terça-feira, 31 de janeiro de 2012

E AS CASAS DO POVÃO?


Muito se fala, em relação à Copa do Mundo de 2014 e, em especial o Rio de Janeiro, no caso das Olimpíadas de 2016, no legado que as cidades brasileiras terão, em relação a alguns aspectos de qualidade de vida, como na área dos transportes, urbanização e etc. No entanto, do ponto de vista do indivíduo os ganhos serão muito pequenos, pois o país possui déficit de 12 milhões de moradias, levando-se em conta as submoradias existentes em favelas e em muitas áreas rurais.
Imagem: bifurcaciones.cl

E A REDE DE ESGOTO?

Só na área do saneamento, apenas 55,1% das moradias brasileiras possuem serviço de coleta de esgoto, conforme registra o Atlas do Saneamento Básico do Brasil do IBGE, com base em dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), realizada em 2008, e divulgada em 2010. No ano 2000, a coleta de esgoto atingia 52,2%.
Imagem: meioambiente.culturamix.com

A NECESSÁRIA REVOLUÇÃO

“Nem o exemplo pessoal, nem a atividade política baseada em determinado sistema ou autoridade, salvarão o mundo. Isso já se experimentou mil vezes. Põe o homem a sua fé num sistema, num partido, num chefe, e todos falham, invariavelmente, como sempre aconteceu. E volta-se à exploração do homem, sob forma diferente. Se é o Estado que explora o homem ou se é o próprio homem que explora o semelhante, tudo vem dar no mesmo. O problema não pode ser resolvido pelo Estado, nem pelos exemplos. É necessária, pois, uma revolução criadora, no pensar, e isso é extremamente difícil. E por ser difícil apelamos para o outro, apelamos para o exemplo, para o chefe... Só haverá revolução no pensar, quando o homem estiver livre do condicionamento existente nas múltiplas camadas da consciência; o libertar-se desse condicionamento, é pensar revolucionariamente.”
Krishnamurti - Uma Nova Maneira de Viver – ICK
Imagem: www.jiddu-krishnamurti.net

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O CRACK QUE NÃO QUEREMOS

O consumo de crack no Brasil começou em uma pequena praça de São Paulo. A omissão das autoridades – como ocorre quase sempre – se espalhou pela cidade e em pouco tempo ganhou os principais centros do país e há até quem fale de consumo da chamada droga da morte em aldeias indígenas. Agora, com a casa arrombada o governo apresenta plano com aplicação de 4 bilhões de reais para combater o problema.
Na imagem: pedras de crack
Imagem: programamadeirada.blogspot.com

HOMOFOBIA NAS ESCOLAS

A Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) vai lançar, em 2012, documento com orientações para o enfrentamento da homofobia nas escolas, em todo mundo.
Imagem: blogdogipo.blogspot.com

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

FIM DE SEMANA MUSICAL NO BISTRÔ MAC

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS

Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP confirma que a prática de exercícios físicos proporciona diversos benefícios para os portadores de diabetes mellitus tipo 1. Ratos com a doença submetidos a treinamento físico apresentaram uma reversão de 26% na perda de neurônios do gânglio celíaco esquerdo, uma estrutura do sistema nervoso simpático localizada no início da cavidade abdominal. O gânglio é a principal fonte de inervação do pâncreas, órgão onde a insulina é produzida pelas células beta. No diabetes mellitus tipo 1, ocorre um comprometimento dessa produção de insulina e os pacientes ficam dependentes de injeções do hormônio.
Imagem: muitochique.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CURSO UMA HISTÓRIA DA PINTURA MODERNA MAC

EXPOSIÇÃO SOS TERRE - ALIANÇA FRANCESA DE NITERÓI

PRIMEIRO SHOW DE 2012 DE DENISE PINAUD E KUKO MOURA NO BISTRÔ MAC

Após turnê de um mês apresentando repertório de Bossa Nova e composições do novo cd Entre Amigos em teatros e salas de concertos na Alemanha e Suíça, a dupla Denise Pinaud e Kuko Moura está de volta ao Bistrô MAC, neste sábado, 28 de janeiro, a partir das 21h. A cantora Dê Pinaud acompanhada pelo pianista e arranjador Kuko promete novidades para a noite além dos clássicos da Bossa Nova.
O CD Entre Amigos, segundo da dupla, que esteve presente no repertório da turnê deverá ser lançado em maio deste ano.
Imagem: cedida por Luiza Cavaliere

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ENTREGA DE CARTEIRAS A NOVOS ADVOGADOS ESTAGIÁRIOS SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA, NA OAB-NITERÓI

A Comissão de Seleção e Inscrição da OAB-Niterói promove nesta quinta-feira, dia 26, mais uma cerimônia de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários de Direito. A solenidade acontecerá às 17h30, no auditório da entidade, tendo como paraninfo o advogado Marcelo Gomes Cruz, representante da 16ª Subseção junto à Justiça do Trabalho e presidente eleito da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (AFAT), e patrono, o advogado Bruno Gonçalves Ribeiro, presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos das Organizações Não Governamentais da OAB-Niterói.
Imagem: oaberechim.org.br

MÚSICA E GASTRONOMIA NO BISTRÔ MAC

ESPECIALIZAÇÃO (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU) EM HEMATOLOGIA CLÍNICA NA UFF

Inscrições de 1º a 28 de fevereiro, das 9h às 17h, na Secretaria da Faculdade de Medicina da UFF, Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Rua Marques do Paraná, 303, prédio principal, 2º andar, Centro, Niterói, RJ. Edital disponível em www.proppi.uff.br/cursoslatosensu. Informações pelo telefone (21) 2629-9316.
Imagem: uff.br

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO E A EBSERH

Em 1988, a Constituição Brasileira definiu uma política social abrangente ao definir a saúde como direito social de cidadania. Desde então o que se vem assistindo são as enormes dificuldades que a população de baixa renda passa ao reivindicar o direito que a Constituição Cidadã lhes garantiu: hospitais públicos em condições precárias, falta de medicamentos e doentes em corredores.
Em meio ao caos da saúde pública, um projeto de Lei é aprovado no Senado, no dia 23 de novembro passado, autorizando a criação da Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Pelo projeto de Lei, que segue para sanção presidencial, a Ebserh poderá administrar hospitais universitários federais.
Temendo o avanço dos processos de privatização dos serviços públicos no país, trabalhadores da saúde convocam a população para se unir em defesa dos hospitais universitários.
Em Niterói, em 9 de dezembro, um protesto aconteceu em frente ao Huap - Hospital Universitário Antônio Pedro. Cerca de 200 alunos da Universidade Federal Fluminense manifestaram-se contra a o novo modelo privativista de gerenciamento dos hospitais universitários, em todo o país.
O brasileiro paga ao governo impostos muito caros para garantir Saúde, Educação e Segurança Pública, para todos. Se esses serviços não estão sendo ofertados com um mínimo de dignidade à população, onde está sendo empregado nosso dinheiro?
Imagem: fiocruz.br

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O QUE A TV NOS REVELA

A onda de violência nas grandes cidades está em alta. É cada vez mais comum que conhecidos, colegas de trabalho e mesmo amigos ou familiares sejam vítimas de assalto, seqüestro, acidente de trânsito. Também as guerrilhas urbanas e os desastres naturais são cada vez mais frequentes. Esses são agentes estressores com os quais somos obrigados a conviver diariamente e que podem gerar estresse, ansiedade e pânico.
Da mesma forma cresce, cada vez mais, nas televisões do mundo inteiro, os programas onde a violência e as catástrofes são o foco principal. Os canais fechados apostam no tema. Somados aos noticiários diários, que vêm recheados de cenas reais dignas de filmes de horror, fica difícil para o cidadão, que passou o dia resolvendo os desafios do cotidiano, encontrar uma programação relaxante que o ajude a conciliar o sono. Optar por canais de documentários do mundo animal ou séries históricas pode ser uma saída, quando o episódio oferecido não está sendo reprisado pela enésima vez.
Apesar de toda campanha pela “não violência” e dos estudos que apontam para os malefícios que tais programas provocam na formação psíquica das crianças e jovens, esses seriados e filmes continuam sendo veiculados e muitos deles premiados pelas academias.
A partir dos anos 60, pesquisas realizadas com grupos de crianças concluíram que aquelas que vêem mais televisão são mais agressivas e podem desenvolver insensibilidade ao ato de violência. Outras podem fomentar um medo maior da violência do mundo real.
Sabemos que as empresas de entretenimento não jogam para perder; elas colocam no ar os produtos mais vendáveis. Incitar a insegurança e o medo no telespectador tornou-se a galinha dos ovos de ouro dos empresários do setor. O que isso nos revela?
Estamos banalizando a violência a tal ponto que, até mesmo em nosso momento de descanso, optamos por um lazer que continue nos fornecendo a mesma ‘adrenalina’ que encontramos nas ruas. São os milhões e milhões de telespectadores que estimulam às televisões a investirem nos temas de violência e de catástrofes.
Por que é tão difícil dar um basta? Quanta força é preciso para desligar um botão?
Imagem: forum.outerspace.terra.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

OAB-NITERÓI E AS PALMADINHAS

Declaração do presidente da OAB-Niterói, Antonio José Barbosa da Silva: "A proibição de palmadinhas não pode ser levada a sério. É uma aberração jurídica, por quererem intervir na criação dos filhos dos outros e ditar ordens sobre o que pode ou o que não pode. Querem limitar a atuação dos pais e impedir os sermões, castigos e até umas palmadinhas. Pelo que se saiba, esse tratamento nunca causou trauma aos filhos. Eles nunca fizeram mal algum, a não ser na cabeça da demagogia e nos devotos do culto à personalidade. Desde que começou a dançar na mídia começaram a aparecer entendidos no assunto. Eles deveriam voltar a atenção para o sucateamento da educação, da saúde e da segurança e de melhorar as condições de vida da população, acabando com esse tremendo fosso existente entre a riqueza e a pobreza."
Imagem: oaberechim.org.br

domingo, 22 de janeiro de 2012

MÉTODO INOVADOR, COM USO DE CÉLULAS-TRONCO, É USADO PARA TRATAMENTO ORTOPÉDICO NO HUAP

O tratamento das disfunções do mecanismo de consolidação do esqueleto humano é considerado um dos desafios para o cirurgião ortopédico. O Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolve no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) um novo método, que utiliza células-tronco do próprio paciente para o tratamento de tumores, falhas de próteses e fraturas mal consolidadas (as pseudoartoses), em ossos longos. O método, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFF, foi testado no ano de 2009, atingindo resultados satisfatórios em 100% dos casos.
Na descrição do professor Vinícius Schott Garneiro, coordenador da equipe cirúrgica responsável pelo estudo, o paciente é submetido à aplicação de células mesenquimais - células-tronco - no foco de fraturas, falhas de próteses e tumores, sem qualquer exposição por acesso e como alternativa aos procedimentos cirúrgicos tradicionais. São utilizadas células da medula óssea autóloga - do próprio paciente -, total ou processada. O exame físico e a avaliação radiográfica realizados dois, quatro e seis meses após o procedimento comprovam a consolidação óssea e a ausência de complicações clínicas decorrentes. Constatou-se, ainda, a satisfação dos pacientes e a melhora da qualidade de vida com a observância do calo ósseo no exame radiográfico, franca estabilidade ao exame clínico e ausência de dor com capacidade de sustentação e caminhada, eliminando uma ou duas muletas.
Entretanto, embora bem-sucedida, simples de ser replicada em outras instituições, pouco invasiva e de baixo custo, a terapia celular da pseudoartrose desenvolvida no Huap encontra dificuldades para encontrar pacientes que se enquadrem no perfil da terapia, em razão de questões inerentes às normativas oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS).
O estudo da terapia celular da pseudoartrose tem financiamento do CNPq, da Faperj, do Decit/Ministério da Saúde e da Finep.
Imagem: uff.br

EBE MONTA MÓDULOS PARA DUAS PLATAFORMAS E ALCANÇA MAIS DE 90% DE CONTEÚDO NACIONAL

Até o final de 2012, a EBE vai entregar os dez módulos que está construindo para a Petrobrás. A empresa assinou um contrato de US$ 122 milhões para o fornecimento de dois conjuntos de cinco módulos – um para a P-58 (Baleia Azul) e outro para a P-62 (Roncador). Cada conjunto contém três módulos de compressão de gás, um de compressão de gás booster e um de armazenamento químico. São plataformas do tipo FPSO (Floating Production Storage Offloading) divididas em 6 módulos de compressão de gás – Módulos 2A, 2B e 2C , 2 módulos de compressão Gás Booster - Módulo 09 e 2 módulos para área armazenagem de produtos químicos– Módulo 12. A montagem está sendo realizada no canteiro de obras localizado na Nuclep, em Itaguaí no Rio de Janeiro.
Os módulos que serão incorporados às plataformas P-58 e P-62, foram projetados para uma vida útil de 25 anos de operação contínua e apresentarão as seguintes características:
Um dos marcos da obra é a colocação dos módulos para as balsas (Load Out) e posterior transporte marítimo, com datas previstas para Junho/2012 os módulos da P-58, sendo transportados do Rio de Janeiro para o estado do Rio Grande do Sul e, para Agosto/2012 os módulos da P-62, transportados para o estado de Pernambuco onde serão realizadas suas respectivas integrações nos FPSO´s. Durante a fase da integração dos FPSO´s a EBE ainda terá um período de assistência técnica para a PNBV.
O Grupo MPE ao longo de sua existência sempre foi um incentivador do desenvolvimento do mercado nacional. Um exemplo a se destacar é este projeto, cuja a exigência contratual de conteúdo nacional é de 75,5% e a EBE esta atingindo o patamar de 90% destacando-se como o melhor índice atingido em obras desta natureza. Isto demonstra a capacidade de realizarmos obras no Brasil privilegiando os fornecedores nacionais. Outro destaque é a avaliação de desempenho realizada pelo nosso cliente denominado BAD (Boletim de Avaliação de Desempenho) que durante os nove meses de obra, atingimos os conceitos bem acima dos índices de uma boa qualificação, perfazendo uma média de quase 90 pontos.
O engenheiro Paulo Massa, responsável pela execução deste empreendimento, disse que a EBE está preparada para os novos desafios que virão: " A experiência de nossa equipe, está sendo mostrada nesta obra e comprova que a EBE está pronta para avançar ainda mais na produção de novos módulos para as futuras plataformas de produção. Desenvolvemos uma forma de trabalhar que nos dá ganho em escala, o que é muito bom para nós e para Petrobrás."
Imagem: cedida por Paulo da Luz

sábado, 21 de janeiro de 2012

SOCIAL EI!

Lilian e Kenia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Imagem: Rafael Sardenberg

SOCIAL EI!

Belo trio de turistas argentinas em visita ao Rio de Janeiro.

Imagem: Rafael Sardenberg 

SOCIAL EI!

Silvana, niteroiense, residindo atualmente no Rio de Janeiro, em visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Imagem: Rafael Sardenberg

SOCIAL EI!


Adrielly, de Natal, em pose exclusiva para o EI! no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.


Imagem: Rafael Sardenberg

SOCIAL EI!

Morena, bela turista latino-americana em visita ao Rio de Janeiro, posando para este blog e para o jornal EI! Entretenimento e Informação.

Imagem: Rafael Sardenberg

HORA DE BRINCAR

Janeiro chegou!!! E com ele as férias de verão tão esperadas pelas crianças. Época de brincadeiras, diversão, passeios, viagens e muito mais! E para que a criançada possa aproveitar cada minuto com segurança, seguem algumas dicas especiais.
Imagem: meninas-felizes.blogspot.com

HORA DE BRINCAR - CONFORTO ACIMA DE TUDO (2)

Devido ao calor dessa época do ano é recomendável o uso de peças confortáveis e práticas. Roupas em algodão e tecidos naturais são perfeitas para brincar: com elas a criança pode sentar, levantar, pular e correr livremente.
Fique atento para a segurança das peças: evite botões, lantejoulas e apliques que podem se soltar e ser engolidos pelos mais novos ou machucar os mais velhos.
Os calçados também devem ser confortáveis, estar no tamanho correto para evitar quedas e serem feitos de materiais que facilitem a transpiração.
Modelos com elásticos apertando os braços, as pernas e a cintura devem ser evitados, assim como golas justas ao pescoço, calças compridas e peças em cores escuras, que retêm mais o calor.
As peças mais elaboradas – como rendas e babados - devem ser utilizadas em ocasiões especiais. As roupas mais simples são as que oferecem maior conforto para as brincadeiras.
Imagem: blogdatricae.com.br

HORA DE BRINCAR - TENDÊNCIAS DA MODA (3)

Não só mais de rosa e azul são feitos os guarda-roupas de meninas e meninos. As coleções infantis apostam em cores modernas, como o laranja, o marinho e o abacate.
As estampas também estão presentes seguindo as tendências da moda internacional; xadrez, listras e desenhos exclusivos.
A malha é cada vez mais utilizada nas coleções por sua versatilidade e conforto: valorizam a liberdade de movimentos e favorecem a transpiração.
Os modelos possuem peças básicas - camisetas, vestidos, shorts - mas com design e corte diferenciado, além da utilização de tecidos de alta qualidade e durabilidade.
Imagem: mundodedicas.com

HORA DE BRINCAR - ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO (4)

Nesta época do ano é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação da criançada. A diversão das brincadeiras e os passeios podem fazer com que a criança não queira parar para se alimentar, mesmo estando com fome. Mas lembre-se de não pular nenhuma refeição: essa é a forma de garantir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos pequenos.
Prefira alimentos leves, como verduras, legumes, grelhados e assados. Abuse de saladas, verduras e legumes, frutas e sucos. Também não se esqueça dos alimentos que dão energia, como massas, arroz com feijão e carnes.
Outro ponto importante é a hidratação. Em atividades ao ar livre, com exposição direta ao sol – como praia e piscina - aumente a ingestão de água e sucos de fruta naturais.
Imagem: revistacrescer.globo.com

HORA DE BRINCAR - PROTEÇÃO SOLAR (5)

Estudos mostram que a exposição solar excessiva e desprotegida durante a infância está diretamente relacionada ao aparecimento de melanoma na vida adulta. Por isso a proteção solar é tão importante.
Evite a exposição no horário entre 10h e 16h, quando o sol está mais forte. Se estiverem ao ar livre neste horário procurem a proteção de árvores ou guarda-sóis.
O fator de proteção mínimo recomendado é o FPS 30 com proteção contra os raios UVA e UVB. Para as crianças é sempre melhor optar por produtos à prova d´água. Lembre-se de reaplicá-lo a cada 2 ou 3 horas e de usar também o protetor labial. Vale a pena questionar o pediatra sobre o protetor ideal para seu filho.
Estimule o uso de viseiras, chapéus e bonés para uma proteção extras aos olhos, orelhas e pescoço. Pergunte ao seu pediatra se o uso de óculos de sol com proteção UV é recomendável. Ele irá proteger os olhos de seu filho, evitando a predisposição à catarata.
Imagem: sempretops.com

HORA DE BRINCAR - PRIMEIROS SOCORROS (6)

Brincadeiras de verão podem resultar em quedas e machucados. Por isso tenha sempre a mão um kit básico: compressas de gaze, ataduras de crepe, micropore, tesoura, álcool a 70%, curativos tipo band-aid, antisséptico líquido, soro, medicamentos para alergia, náusea e vômito, além da carteira do plano de saúde e contato do pediatra da família.
Imagem: estilo.uol.com.br

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

TAIKOS: ARTE JAPONESA IMPERDÍVEL SE APRESENTA NO RIO!

Os Taikos (tambores japoneses) são famosos no mundo inteiro e fazem parte do que há de melhor na cultura artística daquele país.
O grupo Japan Marvelous, vindo da província japonesa de Fukuoka, em turnê especial pelo Brasil, realizará uma apresentação especial no final deste mês no Rio de Janeiro.
O grupo pertence à Escola Kawasuji de Taiko fundada há mais de 50 anos pelo mestre Yukihisa Oda. É formado por jovens tocadores com um perfil musical bastante amplo e eclético, do tradicional ao moderno. Representa muito bem a atual geração japonesa de jovens percussionistas.
Haverá também bebidas e salgados.
Informe-se já porque, além de o espetáculo ser imperdível, as vagas são limitadas.

Serviço:
Data: 29 de janeiro (domingo) - 18:00 horas.

Local: Associação Nikkei do Rio de Janeiro - Rua Cosme Velho, 1166 – Cosme Velho – Rio de Janeiro - RJ. Site: www.nikkeirj.com.br

Informações: Secretaria da Nikkei, telefones 2556-9010/ 2558-5991 e e-mail nikkeirj@nikkeirj.com.br

VIOLONISTA PAULO VIANA NO BISTRÔ MAC

O Bistrô MAC recebe o violonista Paulo Viana para uma apresentação repleta de composições internacionais. No repertório, clássicos populares italianos, espanhois e brasileiros.
Paulo Viana é formado em Violão e Regencia pela UNI-Rio, com mestrado em Flamenco pela UFRJ (96), diversificando suas apresentações como músico, arranjador e compositor. Escreveu a trilha sonora da novela a Padroeira (TV Globo, 2001), gravando os temas relativos aos personagens espanhois. Apresentações como solista, acompanhando bailes flamencos, com diversos grupos (Aire Andaluz, La Lumbre, Trio Flamenco etc), com o cantaor Pêpe de Granada, divulgando a arte espanhola. Apresentou-se na Europa, EUA e Africa, representando o Brasil em eventos incluindo a música brasileira e espanhola.


SERVIÇO:
DIA e Hora: sábado, 21 de janeiro, a partir das 21h.
LOCAL: Bistrô MAC, Museu de Arte Contemporânea, Mirante da Boa Viagem s/n, subsolo.
Reservas: 2629-1416.
O Bistrô funciona de terça a domingo das 9h às 18h. Sextas e sábados aberto para jantar, até o último cliente.
Imagem: cedida pelo Bistrô MAC



MÚSICA AO VIVO NO RESTAURANTE JAMBEIRO

Para quem quiser jantar ouvindo uma boa música, em um espaço aconchegante, o Restaurante Jambeiro, com Wilson Moura e Denise Santi, é uma boa opção, nesta sexta-feira, a partir das 21h. A apresentação conta com teclado e voz.
O Restaurante Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 131, no Ingá. Mais informações pelos tels. 2717-7393/2719-9893.

Imagem: flickr.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SLACKLINE - CAMPEÕES DESPONTAM EM NITERÓI

Duas árvores ou apoios fortes que possam sustentar uma fita de cerca de 1 polegada de largura. Este é o palco para se montar um grande espetáculo de acrobacias: o slackline. Diferente de andar na corda bamba, no slackline a tensão da linha pode ser ajustada permitindo exercícios de alongamentos e saltos mais semelhantes aos que se faz em trampolins.
O esporte nasceu na Califórnia, em início de 1980, através dos experimentos dos escaladores Grosowsky Adam e Jeff Ellington. Ao se espalhar pelo mundo acabou caindo também no gosto de surfistas e skatistas uma vez que os movimentos e os músculos usados são semelhantes nesses esportes. Crianças a partir de 5 anos já demonstram curiosidade pelo esporte que também pode ser praticado por adultos de todas as idades.
Praticar o slackline traz muitos benefícios físicos e mentais ao esportista destacando-se o equilíbrio, a concentração, a consciência corporal e a coordenação motora.
Há cerca de três anos, um grupo de jovens pratica o Slackline em Itacoatiara: Enrico Conti, Carlos Neto e Daniel Leal, conhecido como Daniel Olho (foto), são alguns dos atuais integrantes. Segundo Daniel, eles utilizam
uma fita especial, da Gibbon Slackline: “é uma fita feita especialmente para fazer manobras; é um modelo chamado Jibline, de cor preta. Existe uma catraca que faz uma redução de força para que a fita fique mais esticada e a gente tenha a elasticidade que deseja. Mas também tem uma outra fita mais longa – Surfline - que é uma fita roxa, que tem uma catraca muito mais forte.”
O equipamento é acessível a uma grande parcela da população. Daniel Olho afirma que o preço é relativo, pois se você for dividir pelos dias de Slackline que pratica, vai ver que não dá nem centavos por dia. Segundo Carlos Neto, quem quer evoluir no esporte, precisa comprar um equipamento bom.
Como na praia não há árvores, nem coqueiros, o grupo amarra a fita entre dois mastros de madeira: “a gente utiliza um sistema mais ecológico, que é usar as madeiras que estão deixadas de lado, abandonadas. Enterramos e fazemos um point de estruturas naturais. Nos preocupamos muito com a questão ecológica pois dependemos das árvores, da natureza, para o esporte acontecer”, afirma Daniel Olho. Ele diz ainda que quando árvores são utilizadas na prática do esporte, usam proteções de pano em volta da fita para não danificar o anel da casca da árvore. “Também não utilizamos árvores prematuras, que possam balançar e sacrificar as raízes”, declara Daniel.
O esporte vem crescendo no Brasil. O grupo representa Niterói em campeonatos, trazendo grandes resultados para a cidade. “Já existem vários campeonatos de Slackline, inclusive, esse ano, houve o primeiro Campeonato Brasileiro de Slackline, que foi no mês de setembro”, afirma Carlos Neto. Ele diz que ele próprio, o Daniel Olho, o Enrico Conti e o Gabriel Aglio, já participaram de campeonatos. Daniel conta que o Enrico já disputou a maioria dos campeonatos que têm aqui, vem ganhando vários ou obtendo excelentes colocações; o Gabriel foi o campeão da Copa Nacional de Slackline, na Feira do Ibirapuera, em São Paulo; o Carlos Neto é campeão niteroiense de Slackline, tendo vencido o primeiro campeonato disputado na cidade, neste ano. O próprio Daniel participou de uma competição internacional na Argentina, ficando em 3º lugar. Foi o primeiro título internacional para o Brasil representando este grupo de Niterói. Estes jovens têm mostrado um bom trabalho nesse esporte tendo na equipe os melhores do Brasil.
Para fornecer mais suporte aos atletas, eles estão trabalhando para formar as Associações de Slackline Estadual e Nacional. “É natural que o esporte comece como o skate e outros esportes começaram; eles vieram acontecendo naturalmente e depois formaram Associações. Acredito que entre o início e meados do ano que vem teremos uma Associação de Slackline aqui”, afirma Daniel Olho.
Imagem: Rafael Sardenberg

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

TIO SAM INCENTIVA O ESPORTE NITEROIENSE

Tudo começou em 1988, quando foi fundado o time de futsal Tio Sam Esporte Clube, que conquistou vários títulos e revelou destacados jogadores. Com o tempo, o Grupo Tio Sam evoluiu, e hoje, é reconhecido pela qualidade dos serviços prestados em várias áreas.
Um grupo de visão. Assim pode-se definir a rede de academias Tio Sam Gym Center, que conta com quatro unidades de excelente estrutura espalhadas por Niterói, no Barreto, em Camboinhas, na Rua Miguel de Frias, em Icaraí e no Clube de Regatas Icaraí, na Praia de Icaraí, nas quais atende os seus alunos, incentivando o esporte niteroiense. Além do mais, patrocina vários atletas que têm obtido excelentes resultados em esportes tanto aquáticos, quanto terrestres. No Atletismo, o maior destaque: o maratonista Marcos Quintanilha, representante de Niterói na São Silvestre-2011. No mesmo esporte, temos ainda a fundista (5km e 10km) Karin Caldas e o atleta Laurenio A. Bezerra. Nos esportes aquáticos também são fortes: na Vela, as duplas Daniel Claro e Mateus Tavares (Tio Sam/Navegante), sexta melhor do mundo na classe Snipe, e os irmãos Victor e Felipe Sabino, de 20 e 16 anos, respectivamente, atuais campeões cariocas e brasileiros da mesma classe, na categoria júnior; e a bodyboarder Maria Helena Tostes. Nas artes marciais, destaca-se Matheus Guilherme da Costa, no Jiu-Jitsu. Nos esportes radicais, José Guilherme Lopes Lessa, na Asa Delta. Para fechar o grupo, o tenista Savio Marcolini Junior.
Assim, o Tio Sam presta ao esporte brasileiro um tipo de cooperação ao mesmo tempo rara, quanto indispensável: o patrocínio.
Imagem: blogmb.zip.net

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SAIBA PORQUE CUIDAR DA PELE DESDE CEDO É IMPORTANTE

Sabe aquela historia de que aos 20 anos a nossa pele é exatamente a que Deus nos deu, e aos 40, o resultado do que nós fizemos por ela? A idéia central continua a mesma: cuidar hoje significa ter amanhã. Porém pesquisas recentes sobre envelhecimento, feitas em grandes universidades de todo o mundo, jogaram por terra o valor do tempo. Isso mesmo. Esperar até os 25 anos para tratar e proteger a pele é coisa do passado.
A nova pele, é renovada naturalmente a cada 38 dias. Com o passar do tempo o espaço de "troca de casca"ganha intervalos maiores. E as células sofrem mais tempo a ação do sol do vento e do próprio envelhecimento natural resultado: a pele fica mais grossa, opaca e até enrugada. Por isso, a partir dos 18 anos- às vezes 15, dependendo da fragilidade da pele já é mais do que hora de dar uma força para a renovação celular.
Com a quantidade de tratamentos disponíveis, é possível não só manter a pele jovem por mais tempo como deixá-la ainda mais bonita do que a versão original acabando com as manchinhas, pequenas asperezas e falta de brilho. E, com essa missão, novos cosméticos vêm surgindo juntamente com novas técnicas usadas por esteticistas atualizadas.
Maria José
Esteticista membro do Colégio Brasileiro de Estética e Cosmetologia
Pós - graduada em Estética e Cosmetologia
Tel.: 21 2611-5503/21 9777-3377
Imagem: revistashape.uol.com.br

sábado, 14 de janeiro de 2012

SUCOS DESINTOXICANTES

Nos meses seguintes às festas comemorativas como Natal e Réveillon as pessoas acabam comendo alimentos não tão saudáveis e bebidas alcoólicas, podendo trazer conseqüências como a volta do peso indesejado ou a retenção de substâncias como excesso de gordura nas artérias e veias.
Nada melhor do que depois desse período limpar um pouco o organismo com alguns tipos de sucos, chamados sucos desintoxicantes.
Nosso corpo necessita de água e todo tipo de líquidos para hidratarmos nossas células. Necessitamos de macronutrientes e micronutrientes além de prática de atividade física para melhorar a disposição e recuperar a boa forma.
Os sucos ditos desintoxicantes são preparados por vegetais crus, tais como: frutas, folhas, raízes, legumes e germinados, além de serem compostos por água para hidratação, fibras que ajudam na regulação intestinal e carreamento de gordura, pois esses sucos também têm a função de nutrir de forma efetiva nosso organismo.
Porém vale ressaltar que nada substitui a hidratação alcançada com a ingestão de água, onde a recomendação dada é de tomar pelo menos 2 litros de água por dia. E também não se deve substituir as refeições pela ingestão de água.
Vale ressaltar que os sucos ditos desintoxicantes não substituem nenhuma refeição, devemos diariamente realizar seis refeições em intervalos de até 3 horas. Sempre dando preferência a utilização de alimentos saudáveis e sucos naturais. Pois assim podemos evitar no futuro o aparecimento de gorduras localizadas indesejáveis e doenças como obesidade, diabetes e depois que podem ser causadas ou serem agravadas por uma má alimentação.
Dra. Valesca Coimbra
Nutricionista Clínica – CRN-RJ 09100165 e Terapeuta Floral
Pós-graduanda em Nutrição Clínica pela UFF – Universidade Federal Fluminense
Tel.: 2717-7826/ 7682-6994
Imagem: patafeianuncamais.blogspot.com

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

BISTRÔ MAC LOUNGE VERÃO 2012

No charmoso Bistrô MAC, com a presença de grande público, aconteceu nesta quinta-feira a 1ª edição do Bistrô MAC Lounge Verão 2012. O evento iniciou e terminou com a música eletrônica do DJ Marcelo Abreu. Guilherme Schwab (foto) apresentou em violão, harmônica e voz, um repertório variado, de Beatles, Bob Dylan e Michael Jackson, entre outros. O show continuou com a voz de Roberta Espinoza, que acompanhada pelo saxofonista Rodrigo Revelles e pelo guitarrista Peterson Borges, cantou músicas de Jorge Ben Jor, Seu Jorge e Raul Seixas e as canções de sua autoria Nada de Boba e Pista de Dança. Outras edições do evento serão realizadas e a programação pode ser acompanhada por este blog.
Imagem: Rafael Sardenberg 

MÚSICA AO VIVO NO RESTAURANTE JAMBEIRO

Para quem quiser jantar ouvindo uma boa música, em um espaço aconchegante, o Restaurante Jambeiro, com Wilson Moura e Denise Santi, é uma boa opção, nesta sexta-feira, a partir das 21h. A apresentação conta com teclado e voz. O Restaurante Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 131, no Ingá. Mais informações pelos tels. 2717-7393/2719-9893.
Imagem: flickr.com

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

TRANSITAR POR NITERÓI - UMA TORTURA

Em 2009, a Prefeitura de Niterói apresentou o plano de organização para o trânsito e o transporte da cidade elaborado pelo escritório de Arquitetura Jaime Lerner. Na época foi anunciado que o objetivo seria realizar todo o projeto em cerca de dois anos. Este prazo esgotou em novembro e o que aconteceu nesse tempo foi uma piora sensível no trânsito da cidade. Do projeto, por enquanto, a população acompanha uma obra no centro: o início da escavação de um futuro mergulhão na Rua Marquês de Paraná.
A partir do boom imobiliário, deslocar-se por Niterói vem se tornando uma tortura, cada vez mais dolorosa. Para piorar, a cada acidente na ponte ou chuva um pouco mais forte, a cidade pára. Cumprir horários é quase uma missão impossível.
Curtas distâncias podem ser feitas a pé ou de bicicleta. Porém as ciclovias, não passam de faixas pintadas em alguns trechos de poucas ruas, ainda têm hora marcada para serem utilizadas. Para médias e longas distâncias a população ficou sem opção.
Nos dias de hoje, o ideal seria usar o transporte coletivo. Com custo relativamente acessível, essa escolha diminui o volume de veículos nas ruas, melhorando o trânsito e contribuindo para menor poluição do ar. Mas Niterói conta com frota de ônibus em condições de estimular esse saudável hábito? A oferta de horários atende bem a população? As empresas oferecem um bom treinamento para seus funcionários? A conservação e a limpeza dos carros são feitas de maneira adequada? Os órgãos competentes fiscalizam, de fato, o cumprimento das normas de segurança dos usuários?
Uma leitora do EI! depois de esperar por mais de 30 minutos no ponto e prestes a perder um compromisso embarcou, em um ônibus lo-ta-do, por volta das 15 horas. Segundo ela, o número de pessoas em pé era tanto, que não dava para mexer um músculo. “Fiquei imaginando como trafegam na hora do rush...”, confessou a passageira.
Resta ao niteroiense sonhar, durante o tempo em que fica preso no “engarrafamento nosso de cada dia”, com a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) e outras melhorias planejadas para a Nova Niterói.
Imagem: odiariodaregiao.com

MÚSICA NA CHOPERIA ICARAÍ GRILL

Para quem gosta de comida com música, o Restaurante Icaraí Grill tem, nesta quinta-feira, Flash Back das 19h às 00h, com Carlinhos DJ com o melhor dos anos 70, 80 e 90, e na sexta-feira, MPB ao vivo, a partir das 19h. O Restaurante Icaraí Grill fica na Rua da Conceição, 204, no Centro. Mais informações pelos tels. 2613-0694/2704-5816.
Imagem: ofertaunica.com

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

VIOLONISTA PAULO VIANA NO BISTRÔ MAC

O Bistrô MAC recebe o violonista Paulo Viana para uma apresentação repleta de composições internacionais sábado, dia 14, a partir das 21h. No repertório, clássicos populares italianos, espanhois e brasileiros.
Paulo Viana é formado em Violão e Regencia pela UNI-Rio, com mestrado em Flamenco pela UFRJ (96), diversificando suas apresentações como músico, arranjador e compositor. Escreveu a trilha sonora da novela a Padroeira (TV Globo, 2001), gravando os temas relativos aos personagens espanhois. Apresentações como solista, acompanhando bailes flamencos, com diversos grupos (Aire Andaluz, La Lumbre, Trio Flamenco etc), com o cantaor Pêpe de Granada, divulgando a arte espanhola. Apresentou-se na Europa, EUA e Africa, representando o Brasil em eventos incluindo a música brasileira e espanhola.
Apresentação: sábado, 14 de janeiro, a partir das 21h. Não é cobrado couvert artístico.
Reservas: 2629-1416
Funcionamento: de terça a domingo das 9h às 18h. Sextas e sábados aberto para jantar, até o último cliente.
Bistrô MAC, Museu de Arte Contemporânea, Mirante da Boa Viagem s/n, subsolo.
Imagem: cedida pelo Bistrô MAC

MY FRENCH FILM FESTIVAL - ALIANÇA FRANCESA NITERÓI

Terra TV exibe todos os filmes da mostra francesa “My French Film Festival”

De 12 de janeiro a 12 de fevereiro, internauta poderá assistir gratuitamente pelo Terra todos os filmes do festival de cinema francês.
De 12 de janeiro a 1º de fevereiro na web site www.Myfrenchfilmfestival.com e de 12 janeiro a 12 de fevereiro na TerraTV :
(http://terratv.terra.com.br/videos/Diversao/Festival-Online-de-Cinema/5230/My-French-Film-Festival.htm).

São Paulo, dezembro de 2011 – O Terra, maior empresa latinoamericana de mídia digital, exibirá gratuitamente todos os filmes participantes da segunda edição do festival online de cinema francês, My French Film Festival. Organizado pela Unifrance Films, a mostra acontecerá de 12 de janeiro a 1º de fevereiro, porém os vídeos ficarão disponíveis no Terra até o dia 12 de fevereiro.

A programação inclui 10 filmes de curta-metragem e 10 longas, produzidos pela nova geração de cineastas franceses. Além dos concorrentes, serão exibidos também dois filmes e um curta-metragem que não competem no festival: “La Traversée de Paris” e ‘La Vérité’, dos consagrados diretores Claude Autant-Lara e Marc Bisaillon, respectivamente, e o curta Trotteur, de Arnaud Brisebois et Francis Leclerc. Para completar a oferta cinematográfica, o Terra TV reunirá em um canal especial, durante o período da mostra, entrevistas com os 20 diretores das produções apresentadas no concurso e trailers de todos os filmes e curtas concorrentes.
“Nosso acordo com My French Film Festival garante a variedade de filmes no catálogo do Terra TV, que tem como objetivo levar a mais ampla oferta de conteúdos a todos os países onde o Terra está presente. Não só os blockbusters dos principais estúdios de cinema, como também o melhor da produção local e os filmes normalmente exibidos apenas em mostras ou festivais”, comenta Carolina Vianna, responsável pela programação do Terra TV.
Os internautas poderão assistir de forma gratuita a seleção de filmes, por meio do canal My French Film Festival, no Terra TV, e votar nos favoritos. Além do voto popular, o evento conta com um júri, composto por jornalistas internacionais e por blogueiros, facebookers e twitteiros, que escolherá qual das produções levará o prêmio de melhor filme do Festival.
Segundo a executiva do Terra, a audiência de My FFF, cujos filmes estarão legendados em português, promete ser significativa, assim como ocorreu recentemente com a exibição inédita na internet do nacional ‘Quebrando o Tabú’ pelo Terra TV.
Já para a diretora executiva da Unifrance Films, Régine Hatchondo, o festival permite renovar o público do cinema francês e mostrar a nova geração de cineastas franceses. “Este é o primeiro e único festival de cinema que pode ser visto pela internet em todo o mundo. A aliança com o Terra é uma ótima oportunidade para democratizar a festa e atingir o maior número de pessoas na América Latina de forma gratuita”. A executiva conta ainda que a última edição da mostra atraiu mais de 320 mil internautas e, para 2012, promete novidades.

Programação do My French Film Festival

I – FILMES DE LONGA METRAGEM
Concurso :
8 fois debout, de Xabi Molia
Belle épine, de Rebecca Zlotowski
Case départ, de Thomas Ngijol, Fabrice Eboué, Lionel Steketee
D'amour et d'eau fraiche, d’Isabelle Czajka
Entre nos mains, de Mariana Otero
J'aime regarder les filles, de Frédéric Louf
La reine des pommes, de Valérie Donzelli
Memory lane, de Mikhael Hers
Pauline et François, de Renaud Fely
Un poison violent, de Katell Quillevéré

II- CURTA-METRAGEM
Aglaée, de Rudi Rosenberg
C’est à Dieu qu’il faut le dire, d’Elsa Diringer
L’Accordeur, d’Olivier Treiner
J’aurais pu être une pute, de Baya Kasmi
Le Meilleur Ami de l’Homme, de Vincent Mariette
Petit Tailleur, de Louis Garrel
Monsieur l’Abbé, de Blandine Lenoir
Dripped, de Léo Verrier
Cul de Bouteille, de Jean-Claude Rozec
Le Silence sous l’écorce, de Joanna Lurie

Fora do concurso :
La traversée de Paris, de Claude Autant-Lara
La Vérité, de Marc Bisaillon
Trotteur, de Arnaud Brisebois et Francis Leclerc
Imagem: cedida pela Aliança Francesa Niterói

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

BISTRÔ MAC LOUNGE VERÃO 2012

DOENÇA INFLAMATÓRIA DA COLUNA: ATENÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE

Dados mostram que a maioria dos indivíduos experimentará ao longo da vida pelo menos um episódio de lombalgia aguda. Estes quadros benignos caracterizam-se por dor lombar de início agudo, bastante doloroso, pior à movimentação do tronco, aliviado com o repouso e com duração média de poucas semanas.
Agora, preste bastante atenção se você for jovem ou adulto até os 45 anos e apresentar dor lombar com as seguintes características: duração maior do que 3 meses; início insidioso, isto é, vagaroso; rigidez lombar matinal maior que 30 minutos; melhora da dor lombar com o exercício; nenhuma melhora com o repouso e piora noturna da dor, geralmente na segunda metade da noite, com alívio subsequente após levantar-se. Caso preencha todas ou a maioria destes sintomas, procure um reumatologista pois você pode ser portador de uma doença reumática crônica autoimune chamada de espondiloartrite.
O termo “espondiloartrite” engloba algumas doenças que podem evoluir com processo inflamatório das articulações sacroilíacas (junção da bacia com a coluna) e da coluna vertebral. O protótipo do grupo é constituído pela espondilite anquilosante. Doenças como a psoríase, Crohn, retocolite ulcerativa e a artrite reativa também são potencialmente capazes de cursar com este padrão de lombalgia inflamatória. Outros sinais e sintomas podem estar presentes, tais como: inflamação de articulações periféricas (ex: joelhos, tornozelos, pés), dor nos calcanhares devido à inflamação da inserção óssea do tendão de Aquiles ou da fáscia plantar, episódios agudos de dor e vermelhidão ocular (uveíte) e inchaço difuso dos dedos das mãos e dos pés (dactilite).
Grandes avanços têm ocorrido no campo da fisiopatologia e também no tratamento deste grupo de doenças. Já há disponibilidade no SUS de medicamentos biológicos direcionados contra moléculas implicadas no mecanismo da doença que proporcionam melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida dos pacientes. Entretanto, o melhor benefício é conseguido com o diagnóstico precoce.
Dr. Rodrigo Poubel Vieira de Rezende
Médico Reumatologista - Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia
www.rodrigopoubel.com.br - Consultório: 2613-5469/2613-2184
Imagem: orthopauher.com.br

domingo, 8 de janeiro de 2012

PRÊMIO MELHOR DO MUNDO DA FIFA DE 2011

O Prêmio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA completa, em 2011, vinte anos de existência. Cinco jogadores brasileiros já conquistaram o prêmio: Romário (1994), Rivaldo (1999), Kaká (2007), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) e Ronaldo (1996, 1997 e 2002). O francês Zinédine Zidane, com três conquistas, é o maior vencedor, juntamente com Ronaldo. Apenas um africano conquistou a premiação, o liberiano George Weah, em 1995. Em 2011, o argentino Lionel Messi (foto) pode ser o primeiro a realizar o feito de conquistar a premiação por três vezes consecutivas: ele concorre com o português Cristiano Ronaldo e com o espanhol e seu companheiro de clube Xavi, no dia 9 de janeiro de 2012.
Na mesma cerimônia de premiação será eleita, também de uma lista prévia de 55 jogadores divulgada em dezembro, a Seleção Mundial de 2011. Deste grupo, serão escolhidos um goleiro, quatro defensores, três meio-campistas e três atacantes. A seleção atual campeã mundial, a Espanha, conta com 12 representantes, seguida por Brasil com oito, Alemanha e Inglaterra, com cinco, Portugal com quatro, França, Holanda e Itália com três, Costa do Marfim, Argentina e Uruguai com dois e Sérvia, País de Gales, Bélgica, Colômbia e Camarões, com um. Os brasileiros na lista são os laterais-direitos Daniel Alves e Maicon, os zagueiros Lúcio, David Luiz e Thiago Silva, o lateral-esquerdo Marcelo, o meia Kaká e o atacante Neymar, o único deles em atividade no Brasil.
Por tudo que mostrou mais uma vez em 2011, especialmente na final do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, na goleada por 4 X 0 do Barcelona sobre o Santos, quando marcou dois gols, a conquista de Melhor do Mundo da FIFA de 2011 muito dificilmente não ficará com Lionel Messi, apesar de concorrer com dois jogadores também de altíssimo nível, principalmente Cristiano Ronaldo, que faz toda a diferença no Real Madrid e na Seleção Portuguesa. Em relação à Seleção Mundial, espero muitas dificuldades na escolha dos 11 jogadores, pois encontram-se na lista apenas nomes de muito peso do futebol mundial da atualidade. Acredito que entre os brasileiros que estão concorrendo, Daniel Alves, Thiago Silva, Marcelo, Kaká e Neymar, o maior nome do futebol brasileiro no momento, pelo menos um têm todas as condições de aparecer nessa seleção.
No feminino, a brasileira Marta concorre novamente, podendo ganhar pela sexta vez consecutiva.
Imagem: futjr.blogspot.com

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MÚSICA AO VIVO NO RESTAURANTE JAMBEIRO

Para quem quiser jantar ouvindo uma boa música, em um espaço aconchegante, o Restaurante Jambeiro, com Wilson Moura e Denise Santi, é uma boa opção, nesta sexta-feira, a partir das 21h. A apresentação conta com teclado e voz. O Restaurante Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 131, no Ingá. Mais informações pelos tels. 2717-7393/2719-9893.
Imagem: flickr.com