quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AULA DE QUÍMICA NA COZINHA


A professora Alexandra Anastacio Monteiro Silva, do Setor de Ciências dos Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense, irá realizar o projeto Química na Cozinha no Centro de Educação para Jovens e Adultos - Madureira (Ceja Madureira), a partir de janeiro de 2013, com duração prevista de um ano. Aprovado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, o projeto recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), no valor de R$ 27,6 mil. O objetivo é valorizar e estimular o ensino e a aprendizagem de química nas escolas por meio de uma proposta inovadora que retira o aluno do ambiente limitado dos laboratórios e o leva para o ambiente da cozinha, muito comum e conhecido por todos.
Acredita-se que, com materiais e equipamentos mais acessíveis às escolas públicas, que sofrem com a falta de laboratórios, os estudantes sintam-se mais motivados em seu aprendizado ao participarem de aulas que mostram na prática a importância da química no dia a dia.
Participarão do programa 768 alunos voluntários matriculados no ensino médio do Ceja Madureira. A cada semana, dois grupos, cada um com oito alunos, terá aulas práticas sobre Química na Cozinha, sendo formados 96 grupos até o final do estudo dessa nova proposta de ensino. O número reduzido de alunos por grupo torna-se necessário devido à pequena dimensão da área disponível para as atividades práticas na escola. O Ceja Madureira, dirigido por Léia Monteiro Silva, tem cerca de 2,5 mil alunos matriculados na modalidade de ensino semipresencial.
Outras informações: (21) 2629-9850.
Imagem: coloqueaki.blogspot.com

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A FRANÇA APÓS AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2012: ALTERNÂNCIA OU PERMANÊNCIA?



Dia 05/11, na Universidade Federal Fluminense, ocorre “L´histoire politique en France: un champ disciplinaire renouvelé?” (“A França após as eleições presidenciais de 2012: alternância ou permanência?”), conferência ministrada por Jean-François Sirinelli (foto) e que faz parte do Ciclo Conversas do Nosso Tempo. 
Historiador francês especializado na história política e cultural da França no século XX, Jean-François Sirinelli é professor universitário do Instituto de Estudos Políticos (IEP) de Paris, diretor do Centro de História de Sciences Po, presidente do Comitê Francês de Ciências Históricas e do Comitê Científico de História da UNESCO, além de ser vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento da História Cultural. 
JF Sirinelli aborda, de maneira inédita, alguns desafios e questões atuais na política francesa: a necessidade de um novo estilo de governo, que traga aos franceses a tão esperada mudança, a crise financeira e o posicionamento da França na União Europeia. 
Partindo de dúvidas sobre que futuro aguarda a 5ª potência mundial e qual é a atual situação política na França, JF Sirinelli promete um debate animado e cheio de aprendizagens. 
Conferência e debate em francês, com tradução simultânea em português. 
Não perca! 
Data: 05/11 
Local : Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá Bloco “O”, 5° andar, sala 1 do PPGH 
Entrada: Entrada franca.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CINÉ-CLUB JEAN VIGO ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

Ciné-club Jean Vigo: Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita / filmes com legenda em português. 


29 de OUTUBRO 

De Víbora em Punho / Vipère au poing (França/Reino Unido, 2004). 
De Philippe De Broca. Com Catherine Frot, Jacques Villeret, Jules Sitruk. Drama em Cores. Duração 100’. Classificação etária Livre. 
Grito de ódio e revolta, o filme é adaptado de um dos mais famosos romances infanto-juvenis da literatura francesa, de autoria de Hervé Bazin. Em boa parte autobiográfico, conta num tom tragicômico o combate violento, impiedoso e ferozmente engraçado, travado por uma criança contra sua própria mãe, numa família burguesa no final dos anos 20. Jean Rezeau e seu irmão mais velho vivem felizes em La Belle Angerie, o castelo da família, mas a morte de sua avó provoca o retorno de seus pais da Indochina, e com isso o fim da infância... Aprendizado da idade adulta, lição de vida otimista, conquista da liberdade, por uma criança que se rebelou contra aquela que fez dele, apesar de tudo, um artista e um grande escritor. LOCAL: 
Aliança Francesa de Niterói Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí – 2610-3966 
Entrada gratuita sujeita a lotação
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

VIDA - O ÚNICO BEM QUE NÓS TEMOS

Em 1948, o educador e filósofo J. Krishnamurti já alertava para os perigos da interferência do ser humano no Planeta. 
Ele afirmou: “Pelo fato de não amarmos a Terra e seus produtos, mas apenas fazermos uso deles, perdemos o contato com a natureza (...) o que significa que perdemos contato com nós mesmos, parte que somos da natureza. Não amamos as árvores nem os pássaros nem as águas, nem as montanhas. Estamos a nos destruir uns aos outros. E tudo isso é desperdício de vida. E a vida é algo muitíssimo precioso - é a única coisa que temos.” 
Do livro: Sobre a natureza e o meio ambiente
Fonte: Jornal EI!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

I ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS DA VELA

A Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense, em parceira com o Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael, realizarão o I Encontro Nacional dos Profissionais da Vela, e simultaneamente, o II Encontro Regional dos Profissionais da Vela - professores, técnicos e gestores, que acontecerão no período de 8 a 11 de novembro de 2012, no Clube Naval Charitas, localizado no bairro Jurujuba, Niterói. Informações gerais: 
I ENCONTRO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DA VELA E II ENCONTRO REGIONAL DOS PROFISSIONAIS DA VELA 
Data: 8 a 11 de Novembro/2012 
Local: Clube Naval Charitas - Cinema - Av. Carlos Ermelindo Marins, nº 68 - Jurujuba - Niterói - RJ
Público-alvo: Professores de Educação Física, instrutores de vela, técnicos desportivos de vela e gestores na área da vela/náutica. 
Para participar, o interessado deverá solicitar, através do e-mail fernandahoffmann@projetograel.org.br, a ficha de pré-inscrição, até o próximo dia 31. A inscrição só será validada com e-mail de confirmação.
As atividades são inteiramente gratuitas.
Mais informações: (21) 2711-9875
Imagem: webventure.com.br

CAMINHADA ROSA VAI COLORIR PRAIA DE ICARAÍ

Ideia é mobilizar contra o câncer de mama 

Neste sábado (27/10) acontece a Caminhada Rosa, que deve reunir mulheres e homens de todas as idades contra o câncer de mama. A concentração será às 9h, no calçadão da Praia de Icaraí, em frente à academia Tio Sam, idealizadora da campanha em Niterói. No local haverá tenda de serviços de saúde e uma aula especial de zumba, dança-malhação, além de distribuição de 5 mil laços, símbolo da campanha e um lanche saudável. São esperadas pelo menos 200 pessoas, que devem usar, preferencialmente, a cor rosa nas roupas, unhas ou sombrinhas. A caminhada será o último evento da campanha Outubro Rosa Niterói, mas vai até o último dia do mês a iluminação especial dos prédios públicos, shoppings, academias, hotéis, lojas e outros locais que aderiram ao movimento. Entre eles, Câmara de Vereadores, Teatro Municipal e Bay Market. O objetivo é chamar atenção para a necessidade de cuidados contra o tipo de câncer que mais mata mulheres. 
Diagnosticar precocemente um tumor é fundamental para a cura. Estima-se que 80% dos casos são diagnosticados pela própria pessoa, através do autoexame. Mas somente 20% das mulheres tem este autocuidado corporal. O câncer de mama é a terceira maior causa de morte entre as mulheres (12,32%), atrás das doenças do coração e dos traumas. Mas a doença também atinge cada vez mais homens e idosos. Fazer mamografia de graça, na rede pública, é um direito assegurado por lei, mas nem sempre garantido por falta do aparelho mamógrafo em número suficiente, na maioria das cidades. Segundo o INCa, este ano serão diagnosticados 52.680 novos casos e ocorrerão 11.969 mortes. Vale lembrar que 53,7% da população de Niterói são de mulheres, das quais 13,75% têm mais de 60 anos, faixa etária em que aumentam os riscos de surgimento de tumores. 
Outubro Rosa Niterói é uma iniciativa da empresária Silvia Calil/Tio Sam Gym Center, tem apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia e como parceiros, Adama, Quality Hotel Niterói, Instituto Vital Brazil, Petrus Sushi Club, Clínicas Boutique Age e SEACOR, Creche TAK Igreja de Deus, lojas Thernura, Mínimo Essencial, DominóRio e Oceanfarma e shoppings IFashion e Icaraí. 
Desde o início do mês, ocorreram seis palestras, serviços de saúde, lançamento de livro, corte de cabelo e futebol com jogadores profissionais vestindo a camiseta do Outubro Rosa Niterói. Cerca de mil pessoas já participaram. 
Saiba mais em facebook.com/outubrorosaniteroi
Imagem: cedida por Adriana Pizzotti e Beth Esteves

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

BODYBOARDER NITEROIENSE PARTICIPA DE REALITY SHOW NO ESPORTE ESPETACULAR

A bodyboarder niteroiense Maria Helena Tostes (foto, esquerda) vai participar do reality show Nas Ondas, que vai ao ar em dezembro no Esporte Espetacular. O programa reunirá duas equipes de surfistas e bodyboarders, além de celebridades e internautas. Em sua equipe disputam os surfistas Pedro Scooby, marido da atriz Luana Piovani, Felipe Casarano e outra bodyboarder que ainda será escolhida. Uma das melhores atletas do esporte, Maria Helena, patrocinada pela Tio Sam Gym Center, sagrou-se campeã da quarta etapa do Itacoatiara Pró-Bodyboarding, prova do circuito niteroiense, realizado no último fim de semana em Itacoatiara.
Imagem: cedida por Adriana Pizzotti

SEXTA E SÁBADO NO BAR DO MEIO

Coverdose de volta ao Bar do Meio
“Banda promete um mega show com clássicos do rock para fazer a galera dançar”

"A Festa do Rock". É assim que ela é conhecida por onde passa. O repertório é pura alegria. Beatles, Stones, U2, Paralamas, Legião, Rita Lee, Elvis, Clapton, Dire Straits, Queen, Tim Maia, The Police e por aí vai...  
Nandão (voz), Serginho (bateria), Jean (guitarra) e Robinson (baixo) procuram a receita certa para animar a noite em um clima super astral, onde o que vale é a alegria e a vontade de dançar até não poder mais. O show não atinge apenas uma faixa etária determinada e sim todos os que gostam do bom e velho Rock n' Roll.  
A Coverdose agora está ousando e investindo forte no trabalho autoral. Músicas inéditas, de autoria da própria banda, se sucedem e passeiam também em meio aos grandes clássicos como Satisfaction, Get Back, Like a Rolling Stone, Pride, Dancing with myself, I Want to be Free, Pretty Woman , entre outros...

Serviço: Banda Coverdose
Data: 26 de Outubro de 2012 (Sexta)
Local: Bar do Meio - Av. Almirante Tamandaré nº 810 - Piratininga - Niterói -RJ
Horário: 22 h
Classificação: 18 anos.
Informações: (21) 2619-2505 - www.bardomeio.com.br

João Gabriel apresenta seu novo show em Niterói 
"O queridinho do sertanejo universitário apresenta seu novo show neste fim de semana"

Neste sábado, dia 27 de outubro, o niteroiense João Gabriel (foto) apresenta seu novo show no palco do Bar do Meio. O queridinho do sertanejo universitário demonstrou seu interesse pela música muito cedo, sempre incentivado por seu pai... Canta desde os cinco anos de idade, como um verdadeiro autodidata. Seu talento vocal, aos oito anos de idade, já o levara a subir no palco na praia do Arpoador (RJ), abrindo a apresentação de "Selma Reis", Projeto Som nas Ondas, para aproximadamente 20.000 pessoas.
Aos nove, foi recebido carinhosamente por "Leandro" da dupla "Leandro e Leonardo"; em Cordeiro (RJ), onde foi consagrado afilhado da dupla, tendo o privilégio de subir ao palco e cantar duas músicas.
A convite do "Fantástico" (TV GLOBO), dividiu o palco, na cidade mineira de Sete Lagoas, com outra dupla de feras da música: "Zezé Di Camargo e Luciano". No "Canecão" (Rio de Janeiro), abriu o show da dupla "Leandro e Leonardo". Atualmente, João Gabriel lança seu novo cd “De carona na vida”. Em seu repertório sertanejo romântico, ele vem realizando shows por todo o Brasil.
Aos 18 anos, João foi para o México, onde aperfeiçoou o espanhol. Quando retornou ao Brasil, ingressou na faculdade de Direito, trancada no 4º período, quando percebeu que o seu destino era o palco e não os tribunais. Acreditando em seu sonho, João Gabriel conseguiu fidelizar o conquistar o público de Niterói, quebrando a barreira da rejeição que havia na cidade em relação a esse gênero musical.
O seu passado dá sustentação a seu presente, consolidando como um dos precursores no sertanejo no Rio de Janeiro, fazendo apresentações em importantes casas de shows de vários pontos do Estado do Rio de Janeiro.

Fotografia: Divulgação

Serviço: João Gabriel
Data: 27 de Outubro de 2012 (Sábado)
Local: Bar do Meio - Av. Almirante Tamandaré nº 810 - Piratininga - Niterói -RJ
Horário: 22 h
Classificação: 18 anos.
Ingressos - 1º lote: R$25,00 – Os ingressos serão vendidos somente na hora (Preço sujeito a alteração sem aviso prévio).
Informações: (21) 2619-2505 - www.bardomeio..com.br

terça-feira, 23 de outubro de 2012

REALIDADE BRASILEIRA

Os dados estão no relatório sobre as cidades latino-americanas, feito pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que foi divulgado em agosto passado. 
4º lugar em desigualdade social 
No Brasil, sexta maior economia do mundo, 50% da população vivem em condições desfavoráveis. Segundo o documento da ONU, 22% da população, mais de 37 milhões de brasileiros sobrevivem com renda de R$ 4 por dia, o que significa situação de pobreza ou indigência. Outros 28% moram em comunidades com infraestrutura precária. 
O relatório comprova que o índice de pobreza no Brasil é o 4º maior entre os países da América do Sul; na Argentina e no Uruguai os pobres são 9% da população e no Chile 12%. Os brasileiros perguntam 
Como explicar a triste realidade brasileira quando o Produto Interno Bruto (PIB) do país corresponde a 32% do total do PIB da América Latina e é o sexto maior do planeta, ultrapassando o Reino Unido? 
O sociólogo Antonio David Cattani, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul afirma que crescimento não significa desenvolvimento: "A grandeza de uma nação não é medida pelo volume de recursos naturais extraídos ou pela quantidade de riqueza socialmente produzida, mas pela sua justa repartição de forma a assegurar o bem comum". Já o economista Antônio Dias Leite em seu livro ‘Brasil – País Rico - O que ainda falta?’ aponta para a necessidade de melhorar a distribuição de renda, eliminar a pobreza e conter as agressões ao meio ambiente, além de conciliar crescimento econômico com uma relativa estabilidade monetária. 
Para alguns estudiosos as razões das desigualdades sociais são históricas e estão ligadas às políticas econômicas equivocadas e ao baixo grau de instrução da população. A presidente Dilma, em palestra proferida em 10 de abril deste ano, na Universidade de Harvard, declarou que a educação no Brasil é um caso “gravíssimo” e precisa melhorar “da creche à pós-graduação”. “O Brasil tem de correr muito para estar à altura dos desafios que nos apresentam no caso da ciência, tecnologia e inovação”. 
Então, está dada a largada. Que o Brasil, enfim, reconheça o que os países desenvolvidos já comprovaram, faz tempo: educação não é despesa; é investimento. E dos mais rentáveis!
Imagem: gazeta24horas.com.br

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CULINÁRIA POR HELÔ ABREU

Culinária 
Seria muito pretencioso de minha parte tentar ensinar algo que não domino totalmente. Sendo assim, usarei esse espaço para dar algumas dicas de restaurantes, dicas de receitas e tudo relacionado ao tema. 
Como todos sabem a comida possui um grande poder. É capaz de inspirar, espantar, chocar, impressionar. O poder de agradar ou desagradar pessoas. 
Meu primeiro índício de que comida era algo mais que uma substância para enfiar na boca quando batia a fome - como que enchendo o tanque de gasolina - aprendi com minha avó Zizi, quanto tinha eu mais ou menos 7 anos e adorava almoçar na casa dela — comidas caseiras, angu, torresmo, couve etc. Uma descoberta e tanta para uma menina curiosa, que logo depois fez seu primeiro bolo e nunca mais parou. 
Tudo o que sei aprendi com minha avó e minha mãe, duas cozinheiras de mão cheia. Tendo me apresentado, hoje darei uma pequena receita que nos acompanha anos e anos. 

BREVIDADES DA MAMÃE
Ingredientes 
200 grs de açucar refinado 
250 grs de polvilho doce ou azedo 
6 gemas 
3 claras 
casca de 1 limão 
Modo de fazer 
Coloque o açúcar com o polvilho numa tigela da batedeira, abra uma cova no centro adicione as gemas e a casca do limão. Antes de bater, cubra a batedeira com um pano para não espalhar o polvilho. 
Bata até fazer bolhas... ela batia muito. 
Retire as cascas do limão e asse em forno pré-aquecido, em forminhas de alumínio untadas, por uns 25 minutos ou até dourarem. 
Deixar amornar e desenformar. 
OBS: a massa não leva fermento. 

Helô Abreu 
A culinária, seu hobby preferido, já lhe rendeu dois livros publicados. Um deles, ‘Coisas Nossas por grandes chefs’ traz receitas exclusivas de Carla Pernambuco, Claude Troisgos, José Hugo Celidônio, Flávia Quaresma entre outros renomados chefs brasileiros.

sábado, 20 de outubro de 2012

TREINAMENTO FÍSICO PARA PORTADORES DE DMC


O treinamento físico para portadores de disfunção microvasular coronária (DMC) melhora a perfusão miocárdica (chegada do sangue ao coração) e reduz a dor precordial (dor no peito de origem cardíaca), revela pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
Os exercícios foram testados pelo fisioterapeuta Eduardo Elias Vieira de Carvalho, sob orientação do professor Marcus Vinícius Simões, da FMRP. O treino também aumenta a capacidade funcional, a qualidade de vida dos pacientes e complementa o tratamento medicamentoso, que é eficaz em apenas 50% dos casos de DMC.
Fonte: Aprovação Automática - Jornal EI!
Imagem: noticias.r7.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA DA OAB-NITERÓI COMEMORA O DIA DA CRIANÇA COM AÇÃO SOCIAL E RECREAÇÃO NA PRAÇA ENÉAS DE CASTRO, NO BARRETO

A OAB-Niterói programou uma série de atividades para comemorar o Dia da Criança, em 20 de outubro, na Praça Enéas de Castro, no Barreto. Coordenada pela Comissão de Integração Comunitária, presidida por Paulo Sérgio dos Santos, a programação vai das 9h às 15 horas e inclui: orientação jurídica, atendimento odontológico infanto-juvenil, aplicação de flúor, orientação sobre higiene bucal, obtenção da 2ª via de documentos, recreação esportiva e cultural, orientação sobre consumo de energia elétrica (com fornecimento de lâmpadas econômicas), apresentação das bandas do 12° Batalhão da PM e Apae, orientação sobre maternidade, saúde da criança e da mulher, exposição de animais peçonhentos, consultas fisioterapêuticas, demonstração de beleza e exames para prevenir doenças, esclarecimento sobre coleta seletiva e reciclagem de lixo e apresentação dos bombeiros mirins. 
O evento conta com apoio da Secretaria Regional do Barreto e o Departamento de Eventos e Cultura da OAB Niterói, dirigido por Hélio Consídera. As seguintes entidades participarão: Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Ampla, Apae, Banco de Leite Humano (Huap), Fundação Leão XIII, 12° Batalhão da Polícia Militar, Instituto Vital Brazil, Sam’s Clube, Fundação para a Infância e Adolescência (Fia), 49º Grupo Escoteiro Professor João Brazil, Centro de Reabilitação Albano Reis, Combinado 5 de Julho, Reencontro, Prevenir – Unimed Leste Fluminense e Casas Guanabara e Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN).
Imagem: angra.rj.gov.br

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ENSAIO FOTOGRÁFICO RAFAEL SARDENBERG

Modelo: Jairlany Oliveira - School Models;

Produção de Moda:
Belatus;
Santa Lolla Calçados

Estúdio: Sociedade Fluminense de Fotografia;

Contatos Rafael Sardenberg:
(21) 8186-6331 / rafaelsardenberg@globo.com

BELATUS
Rua Cel. Moreira César, 26 - sala 1118
Trade Center - Icaraí

SANTA LOLLA
Rua Cel. Moreira César, 211 - lojas 131/132 - Icaraí    

CONTINUAR PARA AVANÇAR

Antônio José aceita concorrer a reeleição da OAB-Niterói

Com o slogan ‘Continuar para avançar’ o presidente da OAB-Niterói Antônio José, lança a campanha para sua reeleição. Segundo Antônio José, sua candidatura aconteceu em atendimento aos pedidos de integrantes da OAB-Niterói e de colegas. Ele diz que aceitou tal responsabilidade com o objetivo de concluir alguns projetos e iniciar outros “a fim de melhorar as condições de trabalho da advocacia em Niterói”.
Para o presidente, outro motivo que o levou a aceitar o desafio é o desejo de “manter a parceria vitoriosa com a OAB-Rio e a CAARJ, tão bem presidias por Wadih Damous e Felipe Santa Cruz e contar com o apoio incondicional dos atuantes do conselho e da diretoria da OAB-Niterói, na implantação de projetos inéditos no País.”
Entre as realizações da gestão de Antônio José à frente da OAB-Niterói constam: reforma na sede da OAB com instalação de novos elevadores; criação de dois escritórios compartilhados; criação da Central de atendimento aos Advogados; parceria educacional como Programa social CAMP- Mangueira para capacitação de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho e entrega de novo micro-ônibus para os advogados.
Fonte: OAB-Niterói
Imagem: barreto.sousamaisniteroi.com.br

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

EVENTOS ESTIMULAM O TÊNIS NO BRASIL


Como está 
Bruno Soares e a russa Ekaterina Makarova conquistaram o US Open, o último Grand Slam da temporada, nas duplas mistas. 
O melhor tenista brasileiro, Thomaz Bellucci, integra o Top40 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Para estimular o esporte no Brasil, alguns eventos serão promovidos, trazendo alguns dos maiores tenistas do mundo ao país.
Novak Djokovic na Rocinha 
Novak Djokovic chegará ao Rio de Janeiro em 16 de novembro, para uma excursão de 3 dias, uma iniciativa do ex-futebolista sérvio Dejan Petkovic, que negociou por vários meses com seu compatriota. Na programação, constam inauguração, ao lado de Gustavo Kuerten, o Guga, da primeira quadra pública em uma comunidade carioca; partida de tênis contra o brasileiro tricampeão de Roland Garros, e participação no Jogo dos Astros, partida de futebol preliminar ao confronto entre Flamengo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.
Roger Federer e Victoria Azarenka em São Paulo 
Entre os dias 6 e 8 de dezembro, São Paulo sediará um evento, no qual o líder do ranking da ATP, o suíço Roger Federer, fará partidas-exibição contra o brasileiro Thomaz Bellucci e o francês Jo-Wilfried Tsonga, que também se enfrentarão. 
Nesta primeira vinda de Federer ao Brasil, se exibirão ainda Victoria Azarenka, Maria Sharapova, Serena Williams e Caroline Wozniacki. Nas duplas, os ex-líderes do ranking de duplas da ATP, os americanos Bob e Mike Bryan, com 11 conquistas de Grand Slam, além de atuais campeões olímpicos, enfrentam os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares.
 O Tênis em Niterói 
Para saber sobre o tênis em Niterói, o EI! conversou com o professor Sylvio Bastos. Ele, que é niteroiense, jogou tênis juvenil e alguns torneios profissionais e mudou-se para os EUA, onde ficou 5 anos trabalhando com o esporte. Retornando a Niterói, implantou no Rio Cricket, em Icaraí, o trabalho que existe até hoje, com iniciação ao esporte, competição e eventos. É ainda comentarista de tênis do Fox Sports. 
“A vinda de Novak Djokovic ao Rio de Janeiro e a série de jogos-exibição em São Paulo, com tenistas internacionais, é importante, pois é uma chance de muitos brasileiros verem ao vivo jogadores que só vêem pela TV”, explica o professor. 
Segundo Sylvio, são boas as perspectivas para o tênis brasileiro: “O trabalho que a Confederação Brasileira faz vai dar resultado. É um trabalho que começou há algum tempo e tem um grupo hoje, entre 17 e 20 anos, que em alguns anos vai estar dando resultado, mas é um trabalho a longo prazo”. O professor afirma que “com a disponibilidade de equipamentos, uma criança pode jogar tênis aos 4 anos e qualquer criança que comece antes dos 10 anos pode ser profissional, dependendo de sua dedicação entre os 10 e os 18 anos”. 
O professor diz que a carga horária exigida para que uma criança ou jovem com talento tenha chance como tenista deve ser gradativa. “Até os 10 anos, se ela jogar duas, três vezes por semana, é o ideal. A partir dos 10, você pode ir aumentando isso, para que, de repente com 14, ele esteja treinando 2 horas todo dia. Aos 16 você pode aumentar para 3 horas e com 18, o ideal é que ele esteja treinando de 4 a 6 horas por dia”. 
O professor lembra que “para estar bem preparada para enfrentar os desafios do tênis profissional, como em qualquer profissão, a criança precisa saber os desafios que terá que passar. Tem que conversar com outros jogadores, ver entrevistas de atletas, para saber se quer aquilo, conclui Sylvio”.

Fonte: Jornal EI!
Nas imagens: Novak Djokovic, Roger Federer, Victoria Azarenka e Sylvio Bastos

PILATES NO COMBATE ÀS DORES NO CIÁTICO

Você provavelmente já escutou alguém reclamar de dores no Ciático. Outros sofrem com dores nas pernas e não sabem que se trata de um quadro de Ciatalgia . Mas, afinal, você conhece o nervo Ciático? Responsável pelo controle de articulações e músculos dos membros inferiores, o nervo Ciático é o mais longo do corpo, estendendo-se da lombar ao “dedão do pé” (hálux). Contudo, costuma ser lembrado mais pelas dores e desconfortos gerados por ele, do que pelo seu comprimento. 
A dor ciática geralmente esta associada à musculatura do glúteo, o músculo piriforme, que comprime o nervo por encontrar-se encurtado ou mesmo tenso. Outras causas comuns são problemas na região lombar, principalmente hérnias de disco. 
O método Pilates apresenta-se como importante ferramenta no combate às dores no Ciático, promovendo alongamento muscular e estabilização da coluna. A variedade de exercícios do método Pilates promove consciência corporal, integrando e fortalecendo o centro de força (músculos abdominais, períneo e multífidos), tornando os movimentos mais eficientes, e reduzindo a exigência das regiões lesionadas. 
Lembre-se que quando há dor presente, é importante buscar um profissional qualificado, que entenda o processo da doença, para não promover mais danos à coluna vertebral. 
“O método Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito." Joseph H. Pilates Dra. Claire Machado e Dr. Gustavo Campos (Fisioterapeutas) 
Expressão do Corpo - Estúdio de Pilates 
Rua Lopes Trovão, 52 - sala 704 – Icaraí - Niterói 
Tels.: 3701-1816 / 8482-4731
Fonte: Jornal EI!
Imagem: Rafael Sardenberg

terça-feira, 16 de outubro de 2012

ENSAIO FOTOGRÁFICO RAFAEL SARDENBERG

Modelo: Jairlany Oliveira - School Models;

Produção de Moda:
Belatus;
Santa Lolla Calçados

Estúdio: Sociedade Fluminense de Fotografia;

Contatos Rafael Sardenberg:
(21) 8186-6331 / rafaelsardenberg@globo.com

BELATUS
Rua Cel. Moreira César, 26 - sala 1118
Trade Center - Icaraí

SANTA LOLLA
Rua Cel. Moreira César, 211 lojas 131/132 - Icaraí

EXPOSIÇÃO E BATE-PAPO COM QUADRINISTAS E ILUSTRADORES NA ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

Ilustradores, grafiteiros e quadrinistas tem encontro marcado na Aliança Francesa de Niterói, no dia 18 de outubro (quinta-feira), a partir das 19h. É que neste dia haverá um bate papo com cinco artistas, entre eles os niteroienses Bruno Drummond e Pedro de Luna, e abertura da exposição “Imagens e Palavras: desenhos que contam histórias”. Bruno é conhecido pelas tiras na revista d´O Globo e Pedro publicou por anos no Caderno B do Jornal do Brasil, onde ainda mantém um blog para divulgação de Histórias em Quadrinhos. Como curiosidade, os dois estudaram no Centro Educacional de Niterói. 
O bate papo começará às 19h, com entrada franca, e passará desde as ilustrações para livros infantis até a associação de quadrinhos e música. “Sempre uso referências à bandas de verdade nas minhas tirinhas, seja no cenário, nas roupas ou mesmo com o personagem cantarolando uma canção”, explica Pedro de Luna. “Também acho importante utilizar desta mídia para fazer provocações. Tem uma tira que vou mostrar, onde um cara não conhece conversar com o outro por que ele está sempre com fone de ouvido, fechado no seu próprio mundo”. 
A Aliança Francesa de Niterói fica na Rua Lopes Trovão, 55 - 2º andar - Icaraí, telefone 2610-3966. 
http://www.afniteroi.com.br
Imagem: Pedro de Luna

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SÃO FIDÉLIS2

Foi inaugurada na cidade a Clínica São Mateus. Com estrutura especializada, a clínica oferece consultórios modernos, salas para pequenas cirurgias e coletas de exames adulto e infantil além de ambiente para fisioterapia e um centro de estética. Dirigida pela médica fidelense Andrezza Sardenberg Lopes a clínica veio para oferecer o conforto e bem-estar que a população merece.
Fonte: Jornal EI!
Imagens: Rafael Sardenberg 

SÃO FIDÉLIS

Como vem acontecendo há 25 anos ininterruptos, a colônia fidelense estará reunida, no dia 20 de outubro, no Clube Central de Niterói, para mais uma Tarde do Reencontro. Promovido pela Associação dos Amigos de São Fidélis e coordenado todos esses anos por José Tito Jacomini, o encontro terá início às 12 horas com almoço dançante, sorteios de brindes e produtos da terra. 
José Tito conta com a participação dos filhos e amigos de São Fidélis residentes não só em Niterói, mas também no Rio de Janeiro e Grande Rio.
Fonte: Jornal EI!

IMAGENS E PALAVRAS: DESENHOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

A etiqueta histórias em quadrinhos define a linguagem marcada pela intersecção texto e imagem, cuja estrutura (quadros, personagens, cenários) é repetida em sequências que vão desde a tira (quadros justapostos em uma linha) à página, ao livro. Objeto costumeiramente visto como de consumo de massa e, por conseguinte, de desqualificado valor artístico, os quadrinhos surgem no século XX e mimetizam sua evolução, assumindo papel de meio de comunicação a suporte para um novo campo de expressão artística. 
Literatura, cinema, grafite, artes plásticas, histórias em quadrinhos são linguagens autônomas, cada uma com seus códigos e receptividade. Imagens em texto e textos e imagens, criam realidades – e as recriam. 
Celebrando IMAGENS E PALAVRAS, a Aliança Francesa de Niterói convida a todos a participarem do primeiro encontro sobre Ilustração, quadrinhos e desenho de humor na Aliança Francesa de Niterói. Oficinas, mesa-redonda, exposição e encontros sobre quadrinhos niteroienses, franceses e além. 
Uma semana de programação variada com um momento forte: quinta-feita 18 de Outubro, às 19h, com a inauguração da exposição “IMAGENS E PALAVRAS”: Desenhos que contam histórias com o trabalho de 10 artistas que guardam entre si um elo criativo em comum: todos partem do texto como elemento essencial de seus trabalhos. 
São ilustradores, quadrinistas, cartunistas, caricaturistas, enfim, todos eles desenhistas únicos, originais e multifacetados. Em suas obras buscam estabelecer uma comunicação com o leitor pela combinação inteligente de imagens e palavras, conquistando assim a atenção do seu olhar, seja pela singeleza do traço, pelo envolvimento da narrativa, seja pela profundidade do conceito ou até pela graça e sutileza da piada. 
Esta é uma arte criada não para as paredes das galerias ou museus, mas sim para a comunicação de massa, pela via impressa ou pela internet. Seu objetivo é estimular a curiosidade do público, provocar emoções e claro, cutucar seu intelecto e divertir. PARTICIPAÇÃO DE ILUSTRADORES 
Renato Alarcão 
Eduardo Arruda 
Bruno Drummond 
Elcerdo 
Igor Machado 
Lya Alves
Mario Alberto 
Pablo Carranza 
Pedro de Luna 
Stêvs
Miton Joffily 
Plinio Fuentes 
Lorena Kaz 
PROGRAMA 
TERÇA 16 DE OUTUBRO LANÇAMENTO DO LIVRO “MON HÉROS DE LA PAIX 
Projeto da “Missão é de paz” 
Local: Midiateca AF Niterói 
HORA: 19h 
QUARTA 17 DE OUTUBRO EXPOSIÇÃO « ILS RÊVENT LE MONDE » / “Sonham o mundo” 
A exposição se propõe compartilhar as imagens resultantes dessas epopeias fantásticas através de um histórico das HQs (“Bande Dessinée”) francófanas e uma serie de ilustrações inéditas realizadas por alguns dos mais prestigiosos desenhistas do gênero. 
Local: Parthenon 
HORA: 19h 
QUINTA 18 DE OUTUBRO INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO “IMAGENS E PALABRAS” Encontros com criadores de arte narrativa que debaterão sobre os desafios de combinar texto e imagem: Renato Alarcão, Lya Alves: Guerreros, Pedro Luna e Elcerdo 
Local: AF Niterói 
HORA: 19h 
Coquetel 
DOMINGO 21 DE OUTUBRO OFICINA DE GRAFITE 
Com Lya Alves. Publico: a partir de 14 anos 
Inscrição na Aliança Francesa de Niterói 
Local: Campo São Bento 
HORA: 10h 
Gratuito
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

domingo, 14 de outubro de 2012

CLÁSSICOS DA LITERATURA FRANCESA: ACESSO MAIS FÁCIL

A midiateca da Aliança Francesa está aberta a toda comunidade de Niterói. Para isso basta preencher a ficha de inscrição e pagar uma taxa anual. 
A midiateca tem como função dar suporte ao aprendizado do idioma francês e promover o acesso às culturas francófonas. Ela contribui para o desenvolvimento artístico, cultural e social de toda a comunidade. A midiateca dispõe de um acervo multidisciplinar atualizado contando com mais de 4000 documentos além de computadores, acesso wireless e possibilidade de consulta de vídeo no local. 
O grande destaque da coleção são as obras ligadas às Ciências Humanas, Clássicos da Literatura, edições vinculadas às Artes, materiais sobre a França Contemporânea e o Québec. 
A midiateca funciona de segunda a sábado. 
Informações: (21) 2610-3966 / www.afniteroi.com.br
Fonte: Jornal EI!
Na imagem: Louvre Museum - Paris

sábado, 13 de outubro de 2012

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR

"O professor que desperta a inteligência e a ética é, obviamente, de primordial importância". - J. Krishnamurti
A estes profissionais, nosso agradecimento. Sempre!
Equipe Jornal EI!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

QUAL O PAPEL DO ATLÂNTICO NOS DESASTRES NATURAIS QUE AFETAM AMÉRICA DO SUL E ÁFRICA?

A fim de entender melhor o papel e os mecanismos que controlam a variabilidade do Atlântico Tropical, pesquisadores e dirigentes de instituições brasileiras e estrangeiras estão reunidos no Marrocos, África, desde o dia 9, no encontro promovido pelo Institut de Recherche pour Le Dévelopement (IRD) - Locean, por meio de suas agências, instalada em diversos países, como Senegal, Mauritânia, Brasil e Marrocos, além da UFF, da Universidade Ibn Zuhr de Agadir e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe-Brasil). 
O objetivo do encontro é a adoção de uma abordagem integrada de dados e conhecimentos sobre ambos os lados do Atlântico Tropical. Esses estudos têm sido incentivados pelo interesse comum entre França, Brasil, Senegal, Mauritânia e Marrocos de dar algumas respostas sobre o papel desse aceano, na frequência e intensidade dos desastres naturais (secas e inundações) que afetam a África e a América do Sul. 
A partir dessa cooperação, que está sendo chamada de tripartite, "França, Brasil e Norte da África" e que inclui, até o momento Marrocos, Senegal e Mauritânia, devem se iniciar as atividades do projeto "Primo - Presentes e Futuros Desastres Naturais em Regiões Tropicais e Subtropicais e do Brasil: Observações e Modelagem". 
A UFF é sede do Laboratório Misto do IRD para a América do Sul, que funciona no Departamento de Geoquímica do Instituto de Química, que já possui tradição nessa área de meio ambiente e ciências do mar, assim como nos estudos sobre paleoclima e mudanças globais. 
A UFF também fará um convênio específico com a Universidade de Agadir para mobilidade estudantil e pesquisa voltada para mudanças climáticas.
Fonte: UFF
Imagem: cedida pela SCS/UFF