do Rio de Janeiro a bater essa meta. 
O clipe da música foi gravado numa luxuosa mansão em Niterói, Rio de Janeiro, com participação de artistas da Rede Globo como os atores Sergio Malheiros e Marcelo Mello, além da modelo Solange Gomes e da Musa do Brasileirão, Bianca Leão. A direção ficou por conta do ator global e empresário Alexandre Lemos. O hit é uma mistura de house com sertanejo nunca vista no mundo da música. A música foi feita exclusivamente para o cantor, pelos seus produtores musicais Paulo Henrique Castanheira (diretor musical do Faustão) e Zé Henrique (vocalista da banda Yahoo), onde se uniram ao Marcelão (bateria da banda Yahoo) para finalização de seu 2º cd. 

Serviço: Aniversário de Leo Lemos – Waxy Club 
Data: 15 de maio de 2013 
Local: Rua Miguel de Frias, nº 270 – Icaraí – Niterói/RJ 
Horário: 23h.
Informações e Reservas: (21) 7823-7846. 

Fotografia: Divulgação

segunda-feira, 13 de maio de 2013

CULINÁRIA POR HELÔ ABREU

A batata foi para a Europa logo a seguir à chegada dos europeus à América do Sul. Mas na altura, os camponeses olhavam-na com apreensão e receio. Foi considerada maléfica, cheia de energias negativas, associada à bruxaria e venenosa, por isso a sua expansão, no início, foi lenta. Conta-se que em França, Antoine-Augustin Parmentier, a quem se deve a invenção da batata frita, foi um dos grandes defensores deste tubérculo, dizendo que não era venenoso e que os seus concidadãos não deveriam ter receios em o consumir. 
Parmentier influenciou o rei Luís XVI e foi este, com um pequeno truque, que conseguiu convencer os camponeses a cultivar a batata. O rei mandou semear um campo de batatas perto de Paris e colocou uma guarda real a vigiar o campo. Os camponeses curiosos começaram a questionar o que seria que ali estava cultivado, por certo algo valioso para estar a ser protegido com tais medidas de segurança. Finalmente, quando as batatas estavam prontas a sair da terra, o rei mandou retirar a guarda durante a noite e aguardou. Passado pouco tempo, as batatas foram sendo roubadas e assim começou a expansão da pomme de terre (maçã do chão). Hoje em dia quando encontramos numa ementa a inclusão de pratos à Parmentier (ou à la Parmentier) significa que levam batatas na sua confecção. Ainda bem que Parmentier conseguiu influenciar o rei e que o consumo da batata se expandiu por todo o mundo. Hoje em dia, encontramos imensas variedades que podemos usar na nossa cozinha das formas mais variadas e criativas. 
Hoje trago para vocês um bolo de batata e chocolate que fiz para as Batatas de França. Este bolo fica macio e come-se a primeira fatia já pensando na segunda. 
BOLO DE BATATA E CHOCOLATE 
Ingredientes: 
200 g de purê de batata 
300 g de açúcar amarelo 
200 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente 
5 ovos 
70 g de chocolate 70% de cacau 
300 g de farinha com fermento 
1 dl de leite 
3 g de canela em pó 
1 colher de chá de extrato de baunilha 
Uma pitada de sal 
100 g de avelãs 
Manteiga ou óleo em spray para untar forma 
Açúcar em pó para polvilhar 
1. Para preparar o purê cozer a batata cortada em cubos. Depois de cozida escorrer e reduzir o purê com um esmagador de batata. Deixar esfriar. 
2. Com uma faca picar o chocolate. 
3. Bater o açúcar com a manteiga. 
4. Juntar as gemas uma a uma e bater entre cada adição. 
5. Juntar o purê de batata frio, o chocolate picado, a farinha, o leite, o extrato de baunilha, a canela e o sal. Mexer muito bem. 
6. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. 
7. Envolver as claras batidas na massa. 
8. Colocar a massa numa forma redonda com fundo amovível, forrada com papel vegetal untado com manteiga ou com óleo em spray. 
9. Dispor por cima da massa as avelãs cortadas ao meio. 
10. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 60 minutos. Antes de retirar o bolo do forno, verificar a cozedura com um palito. 
11. Servir o bolo polvilhado com açúcar em pó. 
As batatas deixam o bolo macio, fofo e delicioso. Quem preferir pode adicionar as avelãs à massa do bolo.

Imagem: cedida por Helô Abreu

sexta-feira, 10 de maio de 2013

PESQUISADORES DA UFF RETORNAM DA ANTÁRTICA

Na entrevista para o EI! os professores falam sobre os resultados preliminares da expedição 

A expedição Brasileira enviada à Antártica no dia 3 de março para realizar pesquisas na Península Fildes retornou no dia 2 de abril. Os professores Rosemary Vieira, coordenadora do projeto, e Humberto Marotta Ribeiro, ambos do Laboratório de Processos Sedimentares e Ambientais (Lapsa) do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), integram a equipe de pesquisadores. Participou, também, como coordenador das pesquisas, o professor Jefferson Simões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CPC/UFRGS). 
O objetivo do trabalho é verificar o estoque e a emissão de gás carbônico (CO2) em lagos da região e monitorar o recuo das geleiras, em consequência do degelo, estabelecendo sua relação com o aumento da temperatura na região. Essa pesquisa tem grande relevância, pois as alterações climáticas na Antártica alteram o regime de chuvas na América do Sul e consequentemente no Brasil. 
O professor Marotta explicou que “o projeto constatou atividade biológica relacionada à produção de gases do efeito estufa (dióxido de carbono e metano) devido à decomposição de matéria orgânica lamosa em áreas alagadas na Ilha Rei George (Antártica Marítima)”. Marotta afirma ainda que “no laboratório, amostras de sedimentos lamosos dessas áreas foram submetidas a cenários de aquecimento global projetados para o próximo século, os quais são suportados por fortes indícios descritos na literatura científica”. 
Resultados ainda preliminares indicam que o aquecimento poderia intensificar a decomposição orgânica e a subsequente liberação de gases de Carbono, contribuindo potencialmente para incrementar esse próprio aquecimento. 
A coordenadora da expedição, professora Rosemary afirma que “foram também efetuadas atividades de monitoramento da posição atual da geleira, além da identificação de suas antigas margens. Aquisição de dados meteorológicos das estações da região e de seu processamento estatístico ajudarão a correlacionar as alterações ambientais com a variabilidade climática nas últimas décadas”. 
Segundo os professores, “tal estudo brasileiro, em cooperação internacional, permite contribuir para preencher lacunas científicas sobre cenários atuais, possíveis efeitos e regulações do aquecimento, que apresenta influência direta não somente sobre a Antártica, mas sobre todo o planeta”. 
O resultado final da pesquisa será conhecido em cerca de 60 dias.

Imagem: www.planetaviavel.com.br

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A MAQUIAGEM É A ARTE DO DETALHE

A maquiagem é a arte do detalhe! Dizem que “a primeira impressão é a que fica”. E há um fundo de verdade nisso. A aparência é importante. Todo mundo espera ficar especial depois da maquiagem, mas alguns acreditam que os cosméticos são nocivos à pele o que é um mito. Os produtos de boa qualidade, como Tracta e Farmaervas, funcionam como protetores contra efeitos da poluição do ar e irradiação solar, além de oferecer uma boa hidratação. 
A maquiagem deve sempre começar pela higienização da pele. 
Tendência da maquiagem outono-inverno 
Essa temporada traz cores marcantes e vibrantes. 
A maquiagem dos olhos vem com tudo nessa estação a começar pelo Primer Fix. As sombras em pó, com pigmentos metálicos que refletem a luz, estão em alta. Elas chegam nas tonalidades de azul petróleo, rosa e ouro velho. O delineador, em pasta ou em gel, dá o toque de “olhos de gatinho” que não podem ficar de fora. A máscara para os cílios traz beleza ao olhar. 
Ao maquiar os olhos marque com um toque de cor forte o côncavo. Use sombra colorida na parte móvel da pálpebra e dê um tom claro iluminador próximo da sobrancelha e nos cantos internos dos olhos. Os cílios ganham várias camadas de máscara desde a raiz até as pontas, deixando-os longos e volumosos. 
Nas maçãs do rosto aplique o blush esfumando em direção às têmporas. Os tons de rosa, vermelho e nude dão uma aparência sensual nos lábios (sugestão, silk shine lipstick – tem cobertura de batom e o brilho intenso do gloss). O importante é que você mesma crie o seu look. 
A Farmácia Botânica oferece curso de maquiagem na tendência da moda. 
Farmácia Botânica – Centro 2620-7541 / 2620-1728 
                                       Icaraí 2714-8277 
Gracenir Nicolau 
Maquiadora e Esteticista 
7695-7604 / 8467-6975

Imagem: mimosdaebeleza.blogspot.com

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SAL: ALIADO OU INIMIGO DA SUA SAÚDE?

O sal é essencial para a vida animal e é também um importante conservante de alimentos e um popular tempero. É do conhecimento da maioria da população que os portadores de hipertensão arterial (pressão alta) devem fazer uma dieta com o sal controlado. 
O sal muitas vezes passa despercebido em muitas preparações e alimentos industrializados. Devemos ter atenção a alguns alimentos que possuem alto teor de sódio e ingerimos sem perceber. 
Nos alimentos industrializados encontramos o glutamato monossódico (temperos prontos), a sacarina e o ciclamato (adoçantes artificiais), cloreto de sódio, bicarbonato de sódio. Uma atenção especial deve ser dada aos produtos zero, diet e light. Vale a pena ler os rótulos e ver a concentração de sódio. 
Procure reduzir o consumo destes temperos prontos fazendo a substituição por ervas e especiarias. Boas opções são o orégano, alecrim, sálvia, alfavaca e manjericão, a cebolinha, a salsa e o alho porró, manjerona. 
Deve-se ter atenção à leitura dos rótulos dos alimentos à palavra sódio, pois quanto maior concentração de sódio estiver no alimento, mais salgado ele será. Outros alimentos ricos em sódio são: os salgados (carnes salgadas, peixes, bacalhau), os embutidos como salame, salaminho, linguiça, salsicha, presunto, as conservas que são geralmente em água e sal, frutos do mar e algas. 
Vale a pena lembrar que a organização mundial da saúde recomenda o consumo médio de cinco gramas diários de sal para um individuo adulto. Cada grama de Sal possui 400 mg de sódio portanto a recomendação da organização mundial de saúde é de 2000mg de sódio por dia. 
Quer saber mais sobre nutrição visite o site www.suelyiglesiasnutricionista.com 

Suely Iglesias Nutricionista Av. Sete de Setembro 317-302 Jardim Icaraí Niterói 
Tel: 7374-1351 / 9683-1419

Imagem: cedida por Suely Iglesias

LEVADA CARIOCA COMEMORA 2 ANOS

“Banda do ator Global Alexandre Lemos comemora seu segundo aniversário com participação de ex-integrante do Cidade Negra e grandes surpresas” 

A boate Waxy Club abre suas portas para uma grande festa comemorando dois anos de existência da banda Levada Carioca, fundada pelo ator Global Alexandre Lemos. A banda preparou um show exclusivo para a comemoração, com renovação do repertório e participação de DA GHAMA, ex integrante do Cidade Negra. O repertório novo conta com ritmos bem ecléticos como Charlie Brown, Revelação, Thiaguinho, Natiruts, Skank e outros... Fora os sucessos que não podem faltar no show da banda, como Taj Mahal, País Tropical, Tim Maia e O Rappa. Já a participação do Da Ghama contará com grandes sucessos da banda Cidade Negra como “Amor igual ao seu”, “Sombra da Maldade”, “Falar a verdade”, entre outros sucessos que marcaram o DVD acústico do Cidade Negra. O evento acontece neste sábado, dia 11, à partir das 23h. 
Levada Carioca nasceu de levadas inovadoras. O projeto é formado por Tito Vianna (vocal) e pelo ator, empresário e músico Alexandre Lemos (percussão). O ator já atuou em Escrito nas Estrelas, Malhação, Uga Uga, foi protagonista da novela Era uma vez, ambas da Rede Globo... Além de outros trabalhos em seus 18 anos de carreira. Os dois integrantes à frente do projeto, ainda contam com uma super banda com guitarra, baixo, sax, teclado e percussão, dando um toque ainda mais especial ao projeto, que encanta o público com seu repertório eclético passeando de Lulu Santos, O Rappa, Jorge Benjor, Tim Maia, Preta Gil e viajando em levadas criadas pela banda ao ritmo de sambas enredo, Pagode, Rock, Samba, sertanejo... E até um groove infantil relembrando os bons tempos dos anos 80 e 90. 
Eleita a melhor banda do carnaval de 2012 da Região dos Lagos, Levada Carioca, formada por integrantes de Niterói, Rio de Janeiro, vem causando curiosidade no público. Levada Carioca chega mostrando toda sua criatividade e ousadia tocando músicas de todos os estilos, diversificando e dando a elas novos instrumentos e sinais sonoros... Algo jamais visto em outros projetos musicais. Com repertório variado e inovador, o “som curioso” mostra em ritmos e instrumentos diferenciados, a verdadeira mistura carioca. 

Serviço: Comemoração de 2 anos do Levada Carioca – Waxy Club 
Data: 11 de maio de 2013 
Local: Rua Miguel de Frias, nº 270 – Icaraí – Niterói/RJ 
Horário: 23h. 
Informações e Reservas: (21) 3617-5934 / 8345-6611

Fotografia: Divulgação

terça-feira, 7 de maio de 2013

DIA DAS MÃES SHILT'S

Sempre presente no Dia das Mães

 

Moreira César 265, loja 124 - Center Icaraí - 2705-1685 
Moreira César 26, loja 146 - Trade Center - 2704-1279


Foto: Rafael Sardenberg