quinta-feira, 31 de março de 2011

DISTRIBUIÇÃO DO JORNAL EI!

Neste final de semana, 01 a 03/4, será distribuído o jornal EI! Entretenimento e Informação. Começará pelos shopping centers e padarias de Icaraí e, em seguida, padarias e prédios residenciais de Boa Viagem, Ingá, Charitas, São Francisco, Santa Rosa, Vital Brazil e Ponta d’Areia.
Os destaques são: moda, saúde (bruxismo, dor orofacial) e, para os interessados em futebol, os cariocas na Libertadores da América, Copa do Brasil e Taça Rio.
O blog sardenbergesporte.blogspot.com continuará fazendo a cobertura dos esportes e o blog eientretenimentoinformacao.blogspot.com, apresentando assuntos variados.
Não percam!

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA: GUARANÍ X CRUZEIRO

No Defensores del Chaco, o Cruzeiro venceu o Guaraní, por 2 X 0, com gols de Thiago Ribeiro (foto) e Ortigoza.
A Raposa volta a campo contra o Estudiantes, no próximo dia 13, às 21h50 (de Brasília), no Ciudad de la Plata.
A classificação do Grupo 7 é a seguinte: o Cruzeiro lidera, com 13 pontos, o Estudiantes tem 10, o Deportes Tolima, 5, e o Guaraní ainda não pontuou.
A equipe brasileira tem muito talento, e tudo para terminar a fase de grupos na primeira colocação de sua chave.
Imagem: Agência AP

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA: INTER X JORGE WILSTERMANN

No Beira-Rio, o Inter venceu o Jorge Wilstermann, por 3 X 0. Oscar (foto), com excepcional atuação, D'Alessandro e Zé Roberto fizeram os gols. Lucas Fernández foi expulso, pela equipe boliviana.
O colorado volta a campo contra o Jaguares, na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Victor Manuel Reyna.
O Inter lidera o Grupo 6, com 10 pontos, seguido por Emelec, com 7, Jaguares, com 6, e Jorge Wilstermann, que ainda não pontuou.
Acredito muito na classificação do colorado na liderança de seu grupo.
Imagem: Lucas Uebel/Vipcomm

COPA DO BRASIL: PARANÁ X BOTAFOGO

No Durival de Brito, em Curitiba, o Botafogo venceu o Paraná, por 2 X 1. Rodrigo Defendi marcou, para os donos da casa, enquanto Antônio Carlos (foto) e William fizeram os gols dos visitantes. Luiz Camargo foi expulso, pelo Paraná, enquanto Somália tomou o cartão vermelho, pelo Botafogo. Essa partida marcou a estreia de Caio Junior, no comando da equipe carioca.
O alvinegro da Estrela Solitária enfrenta novamente o anilrrubro paranaense, na partida de volta da segunda fase, na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, podendo até perder por 1 X 0, que ainda assim se classifica às oitavas-de-final da competição. A equipe paranaense precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso vença por 2 X 1, a decisão será nos pênaltis. O vencedor desse confronto enfrenta o Avaí-SC.
O Botafogo mostrou uma grande evolução, jogando bem, e de forma ofensiva, na partida desta quarta-feira. 
Imagem: Huerle Andrey/Agência Estado

COPA DO BRASIL: ABC X VASCO

No Frasqueirão, em Natal, o Vasco, de Diego Souza (foto, esquerda), sem criatividade no meio-campo, ficou no zero com o ABC.
O cruzmaltino enfrenta novamente o alvinegro potiguar, na partida de volta da segunda fase, na próxima quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), em São Januário, precisando de uma vitória, para se classificar às oitavas-de-final da competição. Um novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis. Um empate com gols classifica o ABC. O vencedor desse confronto enfrenta o Náutico-PE.
O Vasco, que vem em um momento de grande evolução, precisa jogar melhor do que na partida desta quarta-feira, se quiser chegar a algum lugar nesta temporada. Acredito que a equipe sentiu muito a ausência de última hora do meia Felipe, que ficou fora da partida devido a ter se queixado de dores musculares na panturrilha direita. Ele sequer viajou para Natal.
Imagem: Futura Press

MEDICAMENTO CONTRA A AIDS DISPONÍVEL

Segundo o Ministério da Saúe, todas as 700 unidades dispensadoras de medicamentos do Brasil já estão abastecidas com o medicamento antirretroviral atazanavir 300 miligramas. O remédio, utilizado no tratamento da Aids, é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há quantidade suficiente para abastecer o Brasil até meados de junho. Outros 2,9 milhões de cápsulas, também do primeiro lote, aguardam certificação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e devem ser entregues nas próximas semanas.
Uma segunda remessa da formulação de 300mg, com 4,9 milhões de cápsulas, está prevista para chegar ao País até o fim de abril. O terceiro e quarto lotes do medicamento deverão ser entregues no segundo semestre, em agosto e dezembro. Atualmente, 33.250 pessoas com Aids tomam o atazanavir 300mg no Brasil. A droga é utilizada, geralmente, em pacientes adultos que estão começando o tratamento. O medicamento existe, também, na formulação de 200 miligramas, cujo estoque está regularizado em todo o País. Aproximadamente 7,5 mil pacientes utilizam a formulação de 200mg.
Todos os portadores do HIV residentes no Brasil que desenvolvem a doença recebem os medicamentos por meio do SUS. Atualmente, 200 mil pessoas recebem os antirretrovirais. Metade deles é produzida por laboratórios nacionais e a outra metade é importada – como é o caso do atazanavir.
Fonte: Secom.
Imagem: carbonario.blogspot.com

FINANCIAMENTO DE PESQUISAS SOBRE ADESÃO DE TRABALHADORES INFORMAIS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou chamada pública para o financiamento de pesquisas sobre a adesão dos trabalhadores informais ao Programa do Empreendedor Individual. As instituições brasileiras que se enquadram nos requisitos para realizar as pesquisas têm até 28 de abril para esclarecer as dúvidas. As consultas prévias devem ser preenchidas segundo o roteiro de informações específico e entregues diretamente no protocolo do BNDES até 13 de maio. As pesquisas científicas vão avaliar o impacto da formalização sobre a demanda de crédito, geração de emprego e receita fiscal. As informações levantadas deverão incluir dados sobre os perfis dos proprietários e empregados, como nível de instrução, carga horária de trabalho e grau de escolaridade, bem como dados sobre a geração de empregos e rendimentos, acesso ao crédito, investimentos e dificuldades encontradas nos negócios. Os estudos devem abordar também as possíveis razões que ainda impedem a formalização de trabalhadores no País. Para mais informações, acesse o endereço eletrônico www.bndes.gov.br
Fonte: Secom.
Imagem: decifrando.com

MAC - FEIRA DE TROCA CULTURAL

A Feira de Troca Cultural é um evento dinâmico e descontraído que acontece no pátio do Museu de Arte Contemporânea de Niterói todo primeiro domingo do mês. Os interessados devem trazer seus objetos, usados ou não, para poderem realizar as trocas. A prioridade são objetos de cunho cultural, como cds, dvds, livros, vinis etc.
Paralelamente à feira estará acontecendo a Tocata Aberta, uma oficina experimental de música intuitiva. Para participar não é necessário saber tocar nenhum instrumento.
* Lembramos que os cds e dvds deverão ser originais, não sendo permitida a troca de versões copiadas
-Local: Pátio do MAC de Niterói - Mirante da Boa Viagem, s/nº - Niterói – RJ
- Horário: 10h às 13h
* Entrada Franca
- Para mais informações: 2620-2400 ramal 29
Imagem: macniteroi.com.br

quarta-feira, 30 de março de 2011

BALLET DE NITERÓI ABRE TEMPORADA NO MUNICIPAL DO RIO

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, dirigida por Roberto Lima, está fazendo uma turnê nacional. Em comemoração aos seus 19 anos, a Companhia estará se apresentando no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com o tema Choros e Valsas – Um Tributo a Pixinguinha. O coreógrafo é Rodrigo Negri e o espetáculo abrirá a temporada de dança do Municipal, no dia 03 de abril, domingo próximo.
Depois? Mais apresentações pelo País.
Criada em 1992 com a finalidade de manter um núcleo de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e outros profissionais ligados ao universo da dança, a Companhia está em franca ascensão.
Parabéns aos bailarinos, coreógrafo e diretor e gratos pela divulgação e engrandecimento da arte - equipe do jornal EI! Entretenimento e Informação.
Imagem: mozarteum.org.br

FESTIVAL DE CINEMA: INSCRIÇÕES

Cineastas brasileiros têm até 10 de abril para se inscreverem na 21ª edição do Cine Ceará, que será realizada de 8 a 15 de junho, em Fortaleza. O festival premiará com o troféu Mucuripe os filmes inscritos nas categorias longa-metragem (filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica) e curta-metragem (filme, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica). Os curtas devem ter até 20 minutos de duração, em qualquer formato, e terem sido realizados por produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no País há mais de três anos. Já os longas-metragens devem ter duração mínima de 70 minutos, feitos por produtores e/ou diretores ibero-americanos (da América Latina ou Caribe, Portugal e Espanha), em formatos profissionais. O prêmio da crítica para melhor curta e longa metragem será concedido por um júri formado por críticos de cinema. Ao melhor longa será entregue, pelo júri oficial, um prêmio no valor de dez mil dólares. Um júri de estudantes das universidades de Fortaleza escolherá o melhor curta da mostra “Olhar do Ceará”, que será premiado com o troféu Mucuripe. www.cultura.gov.br
Fonte: Secom.
Imagem: jangadeiroonline.com.br

ENEM: UNIVERSIDADES PÚBLICAS VÃO ELABORAR QUESTÕES PARA PROVA

A partir deste ano, instituições públicas de ensino superior vão participar da elaboração do banco de itens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Chamada pública convocando instituições interessadas em elaborar e revisar itens para a prova foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) da última segunda-feira (28). As universidades federais, estaduais e municipais, além dos institutos federais de Educação Profissional podem se cadastrar para participar do edital. Antes, as questões do Enem eram feitas por professores ou especialistas contratados diretamente para a tarefa. O investimento nesse projeto será de R$ 100 milhões.
Fonte: Secom.
Imagem: aprovadonovestibular.com

terça-feira, 29 de março de 2011

MAIS SAMBA NO SÃO ZÉ

Sambas consagrados são interpretados pelo Samba do Zé, que inicia a programação de final de semana do São Zé Casa de Música, nesta sexta-feira, a partir das 23h. Walace Araújo (banjo e voz), Juninho (pandeiro), Deivson Palito (cavaquinho e voz), Giovani (surdo), Farinha (tantan) e Moramed (violão), cantam sucessos como “Me apaixonei pela pessoa errada”, “Telegrama”, “Tempo de Don Don”, entre outros.
No sábado, também a partir das 23h, Mônica Mac, com uma presença marcante e um carisma que contagia, promete colocar o público para dançar ao cantar ao lado dos músicos Hernani Valente (cavaquinho e voz), Almir do Pandeiro (pandeiro de couro e voz), e Flávio Pizzoti (violão 7 cordas) grandes sambas de raiz de Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Clara Nunes, Paulo César Pinheiro, entre muitos outros.
Serviço
São Zé Casa de Música
Rua 10, número 6, Cafubá, Piratininga (atrás do antigo Capelinha)
Classificação: 18 anos
Informações: (21) 7898-4623
Capacidade: 350 pessoas

Imagem: Paulinho da Viola (imagensgratis.com.br).

BRASIL FECHA FEVEREIRO COM 207,5 MILHÕES DE CELULARES

O Brasil fechou fevereiro de 2011 com mais de 207,5 milhões de assinantes na telefonia celular. Nos dois primeiros meses do ano, o Serviço Móvel Pessoal (SMP) registrou 4,6 milhões de novas habilitações (crescimento de 2,28% no ano), com teledensidade de 106,91 acessos por 100 habitantes (crescimento de 2,13% no ano). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável pelos dados, o número absoluto de novas habilitações em janeiro e fevereiro de 2011 é o maior dos últimos onze anos.
Fonte: Secom.
Imagem: huffingtonpost.com

AUMENTAM OS GASTOS DE TURISTAS ESTRANGEIROS

As despesas de turistas estrangeiros registradas no segundo mês de 2011 aumentaram 12,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pelo Banco Central revelam que foram gastos US$ 572 milhões este ano. Em fevereiro de 2010, o valor foi de US$ 509 milhões. O gasto de turistas estrangeiros no Brasil, de janeiro a fevereiro deste ano, foi de US$ 1,16 milhão, superando em 8,58% o mesmo período de 2010, quando US$ 1,07 milhão entrou no País por meio de viagens internacionais. Para o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, os números estão atrelados ao trabalho de promoção internacional desenvolvido e à constante melhoria na qualidade dos serviços turísticos oferecidos no País. O cálculo feito pelo Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais. www.turismo.gov.br
Fonte: Secom.
Imagem: jaunted.com

PESCA E AQUICULTURA: ACORDO BRASIL-NORUEGA

Reduzir o desmatamento na Amazônia, aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por meio da produção de peixes são metas do governo federal. Um encontro entre Brasil e Noruega deve dar início a um plano de desenvolvimento da Pesca e Aquicultura no País. Autoridades e técnicos da Noruega estarão reunidos com o governo brasileiro, até a próxima quinta-feira, para planejar a execução do acordo de cooperação feito entre os países em 2009.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: outdoors.webshot.com

segunda-feira, 28 de março de 2011

SUSPENSAS AUTORIZAÇÕES PARA CONCURSOS NO SETOR FEDERAL

Por intermédio de portaria do Ministério do Planejamento, publicada no D.O.U. desta 2ª feira, ficam suspensos, por tempo indeterminado, as autorizações para a realização de novos concursos públicos e o preenchimento de cargos no âmbito da administração pública, abrangendo autarquias e fundações, do Poder Executivo. Vale dizer, a medida, que faz parte do esforço do Governo para cortar os gastos públicos em 50 bilhões de reais, não abrange os Poderes Legislativo e Judiciário, nem as administrações públicas estaduais e municipais.
Fonte: D.O.U.
Imagem: oabelhudo.com.br

A equipe do EI! torce para que, o mais rápido possível, a situação seja resolvida, tanto para que nossos jovens tenham mais oportunidade de trabalho, como porque, de acordo com sindicalistas, já existem atividades públicas federais carentes de servidores para atender às demandas da população.


MERCOSUL FACILITA COTIDIANO DO CIDADÃO

Um cidadão do Mercosul percebe as vantagens da formação do bloco, por exemplo, ao viajar pelas fronteiras com apenas a carteira de identidade, facilidade que aumentou o trânsito de estudantes, professores de universidades e empresários dos quatro países. A redução dos entraves facilita também o turismo, a prestação de serviços e a circulação de bens culturais.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: mktstudents.blogspot.com

domingo, 27 de março de 2011

CAMPEONATO CARIOCA: CLASSIFICAÇÃO

Vamos à classificação, após a 5ª rodada da Taça Rio. No Grupo A, o Vasco lidera, com 10 pontos, mesma pontuação de Boavista e Americano (mas com vantagem em critérios-desempate), seguido por Flamengo, 9, Volta Redonda, 7, Resende, 6, e América e Nova Iguaçu, ambos com 3. No Grupo B, o Olaria é o 1º, com 12, seguido por Botafogo, 10, Fluminense e Duque de Caxias, os dois com 8, Bangu, 6, Madureira e Cabofriense, ambos com 4, e Macaé, 3.   

CAMPEONATO CARIOCA: FLUMINENSE X VASCO

No Engenhão, o Fluminense, de Fred (foto) ficou no zero com o Vasco, em jogo de pontaria muito ruim de ambos os lados. Na 5ª rodada, tivemos ainda Olaria 2 X 0 Nova Iguaçu, no sábado; América 1 X 2 Duque de Caxias, Resende 5 X 2 Macaé, Cabofriense 0 X 1 Americano e Bangu 2 X 1 Volta Redonda, no domingo.
O tricolor carioca volta a campo contra o Volta Redonda, no próximo sábado, às 16h (de Brasília), no Raulino de Oliveira, enquanto o cruzmaltino encara o Bangu, no domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário.
O Fluminense vem em um péssimo momento, enquanto o Vasco vem em ascensão, e esse resultado não é bom para nenhum dos dois, mesmo em se tratando de um clássico.
Imagem: blogdomion.com.br

CAMPEONATO CARIOCA: FLAMENGO X MADUREIRA

No Cláudio Moacyr, o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho (foto, esquerda), muito mal, empatou com o Madureira, por 3 X 3, após estar perdendo por 3 X 1. Léo Moura, Deivid e Thiago Neves fizeram os gols do rubro-negro carioca, enquanto Welinton, contra, Michel e Baiano marcaram, para o tricolor suburbano. Os gritos de "Ah, é Adriano" foram muito ouvidos, e desnortearam o treinador Vanderlei Luxemburgo e a comissão técnica. As vaias ao trabalho de Vanderlei Luxemburgo foram muito grandes, e a torcida chegou a pedir a sua saída.
O Flamengo volta a campo contra o Duque de Caxias, no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), no Engenhão.
O rubro-negro mais uma vez mostrou-se ofensivamente frágil, com pouca mobilidade e bastante previsível. Cada vez, fica mais clara a necessidade de um centroavante de alto nível, o que já venho dizendo há algum tempo. De nada adiantará demitir Vanderlei Luxemburgo se esse jogador não for contratado.
Imagem: Rui Porto/Ag. Estado

SELEÇÃO BRASILEIRA: BRASIL X ESCÓCIA

No Emirates Stadium, em Londres, o Brasil venceu a Escócia, por 2 X 0, com gols de Neymar (foto). Com esse resultado, a Seleção Brasileira acaba com um jejum de dois jogos sem vitória e gols. Esse foi o primeiro triunfo da Seleção em 2011. Ronaldo Fenômeno estava presente, e foi homenageado pela organização antes da partida. A partida marcou as estreias de Leandro Damião, do são-paulino Lucas e de Jonas, os dois últimos entrando no segundo tempo, pela Seleção Brasileira.
Ronaldo foi ao vestiário antes da partida, cumprimentar os atletas, principalmente Neymar, com quem vem trocando constantes mensagens via Twitter. Depois, com imagens exibindo gols no telão do Emirates Stadium, o Fenômeno foi quem deu o pontapé inicial para a partida, aplaudido pelos cerca de 35 mil torcedores que acompanharam a partida no estádio do Arsenal.
"Estou com saudade desta torcida, da trave, onde fiz tantos gols. Deu vontade de pegar a camisa 9. O Barreto (roupeiro) até me ofereceu", declarou Ronaldo, que viu Leandro Damião fazer boa estreia com o número diante dos escoceses.
Mas quem chamou mesmo a atenção foi Neymar. Pouco conhecido na Inglaterra por torcedores e até mesmo profissionais do futebol, ele mostrou muito talento, com dribles e dois gols, um deles de pênalti. Mas um incidente triste fez com que a partida não fosse apenas alegria e festa: o atacante santista foi alvo de racismo, quando uma casca de banana foi atirada em sua direção. É um absurdo que manifestações como essa ainda aconteçam no mundo do futebol. Todos somos seres humanos, e merecemos respeito. Ninguém é superior a ninguém, por sua etnia. Manifestações racistas é que levaram às maiores atrocidades cometidas na história da humanidade, pelo Nazismo de Hitler, durante a 2ª Guerra Mundial.
Os próximos amistosos da Seleção Brasileira serão em junho. No dia 4, o Brasil encara a atual vice-campeã mundial, a Holanda, em Goiânia, e volta a campo contra a Romênia, no dia 8, na despedida de Ronaldo da equipe canarinho. A lista para os dois confrontos será uma prévia dos atletas que estarão na Copa América, na Argentina, em julho.
Imagem: Getty Images

F-1: VETTEL VENCE, NA ABERTURA DA TEMPORADA

No GP da Austrália, em Melbourne, prova que abriu a temporada 2011, deu vitória do atual campeão, o alemão Sebastian Vettel (foto), da RBR, que liderou de ponta a ponta do circuito. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, mesmo com problemas na parte dianteira do assoalho, foi o 2º, enquanto o russo Vitaly Petrov, da Renault-Lotus, completou o pódio, ao qual subiu pela primeira vez em sua carreira na F-1.
Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, foi o 9º, e subiu para 7º, beneficiado pela desclassificação de Sergio Pérez e Kamui Kobayashi, ambos da Sauber, devido à irregularidades técnicas em seus carros. Rubens Barrichello, da Williams, escapou na primeira volta, fez uma brilhante corrida de recuperação, forçou e bateu na lateral de Nico Rosberg, da Mercedes, o que o fez ter que trocar a asa dianteira, e cair para 15º. Depois, com problemas no câmbio, abandonou. O alemão também não completou a prova.
Imagem: Reuters

ROBERTO CARLOS NA VOZ DE FÁTIMA REGINA (1)

Em homenagem às mulheres, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Niterói promoveu evento com a cantora niteroiense Fátima Regina.
As músicas, muito bem selecionadas, encantaram o grande público que compareceu ao Campo de São Bento. Tinha que ser assim. A platéia, em sua maioria feminina, delirou com as canções, todas, do repertório daquele que é um dos maiores enaltecedores da mulher: Roberto Carlos. A voz suave e romântica de Fátima, acompanhada pelo tecladista Xandy Bussay, foi perfeita para interpretar Emoções, Detalhes, Como é grande o meu amor por você, Falando sério e Outra vez. Para o público que gosta de canções mais vibrantes esbanjou com Fera Ferida e Esqueça.
Na segunda parte do espetáculo, Fátima apresentou um medley, composto, entre outras, por Calhambeque, É proibido fumar, Eu sou terrível, Negro Gato e Tudo vai ser diferente, tendo como backing vocals suas alunas Tainá Magalhães, Bárbara Nanci, Isabella Antunes, Florinda Passeri e Edmar Batista.
Para finalizar, Jesus Cristo, composta por Roberto em parceria com Erasmo Carlos. Mas, como em todo bom espetáculo, o público exigiu a saideira. E, para deixar saudade, Fátima esnobou com Olha, também de Roberto e Erasmo.
Na manhã deste domingo, durante cerca de uma hora, a alegria iluminou um pouco mais o Campo.
Para mais detalhes leia ROBERTO CARLOS NA VOZ DE FÁTIMA REGINA (2), neste blog.

ROBERTO CARLOS NA VOZ DE FÁTIMA REGINA (2)

“Na manhã deste domingo, durante cerca de uma hora, a alegria iluminou um pouco mais o Campo.” Assim encerramos a matéria ROBERTO CARLOS NA VOZ DE FÁTIMA REGINA (1), neste blog.
Somos um blog ligado ao jornal EI! Entretenimento e Informação, de distribuição gratuita em Niterói. Na 2ª edição do jornal EI!, em agosto de 2010, a matéria principal foi o Campo de São Bento e nela escrevemos:
“Música no coreto
O Campo conta ainda com um antigo coreto que, na opinião de freqüentadores, deveria ser utilizado para espetáculos públicos gratuitos e permanentes.
Gerson Abreu mora na Rua Noronha Torrezão, mas vem para encontrar com os amigos. Considera que o Campo é o melhor lugar para isso: “a praia de Icaraí é mais para a caminhada”. Gerson, porém, lamenta que o projeto que apresentava serestas no coreto não aconteça mais. “A música é a rainha das artes e faz falta nesse espaço”. Natural de Itaboraí, onde o pai organizou a banda de música local, diz que o coreto deveria ser melhor aproveitado. “Quando acontece alguma apresentação de banda no Campo utilizam a pista de patinação. Mas o ideal seria que usassem o coreto. A propagação do som seria melhor e a visibilidade para o público também”, explicou.”

Neste domingo, a Prefeitura de Niterói, por meio da Funarte – Fundação de Arte de Niterói, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, e com o apoio da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, promoveu espetáculo público, gratuito e de valor artístico inegável, como foi o show da Fátima Regina. O grande público que compareceu ficou muito feliz. Portanto, só nos resta agradecer aos organizadores, pessoas físicas e jurídicas, em nosso nome e dos “Gerson Abreu”, por mais uma vez o histórico coreto estar sendo adequadamente utilizado. Que ocorram eventos de igual valor e com maior freqüência no local.
Muito Obrigado.

sábado, 26 de março de 2011

QUER EMAGRECER? USE AVEIA EM SUA ALIMENTAÇÃO.

A aveia é fácil de ser encontrada e nas formas mais variadas: farinha, flocos e farelo. Além de nutritiva, é de lenta digestão e impede a transformação de gordura em colesterol pelo nosso organismo.
Pode ser consumida misturada a frutas como banana e mamão, ao leite, ao iogurte.
Em muitas receitas, a farinha de aveia pode substituir outros tipos de farinha, como a de trigo. Coloque a sua energia criativa para funcionar e descubra.
Por ser rica em fibras, ao ingeri-la demoramos um tempo maior para digeri-la, tornando o nosso apetite menos voraz.
Experimente! Você só tem a ganhar.
Imagem: healthruns.com

PRÊMIO FUNARTE 2011

Os recursos destinados aos contemplados com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 foram liberados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Com investimento total de R$ 3 milhões, o prêmio foi concedido a quarenta projetos da área de dança, de pessoas físicas ou jurídicas de todo o País. As propostas podem se referir à circulação nacional de espetáculos e a outras atividades da área. Além da dança, o teatro receberá incentivo, entre eles, a doação de conjuntos de equipamentos de iluminação cênica para cooperativas, companhias, empresas e outras instituições culturais públicas ou privadas. O investimento será de R$ 800 mil em 2011, contemplando 20 proponentes. Para participar, é preciso enviar projeto à Funarte detalhando a necessidade dos equipamentos. O edital está disponível na página da instituição. www.funarte.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Imagem: brasilcultura.com.br

sexta-feira, 25 de março de 2011

MULHERES TERÃO APOIO PARA ATIVIDADES EMPREENDEDORAS

Para proporcionar mais autonomia econômica às mulheres, com acesso ao microcrédito, de forma sustentável, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sepm) e a Caixa Econômica Federal assinaram protocolo de intenções, nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante o evento “O Empreendedorismo e o Empoderamento de Mulheres Transformando Vidas e Comunidades”. O acordo prevê o acesso ao Microcrédito Produtivo Orientado e aos demais serviços financeiros que possibilitem o desenvolvimento de atividades empreendedoras, que geram trabalho e ampliam a renda das famílias.
Dessa forma, mulheres empreendedoras que atuam nas diferentes regiões do País poderão financiar suas atividades econômicas em até R$ 15 mil, com taxas de juros que variam de 0,93% a 3,9% ao mês, como sugere a Política Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, num prazo que vai de 4 a 24 meses.
O projeto vai atuar em municípios ou regiões que apresentem políticas ou ações voltadas para as mulheres nas atividades empreendedoras, microempreendedoras, informais e formais, dialogando com o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. A intenção é ser um instrumento de apoio, uma vez que a sustentabilidade econômica
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: dailymail.co.uk

TURMA DA MÔNICA DESEMBARCA NA CHINA

A turma da Mônica não para de correr mundo. Os personagens de Maurício de Sousa, que já estão em meia centena de países, estão invadindo o grande mercado consumidor que é a China. O projeto teve início em 2007, agradou os chineses e a Mônica e seus amigos vão chegar inclusive às escolas públicas por meio da internet. As histórias já frequentam jornais de províncias e as perspectivas são ótimas, até porque há na China mais crianças do que a população brasileira inteira.
O alcance da Turma da Mônica demonstra que aquele que se dedica de corpo e alma ao que gosta de fazer, além de fazer bem feito, transmite seu contentamento em escala até mundial.
Imagem: com.ufv.br

quinta-feira, 24 de março de 2011

PROFESSORES TERÃO BOLSAS PARA CURSOS DE MESTRADO

Professores da educação básica que lecionam em escolas públicas terão bolsas de mestrado profissional a distância. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: blog.brickhousesecurity.com

NOITE DO JAPÃO 2011

A Associação Nikkei do Rio do Janeiro convida você, a sua família e amigos para a noite mais japonesa da cidade maravilhosa: NOITE DO JAPÃO. Com o ambiente agradável e familiar, poderá ser apreciada a culinária japonesa: Sushi, Temaki, Yakisoba, Gyoza, Yakitori, Tempura, Harumaki, Banana Caramelada e outras iguarias e doces variados. Como atrações, programamos a apresentação de Taikô, Danças Japonesas, Videokê e outras atrações surpresas.
Se você possui traje típico japonês (kimono, yukata, happy), não hesite em comparecer com esta vestimenta.
Data: 2 de abril de 2011 (Sábado) a partir de 18:00 horas.
Local: Sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro - Rua Cosme Velho, 1166 – Cosme Velho.
A entrada é franca.
Mais informações: Tel.: 3235-3993 / 2558-5991 ou e-mail nikkeirj@nikkeirj.com.br

IGUALDADE RACIAL É PRÁ VALER

A campanha “Igualdade Racial é prá Valer” foi lançada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) na última segunda-feira (21). A iniciativa faz parte das comemorações do aniversário de oito anos da Seppir e do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, além do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Durante todo o ano, serão promovidas ações de combate ao racismo. No evento do lançamento da campanha, foi realizada a entrega do Selo Educação para a Igualdade Racial, destinado a escolas, secretarias municipais e estaduais de educação. O selo contemplou iniciativas que implementaram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. www.seppir.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: blackplanet.com

quarta-feira, 23 de março de 2011

CORREÇÃO DA TABELA DO IR DEVE VALER A PARTIR DE ABRIL

Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, o governo deve baixar uma Medida Provisória ainda neste mês, fixando a correção da tabela do imposto de renda em 4,5%, a partir do mês de abril .

BISTRÔ MAC MUSICAL APRESENTA MARCUS LIMA

O Bistrô MAC terá, no próximo dia 1º, a partir das 21h30, show com Marcus Lima (foto), que apresentará grandes sucessos da MPB e novas composições, com sua voz de raro talento. Mais informações pelo tel. 2629-1416. O Bistrô MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: osaogoncalo.com.br

CINÉ-CLUB JEAN VIGO: O MELHOR CINECLUBE DE NITERÓI!

Todas as últimas segundas-feiras do mês às 19h / entrada gratuita sujeita a lotação / filmes com legenda em português. A Aliança Francesa de Niterói, o Cineclube Sala Escura e o Laboratório de Investigação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Cinemateca do Consulado da França no Rio de Janeiro, têm a satisfação de apresentar o Ciné-club Jean Vigo, que traz como proposta a exibição de grandes clássicos e diretores consagrados da vasta e rica cinematografia francesa.
MURIEL OU O TEMPO DE UM RETORNO
De Alain Resnais – 1963, com Delphine Seyrig, Jean-Pierre Kérien e Nita Klein.
Uma jovem viúva, dona de um antiquário, sonha em rever sua grande paixão adolescente, sem saber que ele se tornou um homem medíocre. Já seu genro tem suas lembranças dominadas pelo espírito de Muriel, uma moça torturada na Argélia.
LOCAL: Aliança Francesa de Niterói - Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí – Niterói - RJ
DIA E HORA: 28 de março às 19h.
Mais informações: Tel.: 2610-3966
Material cedido pela Aliança Francesa de Niterói.

PROFESSORAS RECEBEM PRÊMIO

Onze educadoras receberam nesta segunda-feira (21) a medalha da Ordem Nacional do Mérito, entregue pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. A Ordem Nacional do Mérito é uma das mais importantes honrarias do Brasil. O título é conferido a cidadãos brasileiros que, pelas suas virtudes e mérito excepcional, tenham se tornado merecedores desta distinção.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: prometheanworld.com

É importante para a sociedade o reconhecimento do valor do Educador que, conforme disse um “iluminado” é a mais nobre de todas as profissões na face deste planeta. Entretanto, é necessário que este reconhecimento venha acompanhado da valorização do profissional tanto salarialmente quanto no sentido de que sejam elaborados cursos referentes a autoconhecimento e relações humanas, caso contrário, o elogio cai no vazio. E mais, a meu ver, a valorização maior deve ser dada àqueles educadores que lidam com crianças e adolescentes, cujas mentes estão em formação e são mais facilmente influenciáveis pelos marginais e exploradores. No Estado do Rio, por exemplo, o salário inicial de um professor não é muito superior ao salário mínimo. Pergunto: se um educador não recebe sequer uma remuneração digna, capaz sequer de mantê-lo, quanto mais a uma família, como pode interagir adequadamente com seus educandos?

terça-feira, 22 de março de 2011

XIV CURSO DE HISTÓRIA DE NITERÓI - INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE NITERÓI

Estão abertas as inscrições - gratuitas e limitadas a 180 vagas - para o XIV Curso de História de Niterói, com início em 30 de abril, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN), e aberto a todos os interessados, independentemente de idade ou grau de instrução.
Desta vez, o curso, coordenado pelos professores Heraldo Mesquita Souza e Cristina da Ponte Fontes, abordará a história de bairros da cidade, com aulas aos Sábados, a partir de 09:00 horas, no Salão Nobre do Liceu Nilo Peçanha, no Centro.
Programação:
30 de abril: Niterói - Perfil de uma cidade - Profª- Satiê Mizubuti;
07 de maio: São Domingos (Vila Real da Praia Grande) - Prof. Francisco T. de Albuquerque;
14 de maio: São Lourenço - Profª- Cristina da Fonte Pontes;
21 de maio: Centro - Artistas Procópio Ferreira Neto e Biafra;
28 de maio: Fonseca - Prof. Nilson Liguori Sant'Anna;
04 de junho: Santa Rosa - Prof. Salvador Mata e Silva;
11 de junho: Gragoatá e Boa Viagem - Dr. Júlio César Ricart;
18 de junho: São Francisco e Cachoeira - Profª- Sulamita Castro Azevedo;
02 de julho: Itaipú e Região Oceânica - Economista Felipe Peixoto;
09 de julho: Engenho do Mato - Jornalista Gilberto da Cunha Lopes;
16 de julho: Ponta d'Areia - Prof. Marcos Vinícius Macedo Varella;
23 de julho: Icaraí - Profª- Sonia Saturnino Braga.
INSCRIÇÕES - Serão feitas no primeiro dia do curso, no próprio local. Quem quiser garantir sua vaga antecipadamente, envie sua solicitação para os heraldomesquitasousa@hotmail.com ou cristina.pontes01@gmail.com.

DENGUE EM ALTA NO RIO DE JANEIRO

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, que ainda nem acabou, já foram registrados mais de 8.300 casos de dengue no município do Rio de Janeiro. A secretaria de saúde informa que o número de notificações supera o total informado em 2009 e em 2010 juntos. Com uma série de terríveis acontecimentos no mundo, ficamos um tanto ‘desligados” deste fenômeno que há anos vem causando mortes e tristeza na Cidade, no Estado e no País. A região do Grande Rio é alvo fácil da doença pelo precário estado da saúde pública na área. Mas, aqueles que se derem ao trabalho de pesquisar, nosso blog vem alertando periodicamente à população e às autoridades desde que começamos a operar.
A dengue não é responsabilidade apenas dos órgãos públicos. É nossa também e devemos pelo nosso bem e de nossos semelhantes termos o máximo de cuidado para que o mal seja extirpado. É possível. Tudo aquilo que o ser humano se interessou realmente em solucionar ele conseguiu. Por que não também a dengue?
Imagem: medicineworld.org

CONSULTA SOBRE TARIFAS PARA LIGAÇÕES INTERNACIONAIS

Contribuições sobre a proposta de implantação de liberdade tarifária para as ligações fixas internacionais podem ser apresentadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) até a próxima sexta-feira (25). Entre os benefícios esperados, está a possibilidade de preços melhores nessas chamadas por meio de planos de serviço mais flexíveis, de acordo com a demanda de mercado. O texto completo sobre a consulta pública pode ser acessado na página da Anatel na internet. www.anatel.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: treta.com

MULHERES: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO CÂNCER

Ações de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer serão lançadas pelo governo federal nesta terça-feira (22). As medidas estão inseridas nos programas nacionais de controle dos dois tipos que mais atingem as mulheres: o câncer de mama e o do colo do útero. O investimento do Ministério da Saúde chega a R$ 4,5 bilhões até 2014. O objetivo é garantir a ampliação da oferta e da qualidade das ações de saúde para a melhoria do rastreamento do câncer de colo do útero, a detecção precoce do câncer de mama e o tratamento dos casos identificados.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Imagem: joyryderecords.com

segunda-feira, 21 de março de 2011

PALESTRA DE ILUMINAÇÃO - LÂMPADAS X LEDS

Palestra de iluminação, abordando os temas a importância da iluminação artificial, a valorização dos projetos arquitetônicos, as opções corretas de iluminação, apresentando exemplos fotográficos de projetos executados pelo palestrante, será realizada em Niterói.
A palestra é direcionada aos profissionais e estudantes de arquitetura, decoração, design de interiores, lighting design, paisagismo e engenharia.
Palestrante: Ugo Nitzsche, arquiteto e lighting designer.
Dia e local: 07/4/2011, no auditório da Rua Miguel de Frias, 77, Icaraí, Niterói, RJ.
Informações e inscrições (21) 2619-3387/7882-5650/8702-6788 ou contato@arquitetosecia.arq.br ou www.arquitetosecia.arq.br
Imagem: techon.nikkeibp.co.jp

REFRIGERANTE DIET ELEVA RISCO DE DERRAME E INFARTO

O consumo de refrigerantes diet em excesso aumenta a possibilidade de o consumidor ter problemas de infarto e derrame. O risco é devido, segundo pesquisadores, ao excesso de sódio presente nesse tipo de refrigerante.
O estudo foi realizado pela Universidade de Miami e já foi apresentado em conferência nos Estados Unidos. Foram pesquisadas mais de 2.500 pessoas.
Imagem: dialogo8b.blogspot.com

MEDICAMENTO GRATUITO

O fosfato de oseltamivir, medicamento usado nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves, será mantido gratuitamente no Programa Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, até 2012, as 544 unidades próprias do programa disponibilizarão o remédio sem custo para pacientes com receita médica. Para retirar o medicamento, é preciso apresentar a identidade e a prescrição emitida por médico da rede pública ou privada. A receita tem validade de cinco dias e ficará retida na unidade do Farmácia Popular. A distribuição pela rede foi realizada a partir de março de 2010, devido à possibilidade de uma segunda onda da gripe H1N1 no País. No ano passado, cerca de 88 milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe. Embora todas as medidas de proteção à população tenham sido adotadas - resultando em queda nas internações por doenças pulmonares - o ministério decidiu manter a descentralização para a obtenção do medicamento. www.saude.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

domingo, 20 de março de 2011

TRATANDO OS CABELOS DEPOIS DO VERÃO

O verão é a estação mais esperada do ano. É também o período em que boa parte da população curte suas férias. Com os termômetros ultrapassando os 40 graus, nada mais lógico que praias e piscinas façam parte da programação. Com a chegada do outono, uma das preocupações é recuperar os cabelos. O sol, o sal e o cloro estão entre os fatores que mais prejudicam os fios. Muitas vezes é preciso um tratamento de choque para devolver às madeixas o brilho e a maciez perdida.
Segundo João Veiga, cabeleireiro do Centro de Beleza Squasso é impossível curtir praia e piscina sem danificar os cabelos: “Tem fios que sofrem mais impacto. Os cabelos tingidos, com química, as escovas com produtos para alisamento tudo isso faz com que o cabelo fique mais sensível.” Mesmo quem passa o verão longe da praia e da piscina também vai sentir alguma mudança, alerta João. “Os fios sentem o impacto do sol e da poeira, então é preciso proteger antes e depois da exposição. Para prevenir, nunca descuidar da hidratação. De vez em quando uma massagem em casa e também, às vezes, alguma coisa com o profissional.”
Depois de feito o estrago, melhor não arriscar e correr atrás de um bom profissional. Só ele é capaz de analisar o tipo de perda, indicar o tratamento adequado. “Há uma gama enorme de produtos e cada caso é um caso” lembra o profissional. Em alguns casos o resultado é quase imediato; em outros é preciso um pouco de paciência. “Nem todo fio recebe o tratamento da mesma forma: alguns cabelos recuperam rapidinho; outros são mais demorados e têm aqueles que precisam de tratamento sempre. Aliás, todos necessitam”, afirma.
Segundo o cabeleireiro, “os cabelos ressecados são os que necessitam de cuidados mais constantes. Já os oleosos precisam de proteção nas pontas e, vez por outra, um tratamento específico.”
Com o avanço da tecnologia, novos produtos para o cuidado dos cabelos são lançados com formulação e componentes mais modernos. “Mas a escolha vai em função do tipo de cabelo da pessoa.”
A nanotecnologia chegou a esse mercado e vem prometendo milagres, mas João da Veiga não invalida os tratamentos do tempo da vovó. Quando perguntado sobre os benefícios do ovo, do mel e da babosa, foi firme: “Apesar de constituído por células mortas, os fios absorvem os nutrientes através de sua porosidade e fecham suas escamas”.
Resta saber, quem vai trocar produtos maravilhosos da moderna cosmetologia para besuntar a cabeça com mel ou ovo e ficar horas com toalhas quentes ou touca elétrica. Ainda bem que isso é coisa do passado.
Modelo – Flávia.
Cabelo – João Veiga.
Squasso Centro de Beleza – Icaraí. Tel.: 2611-1050.
Foto: Rafael Sardenberg.

ENERGIA SOLAR: POR QUE NÃO NO BRASIL?

Vivemos em um país onde o sol brilha praticamente o ano todo em grande parte de seu território. Temos uma quantidade de terras sem aproveitamento e algumas desertas no nordeste onde o sol reina absoluto. Então a pergunta é: Por que não se investe em energia solar que é inesgotável, não poluente e pode até ser mais barata?
Por que só se fala em construir grandes hidrelétricas que causam enormes problemas ecológicos ou em explorar petróleo em altas profundidades oce ânicas, ambos a custos altíssimos, e nada praticamente se investe em energia solar?
Desculpas do tipo a energia solar é muito cara já não “colam” mais. Investimentos iniciais podem até ser caros, porém quando a produção atingir escala será, de acordo com vários cientistas, a mais barata e ecologicamente correta maneira de gerarmos energia. Estamos apenas questionando, mas as dúvidas aqui levantadas, no que diz respeito ao campo técnico, já foram respondidas por vários estudos e/ou projetos que já foram ou estão sendo feitos mundo afora. Nos Estados Unidos há uma grande área desértica onde um grande projeto está caminhando e as questões que surgem são resolvidas pelo interesse de seus cientistas e técnicos. Sempre que o homem quis e era viável ele conseguiu fazer. E a energia solar é, segundo os estudiosos do assunto economicamente viável.
Será então que o problema é apenas político? Será porque a energia solar permitirá que cada residência disponha de sua própria unidade geradora e passaremos a não depender das grandes empresas que praticamente monopolizam a produção e a distribuição de combustíveis ou poluentes ou que para sua produção destroem nossa qualidade de vida?
Se olhássemos com atenção para o que vem ocorrendo no Planeta, não aceitaríamos as desculpas esfarrapadas de que praticamente quase todos os desastres que ocorrem são por causas naturais. Ou seja, somos como anjos assediados por demônios cruéis. Alguém, de fato, acredita nisto? Será que a natureza não está se rebelando contra todas as barbaridades que fizemos ao longo dos séculos e continuamos fazendo contra todas as formas de vida neste planeta?
Certa vez, um “iluminado” disse para milhares de ouvintes, a respeito de um assunto muito sério como o que estamos tratando: se não se interessam em fazer isso por vocês mesmos, façam, ao menos, por seus filhos e netos.
Parece-me que todos aqueles que tenham um mínimo de respeito, ao menos aos seus filhos e netos, deveriam examinar o que estamos apontando, perceber e agir. Ainda há tempo.
Imagem: solar.envirohub.net