sábado, 31 de março de 2012

ADRIANO

O peso pesado Adriano passou a ser a esperança de muitos torcedores do Mengão. Eles sonham com um trio arrasador formado pelo Imperador, Vagner Love e Ronaldinho. No passado, também, o Mengo contou com um tal de ataque dos sonhos formado por Sávio, Edmundo e Romário, mas que não decolou.
Imagem: colunas.gazetaweb.globo.com

EDUCAÇÃO FINLANDESA

É preciso muita cautela ao se tentar comparar a educação finlandesa com a brasileira. Há muitos pontos a serem levados em comparação. A Finlândia é um país de 338.145 quilômetros quadrados, com uma população de 5 milhões e 300 mil habitantes. A capital Helsinque com pouco mais de 500 mil habitantes tem menos gente que cidades brasileiras como Guarulhos, Goiânia ou Campinas. O PIB é de $271,3 bilhões (2008) contra os US$ 1,6 trilhão (2008) do Brasil, que nos faz a quinta economia do mundo ou quarta se levarmos em conta a economia informal não computada.
Comparar países como o Brasil, de dimensão continental, com outros como Finlândia ou mais à esquerda, Cuba, soa como algo disparatado. É você querer comparar um super caminhão-cegonha com um carro esportivo de quatro passageiros.
O grande problema educacional brasileiro tem sido a má distribuição de renda e principalmente a má aplicação dos recursos disponíveis.
No mais, cada país com suas mazelas. A da Finlândia tem sido a de conter uma onda de intolerância, como a perpetuada por jovens desequilibrados e seus atentados em escolas ou outras áreas públicas, matando inocentes. Algo como o ocorrido em uma escola de Realengo, no Rio, e que todos torcemos para que seja algo isolado, tipo um surto finlandês.
Imagem: educar-se.com

sexta-feira, 30 de março de 2012

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Nada melhor que esta época que já se passou o carnaval e as férias para iniciar uma dieta, ou melhor dizendo fazer uma reeducação alimentar.
Através da orientação de um profissional nutricionista comece essa fase da sua vida onde você terá uma alimentação mais saudável e auxiliando com isso manter a boa forma junto à prática de atividade física.
Na reeducação alimentar ocorre a introdução de porções de frutas, saladas e proteínas com preparações sem adição de gordura.
Com as frutas temos uma maior variedade de vitaminas, fibras e minerais além de serem saborosas e por meio dos sucos também se tornam refrescantes.
As verduras são levíssimas e possuem fibras que auxiliam no melhor funcionamento do trato gastrointestinal e se consumidas no almoço e jantar antes do prato principal vão ocupar um maior espaço no estômago por saciarem a fome mais rápido pela quantidade de fibras e você irá acabar comendo menos alimentos do prato principal evitando assim que você adquira mais gordura dos alimentos e assim venha a ganhar peso.
As saladas podem ser temperadas com um fio de azeite, limão, pouco sal (caso não seja hipertenso), mostarda e vinagre.
Algumas verduras como rúcula, agrião, escarola, acelga, espinafre e alface podem ser consumidas refogadas, cozidas ou em forma de sucos (porém não se pode coá-los para manter as fibras).
Comece já a sua reeducação alimentar orientado por um nutricionista.
Dra. Valesca Coimbra
Nutricionista Clínica – CRN-RJ 09100165
Pós-graduanda em Nutrição Clínica pela UFF – Universidade Federal Fluminense
Tel.: 2717-7826/ 7682-6994
E-mail: vsc2003@hotmail.com
Imagem: dicasdemulher.com.br

quinta-feira, 29 de março de 2012

O "QUENTE" DA MODA OUTONO-INVERNO EM NITERÓI

A 2ª Edição do Niterói em Moda agitou a cidade nos dias 09, 10 e 11 de março. Realizado no Casarão de Charitas, o evento reuniu nove grifes cariocas e niteroienses em três dias de desfile, talk shows e feira de compras.
Apresentando looks da coleção outono inverno, a grife Cantão trouxe casacos de tricôs, pullovers e botas de camurça, em cores como o verde, azul, cinza, branco, off white, coral e camelo.
Os vestidos românticos combinados com chapéus, botas e pulseiras foram o ponto alto do desfile da Zero Zen que apostou nas cores beges, camelo, marrons, laranja e coral.
A Totem trouxe peças inspiradas na soul music com listras e estampas geométricas em tecidos encorpados como o jacquard e o veludo estonado. Na paleta de cores tons de metal, preto, branco, vermelho, azul, amarelo.
A Mara Mac apresentou em modelos glamorosos usando tendo como base o preto e apostando em detalhes em cinzas, azul profundo, curry e verde oceano.
Os mosaicos da arte bizantina inspiraram a coleção da Agilità que exibiu vestidos curtos com padronagens coloridas e modelagem que valorizam o corpo feminino.
Dress To trouxe modelos inspirados anos 60: camisa branca com suspensórios, tubinhos, calças cigarrete e terninhos.
A moda outono-inverno da Lenny apresentou vestidos frescos, camisarias, blazers e cashmeres. Maiôs de mangas compridas, de um ombro-só e biquínis também estiveram presentes.
A Reserva mostrou um guarda-roupa confortável e cheio de sobreposições, apostando no sportswear com agasalhos, tricô e gorros.
Finalizando a noite, a Maria Bonita trouxe vestidos curtos e estruturados com silhuetas marcadas combinados com bolsas de acrílico coloridas e sapatos plataforma estampados. Na cartela de cores estão presentes o vermelho, o verde e o azul.
Giselle Sardenberg
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design / Florença - Itália
Imagem: Rafael Sardenberg

quarta-feira, 28 de março de 2012

DISTRIBUIÇÃO DO JORNAL EI!

O jornal EI! Entretenimento e Informação estará sendo distribuído nesta semana, até domingo, nos shopping centers, padarias e prédios residenciais de Icaraí, Ingá, Boa Viagem, Santa Rosa, Jardim Icaraí, Vital Brazil, São Francisco e Ponta d'Areia.
Editorial desta edição
Há poucos meses, um menino de Belo Horizonte foi submetido a uma cirurgia para a colocação de Marcapasso Diafragmático, com o objetivo de livrá-lo da dependência de aparelhos para respirar. No desejo de divulgar esse procedimento pouco conhecido, o jornal EI! procurou o cirurgião Rodrigo Sardenberg para explicar como o MPD pode melhorar a vida de pacientes dependentes de respiração mecânica. Outros assuntos interessantes podem ser conferidos em nossas páginas: a coluna Aprovação Automática vem repleta de matérias variadas e o espaço de moda apresenta o "quente" do outono-inverno da cidade. As páginas do Super Esportes trazem a eterna polêmica em torno do futebol na altitude e a beleza do Windsurf - um esporte para todas as idades. O assunto da página central vai subir à cabeça das mulheres: Denis Linhares, que assinou, entre outras novelas globais, a chapelaria de Cordel Encantado, fala de seu trabalho e ensina como usar corretamente fascinator, chapéu e casquete.
Boa leitura.
Até o próximo EI!

UFF SERÁ ORGANIZADORA DA CONFERÊNCIA DAS AMÉRICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM 2012

A Universidade Federal Fluminense (UFF) organiza a Conference of the Americas on International Education (CAIE) 2012, em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), o Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai) e a Organização Universitária Interamericana (OUI), que será realizada no Rio de Janeiro, de 26 a 28 de abril de 2012. O reitor da UFF, Roberto Salles, e o vice-reitor, Sidney Mello, assumem a Secretaria Geral e a Secretaria Executiva da CAIE, respectivamente.
Esse novo fórum de discussão pretende se tornar o maior evento para as instituições de educação superior das Américas, trazendo benefícios para todo o continente. Com foco na educação superior das Américas do Norte, Sul, Central e Caribe, a CAIE procurará atrair a atenção dos profissionais da educação superior do mundo todo no sentido de compartilhar e divulgar as melhores práticas, criar redes e identificar novas oportunidades, além de debater políticas que atinjam igualmente os hemisférios Norte e Sul.
O acordo de cooperação internacional para a realização da segunda edição da conferência foi assinado pelo reitor Roberto Salles, em Vancouver, no Canadá, durante a reunião anual da Association of International Educators, associação não lucrativa que reúne mais de dez mil membros no mundo. Conforme o acordo, as atividades da CAIE 2012 contarão com a parceria do Canadian Bureau for International Education e do Consortium for North American Higher Education Collaboration, duas organizações que, juntamente com a OUI, criaram, em 2010, a Conference of the Américas International Education.
A Conferência das Américas, que teve sua primeira edição em outubro de 2010, na cidade canadense de Calgary, pretende ser um espaço interamericano de discussão e estreitamento de relações entre instituições de ensino superior, de forma a refletir as necessidades e tendências do século XXI.
A expectativa dos organizadores é que tais encontros ocorram a cada 18 meses, sempre alternando os hemisférios Norte e Sul, como sede dos eventos. No próximo ano, a terceira edição da CAIE deve se realizar no México.
O secretário-executivo da CAIE 2012, Sidney Mello, no encontro no Canadá, convidou as diversas associações universitárias do continente americano a aderir a esse novo espaço comum de internacionalização da educação superior nas Américas.
Imagem: uff.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

ARTISTAS PRATICAM A SUSTENTABILIDADE

Você sabe o que é o projeto PAIS? É a sigla de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, projeto apresentado pelo ator Marcos Palmeira, no evento Viva a Mata, ocorrido em maio de 2010 na cidade de São Paulo. O programa apóia pequenos produtores que, preocupados com a preservação do meio ambiente, buscam uma agricultura sustentável, sem uso de agrotóxicos. Um dos objetivos é garantir à família participante uma alimentação saudável, a baixo custo. O produtor recebe treinamento técnico e apoio financeiro para implementar o programa em suas terras. Uma horta, um galinheiro, um quintal agroecológico com irrigação por gotejamento, são a base do sistema.
Marcos Palmeira acredita ser mais apropriado, no lugar de dar cesta básica à família doar o kit de produção, para que ela própria possa plantar e colher seu alimento. O ator participou da aplicação do PAIS em três aldeias Xavantes, no Mato Grosso. O programa já beneficiou nove mil famílias, em vários Estados brasileiros.
Como Marcos, outros artistas acreditam na idéia e contribuem para a sustentabilidade do Planeta. Ângelo Antônio faz um trabalho semelhante ao de Palmeira com famílias de produtores, que vivem próximas à sua fazenda. No sítio de Fernanda Montenegro, a produção agrícola já é orgânica e Tarcísio Meira, depois que adotou biogestores para o reaproveitamento dos resíduos do gado que cria, passou a gerar energia limpa para sua fazenda em Itu (SP) e o excedente é vendido para a cidade.
Imagem: 2020sustentavelezep.blogspot.com

quinta-feira, 22 de março de 2012

CINÉ CLUB JEAN VIGO ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

Acossado / À bout de souffle (França, 1960).
De Jean-Luc Godard.
a segunda-feira, 26 março as 19h.
na Aliança francesa de Niteroi, rua Lopes Trovão, 52, 2º andar, Icaraí.
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DE INVERNO, EM CRIANÇAS, TERÃO SIMPÓSIO NA UFF, EM ABRIL

A Universidade Federal Fluminense realiza, no dia 13 de abril, o 2º Simpósio de Doenças Respiratórias de Inverno na Pediatria, no Anfiteatro Professor Aloysio de Paula do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, Niterói. O evento, gratuito, é voltado para o público médico e tem como objetivo divulgar os protocolos de atendimento às diversas doenças respiratórias que mais acometem crianças durante os meses de abril a agosto, e suas formas de prevenção. Os participantes receberão certificado de participação, e as inscrições são realizadas em formulários on-line, no site www.huap.uff.br. Na pauta de temas em debate do simpósio estão a qualidade de vida das pessoas com asma e os tratamentos e controles entre as crises; as infecções respiratórias em pacientes especiais, como falcêmicos, cardiopatas, encefalopatas e imunossuprimidos; e a necessidade de investigação do paciente com infecção respiratória de repetição. Outras informações com a professora Áurea Lucia Alves de Azevedo Grippa de Souza pelo telefone (21) 2629-9031.
Imagem: uff.br

GIGANTE ADORMECIDO - O DIFÍCIL COMBATE À CORRUPÇÃO

A corrupção no Brasil (segundo dados generosos) desvia mais de 50 bilhões de reais por ano. O mundo das drogas e pirataria perto disso são ações de principiantes (o prejuízo da pirataria é calculado em 2 bilhões de dólares). É claro que o Circo é armado em relação a essa turma. Não basta apenas idealismo e boa vontade para desarmar esse mecanismo que envolve um elevado número de beneficiados. Os cargos públicos, incluindo as estatais (a Petrobras a maior de todas conta com um vasto número de terceirizados) tiveram um aumento dessa turma de 479 mil no início de 2004 para 621 mil até recentemente. É assim que a máquina se alimenta.
O país tem cerca de 22 mil cargos de confiança, contra 8 mil dos Estados Unidos que muitos denominam de Império do Mal. São artífícios para desviar nossas atenções dos verdadeiros inimigos da Pátria. Como dizia uma antiga propaganda de remédio contra vermes - Padrax: porque pior são os que atacam por dentro.
Imagem: reidaverdade.com

quarta-feira, 21 de março de 2012

UNIVERSIDADE DO PORTO USA INSTRUMENTO PARA DETECTAR PLÁGIO DIGITAL. FERRAMENTA PERMITE DETECTAR MATERIAL REPRODUZIDO.

Um problema detectado em vários países, na apresentação de teses de mestrado, doutorado e outros trabalhos começa a encontrar barreira por parte de algumas instituições de ensino. Agora, a tradicional Universidade do Porto está utilizando ferramenta para detectar plágio, com apoio em bases de dados internacionais, que permite detectar material reproduzido.
Imagem: festlatino.blogspot.com

terça-feira, 20 de março de 2012

MÉDICO DA UFF CRIA INOVADORA FERRAMENTA DE GESTÃO EM SAÚDE, O (IM)PACIENTE

A dificuldade da população em escolher a opção mais adequada para tratamento da saúde inspirou a criação do Projeto (Im)paciente, de autoria do médico-residente Ricardo Heber, da área de Medicina Preventiva e Social do Instituto de Saúde da Comunidade do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) da UFF. Trata-se de um site com o cadastro de todos os estabelecimentos de saúde do Brasil, reunidos no endereço www.impaciente.org, que qualquer pessoa pode acessar e comentar sobre qualquer hospital, laboratório ou clínica do país.
Segundo Heber, o Brasil é carente de informações na área de saúde, e a ferramenta pode fornecer suporte valioso para que os pacientes façam uma boa escolha, baseada nos comentários e opiniões de outras pessoas na mesma situação. Os critérios de avaliação, que estão em constante desenvolvimento para aprimoramento do sistema, foram estabelecidos pelo professor-orientador Aluísio Gomes da Silva Júnior e pelos especialistas em avaliação do Departamento de Planejamento em Saúde
No (Im)paciente, a preocupação é com a opinião do usuário dos serviços, diferentemente do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), recentemente divulgado, cuja avaliação baseia-se em indicadores puramente estatísticos, como o número de consultas, tempo de espera e outras informações estruturais.
Os comentários colhidos no site permitem avaliação dos procedimentos em ambulatórios (consultas, exames), nas internações e nas emergências. As perguntas são formuladas de modo a induzir o paciente à reflexão. Além de informações mais objetivas sobre o tempo de espera para agendamento e na recepção, o paciente deve responder sobre a atenção do médico, se ele o escutou atentamente e mostrou interesse no seu problema, se houve clareza na orientação e prescrição e, finalmente, se o seu problema foi resolvido. Nos atendimentos de internação, há perguntas sobre o ambiente (temperatura do quarto, limpeza e acomodações), a atenção dispensada pela enfermagem e a alimentação (qualidade da comida, horário das refeições).
O Projeto (Im)paciente traduz a opinião pessoal e direta do paciente e permite visualizar um painel amplo de investigação sobre os serviços oferecidos. Além de funcionar como um guia para os usuários, o programa poderá ainda se tornar um poderoso instrumento para que os gestores públicos ou privados analisem a rede de seus prestadores de serviços, sob a perspectiva do paciente, podendo intervir pontualmente, quando for o caso, e proporcionando maior visibilidade aos bons gestores, que utilizam boas práticas e que estão sendo bem avaliados, sobretudo os que atuam em áreas mais carentes, explica Heber.
O autor e coordenador-executivo do (Im)paciente pretende incorporar, em breve, os dados do Conselho Federal de Medicina, quando os usuários poderão também comentar sobre os médicos.
Imagem: uff.br

SOCIAL EI!

Rafael Simão e Daniella Nigro curtindo a noite em Niterói.
Imagem: Rafael Sardenberg

A ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI E SUA MISSÃO CULTURAL

A Aliança Francesa de Niterói, como todas as Alianças do mundo, tem uma missão que vai muito além do ensino da língua francesa. Trata-se, antes de tudo, de difundir a cultura francesa e dos demais países francófonos, além da cultura do local onde se encontra instalada.
Para alcançar essa meta, são organizados muitos eventos como concertos, conferências, apresentações teatrais, vários deles em parceria com a prefeitura da cidade.
A cada mês, nossa galeria se abre a exposições de artistas plásticos de Niterói.
A última segunda-feira de cada mês é consagrada às sessões de nosso Cine Clube, com filmes franceses legendados em português.
Com um acervo de mais de 4000 documentos em língua francesa entre livros, DVD, CD, revistas, nossa midiateca encontra-se à disposição para consulta da comunidade.
Venha visitar a Aliança Francesa de Niterói: a França mais perto do que você imagina! 
Imagem: eientretenimentoinformacao.blogspot.com

segunda-feira, 19 de março de 2012

NOITE TROPICAL

Neste sábado, dia 24, o professor de Dança de Salão de Niterói Ian Pacheco promoverá em seu centro de dança, que leva seu nome, na Rua Miguel de Frias, 221, sala 203, em Icaraí, uma noite tropical, com Forró, Samba, Zouk e Salsa. Os trajes deverão ser roupas leves e coloridas. Os convites são somente antecipados. Informações pelo tel. 3585-5954.
Imagem: peixeurbano.com.br

JAMBEIRO ABRE AGENDA PARA CASAMENTOS

Um dos mais tradicionais restaurantes de Niterói, o Jambeiro, abriu a agenda de reservas para casamento.
A antiga casa faz parte da história da cidade e seu amplo salão, com capacidade para 135 pessoas, é ótimo local para cerimônias e reuniões de familiares e amigos. A Praça Nilo Peçanha, situada ao lado, dá um toque especial ao casario.
O cardápio refinado e a equipe treinada para garantir atendimento personalizado farão com que a data fique gravada como um momento de ‘gostoso aconchego’.
Mais informações: Tel.:(21) 2717-7393 /2719-9893
www.restaurantejambeiro.com.br
Imagem: noivas.comunidadedocasamento.com.br

SOCIAL EI!

No Hotel JW Marriott Paula Abreu exibe arranjo do chapeleiro Denis Linhares.
Imagem: Rafael Sardenberg

sexta-feira, 16 de março de 2012

GASTRONOMIA E MÚSICA NO BISTRÔ MAC

RESPEITO À CONSTITUIÇÃO

Respeito à Constituição.
Construção do Estado democrático exige cumprimento das leis por todos, a começar pelos governantes.
Depois do período ditatorial, Getúlio Vargas tentava voltar à presidência da República. Em charge publicada em 1950, J. Carlos, um dos maiores chargistas brasileiros de todos os tempos, resumia tudo com o Bonde Catete, local onde ficava o Palácio do Governo, com uma senhora pegando informações com o próprio Vargas.
A velha - Moço, moço, este bonde passa na Rua da Constituição?
Getúlio - Às vezes.
Imagem: resistenciaprotestante.blogspot.com

quinta-feira, 15 de março de 2012

EXPOSIÇÃO MÁSCARAS AFRICANAS ALIANÇA FRANCESA NITERÓI

Exposição “MÁSCARAS AFRICANAS”
de Maurice Lwambwa Tshany

A Aliança Francesa festeja a FRANCOFONIA com mascaras africanas do artista do Congo.
Maurice Lwambashi Tschany (1948-2002)
Nasceu em Lubumbashi, Zaire, atual Republica Democrática do Congo.
Aos 10 anos contraiu a poliomielite, tornando-o paraplégico.
Estudou na Academia de Belas Artes, no Zaire, mas radicou-se em Montreal, no Canadá, onde lecionou técnicas de argila e modelagem na criação de mascaras e esculturas.
O artista fez exposição individual e coletiva no Canadá, em Estados-Unidos, em Hungria, na França, em Zâmbia e no Congo. O senhor Lwambwa foi muito envolvido em diferentes programas artísticos e culturais, em particular « Encontro Cultura-Educação » do ministério da Cultura e das Comunicações do Québec e « Dialogo entre as civilizações » da UNESCO.
Ele recebeu vários prêmios internacionais.
Professor e chefe do departamento de Arte Africana da Universidade de Montreal, foi autor de pesquisas relacionadas à historia da Cultura, à preservação e difusão da Cultura Africana.
Maurice retratava a alegria e serenidade, vitalidade e criatividade, tirando dos elementos vitais da natureza, a força para enfrentar a vida...uma lição de sensibilidade, de transparência e de humildade...de Arte, Cultura e Conhecimento...
O acervo pertence ao Parthenon Centro de Arte e Cultura. Doado pelo artista em 2001, quando realizou workshop de técnicas em argila para realização de mascaras.
VISITAÇÃO: De 15 de março até 10 de abril de 2012
Entrada Franca
LOCAL: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
Rua Lopes Trovão 52 – 2 andar - Icaraí - Niterói – RJ / 2610-3966

O QUÉ É A FRANCOFONIA?
A francofonia é a região lingüística descontínua e que corresponde à comunidade lingüística que envolve todas as pessoas que têm em comum a língua francesa, chamadas de "francófonas" ("francoparlantes" e "francofalantes" são grafias também aceitas), e, a partir dela, compartilham de aspectos culturais semelhantes. Integrados nesta comunidade estão também os que têm o francês tanto como segunda língua como língua estrangeira.[1] Essa diáspora provocada pelos falantes iniciais espalhou pelo mundo o idioma francês. Assim foi feita uma distribuição geográfica da língua francesa, que compreende a análise da distribuição dos milhões de francófonos que há no mundo. É o idioma oficial, ou co-oficial, principalmente, de países americanos, africanos e europeus.
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

PÊRA AO VINHO DOS DEUSES

A pêra, chamada na antiguidade de “fruta de Vênus”, era considerada um símbolo do amor. Dizem que ela era a base para a fabricação de uma bebida muito especial que transformava um mortal indiferente em amante apaixonado.
Nos dias de hoje sabe-se que seu consumo é importante por ser rica em fibras e vitaminas A e C do complexo B, que muito contribuem para a saúde física. Preparadas ao vinho acrescentam-se os nutrientes antioxidantes da uva, que estimulam o sistema imunológico e reduzem o colesterol ruim.
Sabendo disso, a Choperia Icaraí Grill acrescentou ao seu excelente buffet uma pêra ao vinho ‘dos deuses”. Como entrada ela dá um sabor incrível na salada de legumes e verduras. Também pode ser degustada como sobremesa, sem nenhum acompanhamento ou com uma generosa fatia de queijo. Outra versão que vale a pena experimentar: com uma bola de sorvete de creme. 
Imagem: trembom.com

segunda-feira, 12 de março de 2012

NITERÓI - CRESCIMENTO OU INCHAÇO?

Desde 2004, Niterói tem o maior IPTU per capta do Estado. A cidade ocupa a segunda posição na arrecadação de ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) e a quarta, em arrecadação de ISS (Imposto sobre serviços).
Em 2009, um relatório elaborado pela ALERJ (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) mostrou que apesar da excelente arrecadação de IPTU, pouco é investido na conservação da cidade. A prefeitura não comentou o resultado do trabalho.
Em 2000, o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrava 43 favelas em Niterói; o censo de 2010 registrou 77. A população vivendo em comunidades aumentou em 59%.
Preocupante, também, é o crescimento imobiliário: a partir de 2006, foram lançados 157 novos empreendimentos, segundo dados da Ademi-Niterói (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário). Este número representa 15.176 novas unidades residenciais. Segundo a prefeitura, nesse mesmo período, foram emitidas 220 licenças para novas edificações coletivas.
Levantar prédios, em Niterói, acontece com uma rapidez espantosa. Mas não se vê nenhuma obra de porte para dar conta desse novo perfil verticalizado da cidade. Ela não está preparada para receber os futuros moradores atraídos pelo “boom” imobiliário. Nossas ruas são as mesmas do início do século passado. Não vai ser trocando a mão e fazendo pequenas intervenções que o trânsito fluirá. A rede de esgoto já demonstra saturação e a energia elétrica caminha, ainda, pelos obsoletos fios aéreos. E a água? Se hoje falta para muitos, de onde o sistema Imunana Laranjal vai captar mais para atender a nova população? A cidade carece também de hospitais públicos e segurança.
Será que podemos chamar ao que estamos assistindo de desenvolvimento? Há desenvolvimento sem infra-estrutura compatível, sem respeito às questões ambientais e sem garantia de qualidade de vida? Será que nossa cidade não está seriamente adoecida? E quanto ao que estamos assistindo não poderemos chamar de “inchaço”?
Imagem: blog.felipepeixoto.com.br

domingo, 11 de março de 2012

NITERÓI EM MODA 2012 - PALESTRAS DÃO O TOM NO 3º DIA

Neste domingo, no Niterói em Moda, palestras com Ana Carolina Soares, autora do blog “Hoje vou assim off”, sobre Consumo Consciente, Evelyn Bonorino, diretora da empresa Evelyn B. – Consultoria e Informação de Moda e Beleza, sobre Fast & Slow Fashion, Cadu Lacerda, da empresa Finxi Tecnologia, sobre Novas Tecnologias, e Cesar Coelho Gomes, empresário e diretor-criativo da Swains, deram o tom do evento.
“Blog é para me divertir, mas tem também o comprometimento com as pessoas. É um trabalho diário de formiguinha para mudar certos paradigmas”, falou Ana Carolina Soares.
Para Evelyn Bonorino, estamos em momento de desaceleração do consumo. “É preciso pensar em roupas com dupla ou tripla função”. Citou o “Projeto Uniforme” que mostra a possibilidade do uso de um mesmo vestido de 365 maneiras diferentes. Ela lembrou que na França existe multa para quem joga peça têxtil no lixo.
Cadu Lacerda apresentou a empresa como voltada para a criação e desenvolvimento de novas tecnologias e apresentou o provador virtual, que foi sucesso entre os visitantes da feira de negócios.
Cesar Coelho Gomes afirmou que a moda mexe com o desejo das pessoas e que a “mulher quer o impossível: um sapato altíssimo, com tiras finíssimas, dançar a noite inteira e sentir-se como se estivesse com um tênis”, falou. Lembrou que o calçado brasileiro está com qualidade excepcional, não devendo nada aos calçados italianos.
Jovens empresários e blogueiras do setor de Moda da Região Leste Fluminense estiveram presentes nos 3 dias do evento, que apresentou coleções de importantes grifes do cenário fashion de Niterói e do Rio de Janeiro.
Na foto: Ana Carolina Soares, Cadu Lacerda, Evelyn Bonorino e Cesar Coelho Gomes.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - PALESTRAS DÃO O TOM NO 3º DIA (2)

Cesar Coelho Gomes, empresário e diretor-criativo da Swains.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - PALESTRAS DÃO O TOM NO 3º DIA (3)

Cadu Lacerda, diretor da empresa Finxi Tecnologia.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - PALESTRAS DÃO O TOM NO 3º DIA (4)

Evelyn Bonorino, diretora da empresa Evelyn B. - Consultoria e Informação de Moda e Beleza, em palestra sobre Fast & Slow Fashion.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - PALESTRAS DÃO O TOM NO 3º DIA (5)


Ana Carolina Soares, autora do blog "Hoje vou assim off", em palestra sobre Consumo Consciente.

Imagem: Rafael Sardenberg 

sábado, 10 de março de 2012

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE

O Niterói em Moda, em seu 2º dia, neste sábado, teve como destaques os três sets de desfiles, com 3 grifes cada, assim divididos: Cantão, Zero Zen e Totem; Mara MAC, Agilitá e Dress To  e finalizando, Lenny, Reserva e Maria Bonita Extra. No intervalo do 1º para o 2º set de desfiles, aconteceu uma apresentação do Ballet de Cadeirantes da ANDEF e para finalizar, a homenagem aos atletas niteroienses Marcelo Ferreira, velejador bicampeão olímpico, Guilherme Herdy, surfista, e Fernanda Keller, triatleta. A razão para essa homenagem foi o destaque que deram à cidade no cenário esportivo. Durante todo o evento foi realizada uma feira de negócios com expositores de Niterói e São Gonçalo.
Amanhã acontecerão a feira de negócios, de 14h às 19h, e talk shows sob mediação da jornalista Lu Catoira, a partir das 14h, com participação de Ana Carolina Soares, autora do blog Hoje vou assim off; Cadu Lacerda, da empresa Finxi Tecnologia; Cesar Coelho Gomes, empresário e dono da Swains, e Evelyn Bonorino, diretora da empresa Evelyn B. – Consultoria e Informação de Moda e Beleza.
Na foto: André Mendes, Marcelo Ferreira, Guilherme Herdy, Fernanda Keller e a equipe da Zaire Marketing.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (2)

André Mendes, Marcelo Ferreira, Guilherme Ferreira e Fernanda Keller.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (3)

O surfista Guilherme Herdy, o velejador Marcelo Ferreira, a triatleta Fernanda Keller e a promessa do surf Matheus Herdy.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (4)

Ballet dos Cadeirantes da ANDEF.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (5)

Desfile da Maria Bonita Extra.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (6)

Desfile da Lenny.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS DESFILES SÃO DESTAQUE (7)


Desfile da Dress To.

Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (8)

Desfile da Agilitá.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (9)

Desfile da Mara MAC.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (10)

Desfile da Totem.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (11)

Desfile da Zero Zen.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 - HOMENAGENS E DESFILES SÃO DESTAQUE (12)


Desfile da Cantão.
Imagem: Rafael Sardenberg

FORMAÇÃO CONTÍNUA NA ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

Antes do retorno às aulas, a Aliança Francesa de Niterói realizou em sua sede, em Icaraí, atividades de aperfeiçoamento para seus professores, funcionários e colegas das Alianças do Rio e de São Gonçalo.
O trabalho com os professores abordou a utilização de novas tecnologias em sala de aula, além de atualidades da França e a importância do processo de gestão de qualidade aplicado à pedagogia.
Os funcionários (recepção e apoio) puderam trabalhar, sobretudo, técnicas para aprimorar o atendimento ao público em geral.
A formação contínua é muito importante dentro de um processo de gestão de qualidade.
Atualmente, tanto no nível educativo e cultural, quanto no profissional e econômico, a educação e a formação são meios privilegiados para a satisfação das necessidades individuais e socioorganizacionais, em uma sociedade que se descobre cada vez mais em mudança acelerada.
Os desafios desta sociedade exigem respostas adequadas, justificando, em grande parte, a ênfase que, a partir dos anos 60 tem sido dada à educação de adultos, à educação permanente e à formação profissional ao longo da vida.
Para a rede das Alianças francesas no Brasil esta é uma prioridade que se tornou realidade: com o apoio de sua Delegação Geral, elas têm proporcionado constantemente, a professores e pessoal administrativo, oportunidades como esta que foi realizada no mês de fevereiro, na Aliança Francesa de Niterói. 

Stéphanie Brémaud
Diretora
Aliança Francesa de Niterói
Imagem: cedida pela Aliança Francesa de Niterói

sexta-feira, 9 de março de 2012

NITERÓI EM MODA 2012 MOVIMENTA A CIDADE

Niterói em Moda – 1º dia
Em 9 de março aconteceu o 1º dia da 2ª edição do evento Niterói em Moda, que promete movimentar o cenário da moda na cidade. O evento nesta sexta-feira foi aberto com a coletiva de imprensa do realizador André Mendes, da Zaire Marketing, contou com uma feira de negócios de expositores de Niterói e São Gonçalo e foi encerrado com palestra de Valéria Delgado, coordenadora do SENAI Moda Design sobre “A Moda e Indústria Criativa nos séculos XX e XXI”.
O evento, patrocinado pela FIRJAN e pelo SEBRAE, teve bom público e contou com 30 expositores. 
“Vamos alavancar a cidade enquanto plataforma lançadora de negócios da moda. Aproveitando o crescimento da indústria da moda fluminense nos últimos anos, o Niterói em Moda pretende trazer cifras relevantes para a economia fluminense e fomentar a indústria da moda também na Região Leste Fluminense”, ressalta André Mendes, realizador do evento e diretor da Zaire Marketing.
Para amanhã são esperados os desfiles das grifes: Cantão, Zero Zen e Totem, às 17h; Mara MAC, Agilitá e Dress To, às 19h, e Lenny, Reserva e Maria Bonita Extra, às 21h, além de feira de negócios de 14h às 21h.
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 MOVIMENTA A CIDADE (2)

Alzira Andrade e Manoela Cesar, da revista Caderno Imagem (Assessoria de Imprensa do evento).
Imagem: Rafael Sardenberg

NITERÓI EM MODA 2012 MOVIMENTA A CIDADE (3)


A publicitária Flávia Guimarães, da TV Win (Web TV).
Imagem: Rafael Sardenberg

MITOS OU VERDADES SOBRE A PELE

1. Raspar a barba todos os dias engrossa o pelo.
Mito. Raspar a barba todos os dias não engrossa e nem aumenta os pelos pois, esse processo, não afeta a raiz do pelo responsável pelo seu crescimento.
2. Depilação com cera quente provoca flacidez na pele.
Mito. Depilação com cera não provoca flacidez na pele, pois a retirada dos pelos não interfere nas fibras de colágeno e elastina da pele.
3. Depilação com roll-on ou cera quente provoca varizes.
Mito. Esse processo não interfere na circulação do sangue venoso.
4. Espremer espinha pode causar câncer.
Mito. Não se deve nunca espremer uma espinha. Muitas pessoas espremem lesões, que já eram câncer de pele, pensando ser uma espinha. As lesões evoluem e, quando vão ao médico e recebem o diagnóstico, pensam que foi porque espremeram a espinha.
5. O sol melhora a espinha.
Mito. Ao contrário do que se pensa, o sol não melhora as espinhas, apesar de ocorrer uma aparente melhora, devido ao bronzeamento e ao ressecamento de algumas lesões, a exposição ao sol acabará provocando uma piora alguns dias depois, devido ao aumento da oleosidade e da espessura da epiderme.
6. As pintas ou sinais podem virar câncer.
Verdade. Alguns tipos de sinais ou pintas, como os nevos pigmentados (sinais escuros) podem se transformar em câncer de pele chamado de melanoma.
7. Estrias têm cura.
Mito. Infelizmente estrias não têm cura, porém os tratamentos disponíveis apenas visam melhorar o aspecto das lesões tornando-as mais semelhantes ao tecido sadio.
8. Banho demais faz mal a pele.
Mito. A água não faz mal à pele. O uso excessivo de sabonetes é que pode retirar a camada de oleosidade necessária para a integridade da pele, causando seu ressecamento, especialmente nos idosos e em cidades de clima muito seco.
9. A pele oleosa envelhece menos.
Verdade. A pele oleosa é mais resistente aos danos dos raios ultra-violeta do sol, que são a principal causa do envelhecimento.
Maria José
Esteticista membro do Colégio Brasileiro de Estética e Cosmetologia
Pós - graduada em Estética e Cosmetologia
Tel.: 21 2611-5503/21 9777-3377
Imagem: oficinadamoda.com.br

quinta-feira, 8 de março de 2012

A MULHER TEM A FORÇA PARA A MUDANÇA

Em 8 de março de 1857, enquanto lutavam por melhores condições de trabalho, 130 tecelãs morreram carbonizadas, em uma fábrica de Nova Iorque. Nesta data comemora-se o Dia da Mulher.
Lembrei, então, de um discurso que o filósofo e educador Krishnamurti proferiu, em dezembro de 1927, em Adyar, na índia, para um grupo de mulheres. Ele iniciou assim:
“Em primeiro lugar a vida é una, quer para os homens, quer para as mulheres. Visto que existe tristeza no homem como na mulher, o sofrimento também existe no homem como na mulher. Assim dividir os seres humanos em homens e mulheres é um erro.”
E a sociedade errou; dividiu os seres humanos pela diferença física, concedeu direitos aos homens e subjugou as mulheres. Depois de um longo tempo lutando para sair do jugo ela vem encontrando espaço na sociedade. Hoje a mulher estuda, escolhe sua carreira e ocupa funções antes delegadas apenas aos homens. Mas o trabalho fora de casa não a liberou das responsabilidades domésticas. Enquanto a família deseja uma mulher e mãe dedicada, o trabalho cobra uma profissional competente. Para corresponder a tanta expectativa, a mulher moderna vem cumprindo uma jornada de trabalho exaustiva, sem muitas vezes obter o resultado desejado. É bom lembrar que muitas delas sustentam a família, sozinhas.
Apesar de alguns avanços, entrar no mercado de trabalho ainda é um desafio para o sexo feminino. Mesmo quando tem maior escolaridade, muitas vezes, ela perde a vaga para um homem. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) comprovou que cerca de 20% das mulheres estão fora do mercado de trabalho contra 10,2% dos homens. No valor do salário elas também saem perdendo: nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, o salário da mulher corresponde a 85,3% do salário do homem.
Portanto, a luta feminina está longe de terminar, mas para Krishnamurti, elas têm força para promover a mudança. Em seu discurso, ele afirmou: “Se as mulheres se resolvessem a modificar algo no mundo, poderiam fazê-lo amanhã. São capazes de maior auto-sacrifício do que os homens e, portanto, possuem uma força maior”. E encerrou com a frase: “... se quiserem ser realmente felizes devem libertar-se de tudo que lhes possa limitar para contemplar a vida na sua frescura e beleza”.
Imagem: sindgraf-pe.org.br

DIA DA MULHER NO BISTRÔ MAC

quarta-feira, 7 de março de 2012

POSTO DO BRADESCO NA OAB-NITERÓI JÁ ESTÁ FUNCIONANDO

Mais de 10 mil advogados inscritos na OAB Niterói já podem comemorar. Entrou em funcionamento nesta segunda-feira, dia 5, o posto do Bradesco para recebimento da Guia de Recolhimento de Receita Judiciária (Grerj) na sede da entidade. Localizado no 2° andar da Casa do Advogado, Centro, o posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, com intervalo para almoço 12h às 13h.
É mais uma conquista para a classe, por facilitar o exercício da profissão. A decisão foi tomada após encontro do presidente da entidade, Antonio José Barbosa da Silva, com o gerente regional Luiz Carlos dos Santos e o gerente da Agência Bradesco Niterói Centro, Emídio de Oliveira Campos.
“Foi uma vitória para o banco e a advocacia”, declarou Antonio José.
Imagem: oaberechim.org.br

POLO DA UFF EM VOLTA REDONDA TEM LABORATÓRIO VOLTADO PARA PESQUISA SOBRE USO DE DROGAS, ANOREXIA E DEPRESSÃO

O Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (Lapsicon), coordenado pela professora Cláudia Henschel de Lima, investiga as causas psíquicas que resultam no desencadeamento de algumas manifestações psicopatológicas contemporâneas, como adicções, anorexia, bulimia, depressão ou síndrome do pânico.
O Lapsicon se interessa especialmente pela adicção em função da gravidade do índice de consumo de substâncias psicoativas ilícitas e lícitas no país (trabalhando exclusivamente com os dados nacionais fornecidos pelo governo federal), e em função da precariedade e do risco que esse recurso individual de "tratamento da angústia" representa para o sujeito ao longo da vida: overdoses, anorexia por uso abusivo, declínio da atividade cognitiva, vulnerabilidade social, vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis (DST).
"Nesse sentido", diz Cláudia Henschel, "trabalhamos com a hipótese de que essas psicopatologias são multifatoriais, isto é, não decorrem exclusivamente de um déficit no funcionamento neural (hipótese da psiquiatria), nem podem ser esgotadas por referência a problemas de adaptação às situações ambientais (hipótese da psicologia cognitivo-comportamental)."
Assim, os estudos objetivam verificar algumas hipóteses como, por exemplo, se o declínio da função paterna na sociedade e dos ideais com os quais a subjetividade é formada resulta num apelo ao consumo de objetos e de soluções rápidas para os diversos impasses que a vida apresenta, como os medicamentos e terapias que garantem a rápida remissão dos sintomas, que reforçam a ideia de que acontecimentos passados podem ser rapidamente superados.
O tratamento das manifestações psicopatológicas contemporâneas deve contemplar, segundo a pesquisadora, essa falha na identificação com o ideal que, muitas vezes, resulta num forte sentimento de angústia que desestabiliza os laços sociais.
Assim, o pânico é o nome que se dá à manifestação dessa angústia, enquanto que a anorexia, expressa no corpo, por meio do emagrecimento abrupto e severo, a ocorrência da angústia e a ausência de qualquer defesa do sujeito para tal. Também a dependência química resulta de um recurso, pelo sujeito, às substâncias psicoativas para o tratamento da angústia.
O Lapsicon está, com os alunos de pós-graduação e de graduação de Psicologia de Volta Redonda, fazendo também um levantamento dos casos clínicos a fim de verificar tais hipóteses.
Um projeto sobre reforma psiquiátrica no município de Volta Redonda, focando o interesse na recuperação, está em andamento desde o ano de 2011, com o arquivamento das fotos e documentos do funcionamento da instituição ainda pelo modelo manicomial.
Esse trabalho se conjuga aos esforços da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que representa uma ruptura como o modelo manicomial no país, ainda fortemente orientado para a medicalização das psicopatologias.
Outras informações no Laboratório de Investigação das Psicopatologias Contemporâneas (Lapsicon), telefones (24) 3344-3011 e 3344-3030.
Imagem: uff.br