segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

VIAGENS SÃO O “MUST” PARA OS BRASILEIROS

O Ministério do Turismo (MTur) realizou, em janeiro deste ano, pesquisa relativa à intenção de viagem junto ao consumidor e constatou que o desejo de viajar cresceu nos brasileiros. Das duas mil famílias entrevistadas, cerca de 36% querem viajar pelo Brasil ou para o exterior nos próximos seis meses. O percentual é 12,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2010. O meio de transporte preferido é o avião, o que ajuda a explicar os recordes na movimentação nos aeroportos nacionais. Em 2010, o crescimento foi de 20,82% (em relação a 2009). Foram registrados 67,6 milhões de desembarques domésticos no ano passado. www.turismo.gov.br.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: reyncoinc.com

MUNDIALITO DE FAST TRIATHLON FEMININO: VITÓRIA SUL-AFRICANA

O verde, o azul e o amarelo até estavam presentes no maiô das vencedoras, mas, ao contrário de 2010, as triatletas brasileiras não conseguiram subir ao lugar mais alto do pódio e ficaram apenas com a terceira colocação do Mundialito de Fast Triathlon Feminino, organizado em parceria com a Secretaria de Esportes de Niterói. Neste domingo, na Praia de Icaraí, quem roubou a cena foi a sul-africana Carlyn Fischer, que venceu as três baterias e comandou sua equipe na conquista da medalha de ouro. Em segundo ficaram as canadenses.
Sob um calor de 34 graus, a disputa internacional foi desgastante para as triatletas, menos para a atual campeã africana de Triatlo Rápido. E a eficiência de Fischer foi tanta que, mesmo com o desmaio de sua companheira Rosalyn Laurens na transição do pedal para a corrida na primeira bateria e a posterior ausência na segunda, a sul africana conseguiu somar, junto de Tayla Glover, pontos (109) suficientes para a conquista. O Canadá, composto por Tenille Hoogland e pelas irmãs Rachael e Gabrielle Edwards, marcou 96. O Brasil, representado por Carolina Galvão, Carolina Furriela e Fernanda Garcia, ficou com 92. Itália (65), Argentina (41) e Espanha completaram a classificação final.
Para o secretário de Esportes de Niterói, Eduardo Caminha, o público pôde, mais uma vez, acompanhar uma empolgante disputa.
“Pelo segundo ano constatamos que Niterói é a casa do triathlon. As atletas se sentem acolhidas e felizes. Mesmo as sul-africanas vencendo, os niteroienses vibraram com a disputa e mostraram como recepcionar os visitantes. Foi uma linda festa”, disse Caminha, após entregar as medalhas de ouro às vencedoras.

A prova - Na primeira bateria, o time canadense saiu na frente após a natação, mas Fischer assumiu a liderança já no início do ciclismo e, com tranqüilidade, fechou a corrida em primeiro, com sua compatriota, Glover, em segundo. Duas canadenses chegaram em terceiro e quarto lugares. Carolina Galvão foi a melhor brasileira, chegando em quinto.
O Canadá terminou a bateria na liderança, com 38 pontos, seguido pela África do Sul, com 34, e pelo Brasil, com 28 pontos. Itália e Argentina fecharam a lista, com 21 e 11 pontos, respectivamente.
A segunda bateria começou com apenas duas sul-africanas na disputa. Carolina Galvão foi a primeira a deixar a água após os 250m de natação, seguida por Carlyn Fischer. A sul-africana foi mais rápida na transição para a corrida e ultrapassou a brasileira. Depois, Fischer não teve dificuldades para abrir vantagem e vencer a segunda bateria. Carolina ficou em segundo, seguida por Tenille Hoogland, do Canadá. As brasileiras Carolina Furriela e Fernanda Garcia chegaram em sexto e décimo-primeiro, respectivamente.
Ao fim da segunda bateria, o Canadá se manteve na liderança, com 68 pontos, seguido pela África do Sul, com 65. O Brasil aparecia em terceiro, com 61. A Itália somou 44 pontos, e a Argentina somou 27.
Na terceira e última bateria, as italianas Daniela Chmet e Marta Gaiardelli saíram na frente da perna de natação, seguidas por Carlyn Fischer, que rapidamente assumiu a primeira posição nos primeiros metros do ciclismo. No fim do ciclismo, a canadense Hoogland surpreendeu e ultrapassou Fischer. As duas passaram a travar um duelo particular pela liderança da bateria. A sul-africana recuperou a liderança antes da transição para a corrida, saindo na frente para a última prova da competição.
Com muita concentração, Fischer venceu a terceira bateria e fechou com chave de ouro sua participação. A canadense Hoogland ficou em segundo, com Rosalyn Laurens, que voltou à disputa na última bateria, em terceiro.
“Estou muito cansada, mas também bastante feliz por vencer as três baterias. Agradeço muito o apoio dos brasileiros. A vibração foi muito interessante. Espero voltar em 2012”, disse Carlyn Fischer.
Na foto: Carlyn Fischer vence a segunda bateria
Imagem: Felipe Freire

domingo, 27 de fevereiro de 2011

TAÇA GUANABARA: MENGÃO É CAMPEÃO!

Na tarde deste domingo, no Engenhão, o Flamengo venceu o Boavista por 1 a 0,  e sagrou-se campeão da Taça Guanabara. Embora o  gol tenha sido de Ronaldinho Gaúcho (foto), o time inteiro se empenhou e todos merecem os parabéns.
A equipe do Jornal EI! saúda a todos: à presidente Patrícia Amorim, ao técnico Vanderlei Luxemburgo e demais membros da comissão técnica, aos jogadores e aos torcedores, principalmente àqueles que compareceram ao estádio e jogaram com a camisa 12. Ao final, todos os rubro-negros que acabamos de citar participaram das comemorações no Engenhão, demonstrando que, no momento, a equipe está coesa.
Veja os comentários sobre a partida no blog sardenbergesporte.blogspot.com

sábado, 26 de fevereiro de 2011

FINAL DA TAÇA GUANABARA

Nas semifinais da Taça Guanabara, 1º turno do Campeonato Carioca, se enfrentaram no dia 19 de fevereiro, Fluminense X Boavista, e no dia 20, Flamengo X Botafogo. No primeiro confronto, tivemos uma zebra: o alviverde de Saquarema, surpreendentemente, após jogar melhor em grande parte do jogo, tendo até mesmo um pênalti claro não assinalado pelo árbitro, eliminou o adversário na disputa por pênaltis, com uma vitória por 4 X 2. No clássico de domingo, o confronto de maior rivalidade do futebol carioca nos últimos anos, novamente deu empate no tempo normal, mas dessa vez por 1 X 1. Nas penalidades, tivemos uma vitória tranquila do rubro-negro carioca, por 3 X 1, com o goleiro Felipe defendendo duas cobranças. Essa foi a melhor partida de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo desde sua estreia, com algumas belas jogadas.
Neste domingo, se enfrentam Flamengo X Boavista, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela decisão da Taça Guanabara. Quem vencer essa partida, assegura a participação na final do Campeonato Carioca, contra o campeão da Taça Rio, o 2º turno da competição. Se a mesma equipe vencer os dois turnos, é campeã carioca, sem a necessidade de uma final. Pela melhor campanha e pela tradição, acredito que o rubro-negro carioca, única equipe com 100% de aproveitamento na fase de classificação da Taça Guanabara, seja favorita, mas o alviverde de Saquarema, que terminou na 2ª colocação do Grupo A, o mesmo do Flamengo, já mostrou que não é fraco. Na fase de classificação, Flamengo e Boavista se enfrentaram, no dia 6 de fevereiro, no Cláudio Moacyr, em Macaé, pela 6ª rodada, com vitória rubro-negra, por 3 X 2.
Portanto, na final, haja coração!
O resultado e comentários da final serão postados, no blog www.sardenbergesporte.blogspot.com após o jogo.

O OUTONO-INVERNO DA SÃO PAULO FASHION WEEK

A 30ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW) aconteceu entre os dias 28 de janeiro e 02 de fevereiro na Fundação Bienal São Paulo e reuniu 31 marcas que apresentaram as tendências para o outono-inverno 2011.
Assim como no Fashion Rio, o evento trouxe a saia como tendência para as próximas estações. Longa ou na altura da canela ela foi confirmada como peça essencial no guarda roupa de outono-inverno.
Outra tendência das passarelas foi a utilização de materiais mais encorpados e leves, como o tricô e a renda, o que possibilitou um mix de texturas presente em diversos desfiles. Destaque para a utilização das transparências na coleção apresentada pela Animale, que trouxe modelos com lindas sobreposições.
O couro completa esse mix de textura, com predominância do uso dos sintéticos como o croco, uma imitação de couros de crocodilo, tatu e cobra. Ele apareceu em bolsas da Osklen e Juliana Jabour e também nos sapatos da Amapô e de Jefferson Kulig.
As grandes novidades desta edição foram o macacão e as luvas. Para homens e mulheres, o macacão aparece como uma peça confortável e prática que pode ser usada em um dia de trabalho. Modelos mais elaborados, como os glamurosos e ousados apresentados por André Lima, podem e devem ser utilizados em eventos noturnos. Sejam longas, curtas ou modelos biker – com os dedos de fora – as luvas, símbolos de elegância e sofisticação, apareceram nos desfiles da Iódice, Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço, Lino Vilaventura e Ana Salaza.
Giselle Sardenberg
Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida
Corsi de Vetrinistica – Accademia Italiana de Arte, Moda e Design / Florença - Itália

MOEDA ESTRANGEIRA PODE SER TROCADA NOS CORREIOS E LOTÉRICAS

As casas lotéricas e as agências do Correios já podem trocar moeda estrangeira até o valor de até US$ 3 mil. Entretanto, para fazê-lo uma instituição financeira tem que contratá-las como correspondente cambial. Dessa maneira, o Banco Central do Brasil pretende eliminar o gargalo atualmente existente e aumentar o número de pontos onde possam ser efetuadas transações cambiais por turistas, principalmente durante a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Imagem: wegathernews.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

TAXA BÁSICA DE JUROS (SELIC) EM ALTA

Por conta do aumento da inflação - tanto a passada, quanto a esperada – começa a se formar um consenso no mercado de que o Banco Central deverá subir a taxa básica de juros da economia (SELIC) em 0,75, contra 0,50 das expectativas anteriores, já na reunião do Copom da próxima semana. Os analistas crêem que o momento é ruim para o Governo que já analisa internamente a tomada dessa medida, temendo perder as rédeas da luta contra o retorno da inflação.
Por isso e pelas medidas que vem sendo tomadas pelo Governo, sugerimos na edição nº 6 do EI! Entretenimento e Informação que nossos leitores só contraiam empréstimos pessoais para reais necessidades. As despesas com os juros tendem a crescer... e bem.
Imagem: camortgageexpert.com

“ARTE, MODA E HISTÓRIA: A FRANÇA DA IDADE MÉDIA AOS ANOS 50”

A Embaixada da França no Brasil, a Aliança Francesa e o Núcleo de Arte e Cultura La Salle-RJ apresentam a exposição Arte, Moda e História: A França da Idade Média aos anos 50.
Como poderá ser observado pelos visitantes, a mostra retrata a evolução francesa nos três aspectos constantes de seu título: arte, moda e história desde o século XV até a época posterior à segunda guerra mundial. Passa pelos períodos Renascentista, Barroco, Rococó, fim da realeza, Revolução Francesa, Belle Époque e alcança o luxo e a feminilidade extrema do New Look de Cristian Dior.
Para que todos fiquem satisfeitos, os painéis são expostos em francês e em português.
Exposição: até 20 de março, de segunda a sexta-feira, das 9 âs 20h, e aos sábados, das 9 às 14h. Entrada Franca.
Local: Galeria de Arte La Salle.
Endereço: Rua Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa – Niterói – RJ.
Mais informações: (21) 2199-6629.
O EI! recomenda a visitação dessa exposição que retrata um longo período da história de um país que, em épocas mais recentes, é conhecido mundialmente por ser expoente, entre outras manifestações artísticas: da pintura (Monet,...); da moda e perfumaria (Dior, Givenchy...); do cinema ( Brigitte Bardot, Alain Delon, Catherine Deneuve...); da música (Edith Piaf, Mireille Mathieu, Charles Aznavour...) e... parabéns a todos os envolvidos na concepção e realização do evento.
Imagem: Jardim japonês da casa de Monet – Giverny – França (abrapinheiros.wordpress.com)

UPP REUNIRÁ SERVIÇOS DE ACESSO À JUSTIÇA

O prédio da Fundação Leão XIII foi escolhido para abrigar o primeiro Núcleo de Justiça e Cidadania da comunidade de Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. O espaço oferecerá à população serviços de juizados especiais, núcleos de mediação e atendimento pela Defensoria Pública do estado e da União e pelo Ministério Público. A expectativa é que os atendimentos comecem no segundo semestre de 2011. Em 2 de março, uma audiência pública será realizada na Cidade de Deus, com associações de moradores e membros da comunidade. O objetivo é conhecer as necessidades da população quanto aos serviços ligados à Justiça. www.mj.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: nordesteinforma.com.br

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ARTE: “Ave-Marias ... Cheias de Graça”


O Espaço Cultural do Banco Central no Rio de Janeiro apresenta a exposição “Ave-Marias ... Cheias de Graça”, da artista plástica Thelma Quevedo, em acrílica sobre tela, como “Colo de Mãe” (foto).

“Poesia é o que não falta à artista, de sensibilidade rara, que encontra na essência feminina a inspiração da obra, diversifica nas formas e apresenta mulheres, que representam um universo, em oferta abundante que seduz e encanta.”
“As gerações se encontram, dão as mãos e se juntam na obra de Thelma, que expõe a sensibilidade pela figura feminina e nos mostra, em traços suaves e atitudes fortes, mulheres apenas, livres de utopias, sensíveis com as que existem dentro de nós; mulheres com anseios pelo preenchimento de vazios.” ( Ivanise J. Ferraz).
Além da pintura, a mineira Thelma Quevedo também é artesã em madeira e já participou de diversos cursos de arte na Maison Escola de Arte, no Instituto Moreira Salles e na Universidade Federal de Minas Gerais. Thelma realizou exposições individuais em Belo Horizonte e Ouro Preto, participou de exposições coletivas em Belo Horizonte, Contagem, Formiga, Ouro Preto, Sabará, Tiradentes e Brasília, além de Las Vegas e Santa Fé, nos EUA. Fez parte também da equipe do Instituto Yara Tupinambá, responsável pela restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Raposos (MG).
Serviço
Exposição: “Ave-Marias ... Cheias de Graça”
Artista: Thelma Quevedo
Realização: Secre/Surel/Dieve/Suev2
Exposição: 1º de março a 1º de abril de 2011, das 9h às 16h30 (segunda a sexta-feira)
Local: Espaço Cultural do Banco Central do Brasil
           Av. Presidente Vargas, 730 – Subsolo – Centro - Rio de Janeiro
Informações: (21) 2189-5327/5282/5469/5338 ou e-mail: eventosrj@bcb.gov.br

A equipe do EI! deseja ressaltar que a entrada é franca e que vale a pena conferir! Bom programa!
“Minha obra é um ato de amor a cada ponto. Um momento de alegria, abundância e cor. Por onde ela passar levará o meu coração e minha alma de mulher.” (Thelma Quevedo)

COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS

No dia de ontem, 23/02, tratamos em nosso blog da preocupação governamental relativa ao risco, principalmente de jovens carentes, de contraírem AIDS durante o Carnaval. A preocupação agora, de acordo com campanha que será lançada a nível nacional, na próxima sexta-feira (25/02), cujo release nos foi enviado pela Secom, é com a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Nada iremos comentar. O texto é auto-explicativo.
Ruy Soares
“Proteja as nossas crianças e adolescentes. Violência sexual é Crime. Denuncie. A Bola está com você”. Esse é o slogan da campanha de Carnaval que será lançada pelas secretarias de Direitos Humanos (SDH) e de Políticas para as Mulheres (SPM), além de órgãos parceiros, e terá o apoio dos estados, onde serão realizadas mobilizações locais. O lançamento nacional será nesta sexta-feira (25). A campanha promove o debate nacional sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e incentiva a denúncia. Para sensibilizar a população, atividades com foco na prevenção serão realizadas durante o período pré-carnavalesco, além das mobilizações durante todo o Carnaval, para a divulgação dos canais de denúncia: Disque 100 e o Conselho Tutelar em cada estado. www.spm.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: mp.ba.gov.br

ATENÇÃO: NESTE FINAL DE SEMANA, DISTRIBUIÇÃO DO JORNAL EI!


Neste final de semana, 25 a 27/02, será distribuído o jornal EI! Entretenimento e Informação. Começará pelos shopping centers e padarias de Icaraí e, em seguida, padarias e prédios residenciais de Boa Viagem, Ingá, Charitas, São Francisco, Santa Rosa, Vital Brazil e Ponta d’Areia.
Os destaques são: Praça da República, relíquia cultural do povo de Niterói; Pescaria: melhor remédio para relaxar?; Empréstimos Pessoais? Só para reais necessidades; Após os 40, cuidados com a pele; O outono-inverno da SPFW; e para os interessados em futebol, a Final da Taça Guanabara e Marta e o segredo do sucesso (a respeito da grande futebolista brasileira). O blog sardenbergesporte.blogspot.com fará a cobertura de Flamengo X Boavista e a divulgará no domingo (27/02). Já o blog eientretenimentoinformacao.blogspot.com continuará apresentando assuntos variados.
Não percam!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CARNAVAL: MULHERES JOVENS SÃO ALVO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO À AIDS

É lamentável que o Brasil, principalmente no carnaval, continue sendo “vendido” como “point” da exploração sexual de jovens carentes, da pedofilia e de outros desvios do comportamento humano. Na atualidade, o sexo está banalizado e as relações humanas, talvez em sua maioria, comprometidas e sendo consideradas apenas uma maneira de satisfazer prazeres imediatos... e “assim vamos levando”. Quando chegamos a um ponto em que o “voyeurismo” - outrora considerado, no mínimo, desvio psicológico – é televisado diariamente mundo afora e rende milhões a quem o explora, parece-me que a humanidade está realmente em sérios apuros. Não estou falando de algo hipotético; quem quiser pode investigar e comprovar se o que estou escrevendo é verdadeiro ou não. Se, para o leitor, o que estou expondo não passar de ilusão ou delírio, ignore. Porém, aqueles de nós que perceberem que estamos apenas constatando a realidade dos fatos, cabe-nos perguntar: onde foi que erramos conosco, com a educação de nossos filhos e, por conseqüência, com toda a humanidade? Diante de todos os absurdos que vemos diariamente - não apenas na mídia globalizada, mas em nosso próprio dia a dia, principalmente nos grandes centros urbanos - o que podemos fazer para corrigirmos tão graves erros pelos quais, como criadores e mantenedores desta sociedade, somos responsáveis?
Em relação às mulheres, fico com o apontamento de um dos "iluminados": "o que nós homens temos causado de mal às mulheres ao longo dos tempos é impagável!”
Ruy Soares
A origem dos comentários acima foi a preocupação do governo brasileiro com o assunto descrito no título desta matéria, cujo release recebemos da Secom e transcrevemos a seguir:
“As jovens de 15 a 24 anos de idade, com baixa escolaridade e renda, são o alvo da campanha de prevenção à Aids no carnaval deste ano. A campanha será lançada pelo Ministério da Saúde na próxima sexta-feira (25) e terá duas fases. Antes do carnaval, o apelo é para o uso do preservativo nas relações sexuais. Depois do período da festa, mostra a necessidade de fazer o teste de HIV, sífilis e hepatites quem não se preveniu em qualquer relação sexual, seja com parceiro casual ou fixo.
Segundo o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais (DST/Aids), o público feminino foi escolhido porque a infecção entre as mulheres está crescendo. Em 1989, para cada seis homens infectados existia uma mulher. Em 2009, a proporção é de 1,6 caso em homens para uma mulher.
Entre os infectados, o grau de escolaridade das mulheres é mais baixo em comparação ao dos homens. A média delas é de quatro a sete de anos de escolaridade e, entre os homens, de oito a 11, conforme dados divulgados pelo departamento em 1º de dezembro do ano passado - Dia Mundial de Luta Contra a Aids. www.aids.gov.br”
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: mystuffspace.com

BISTRÔ MAC - COMEMORAÇÕES DOS 4 ANOS

O Bistrô MAC está chegando às comemorações dos seus 4 anos.
Esse importante marco contará, entre outros, com os seguintes eventos:
26 de fevereiro e 19 de março - Denise Pinaud (foto) canta sucessos da Bossa Nova, com acompanhamento de Kuko Moura (teclados). A partir das 20h30.
Dia 20 de março - Grande Noite em Coquetel-Concerto para o relançamento do CD do grande pianista Itajara Dias. A partir das 19h30.
Estreia dia 05 de março - Nova atração musical aos sábados a partir das 21h30.
Mais informações pelo tel. 2629-1416. O Bistrô MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: nitnegocios.com

DEFICIENTES AUDITIVOS: COMUNICAÇÃO COM A ANATEL

A Central de Atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá dois números a partir do próximo dia 28. Os usuários em geral poderão entrar em contato com a Anatel por meio do 1331. Os deficientes auditivos terão à sua disposição o 1332 para atendimento exclusivo. O objetivo da mudança é ampliar os canais de comunicação dos deficientes auditivos com a Anatel, com a designação de um número específico para receber as chamadas originadas de Terminal Telefônico para Surdo (TTS). Atualmente o deficiente auditivo pode registrar solicitações pelo "fale conosco", disponível na página da agência na internet, ou por cartas. O atual número da central de atendimento (133) será desativado em 30 de abril. Até lá, as chamadas feitas para este número serão encaminhadas para o 1331. A central da Anatel recebe uma média de 400 mil ligações mensais. www.anatel.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: korkedbats.blogspot.com

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO: ECONOMIA REALIZADA

Segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema (ONS), a economia obtida com o estabelecimento do recém encerrado horário de verão foi da ordem de R$ 30 milhões. Houve uma redução da demanda no horário de ponta de 2.376 MW, sendo 1.821 MW no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 555 MW no subsistema Sul. A redução representa 4,4% da demanda máxima dos dois subsistemas. De acordo com o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, as principais consequências da redução de demanda no horário de ponta são o aumento da segurança e a diminuição dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional. www.mme.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: wired.com

MUNDIALITO DE FAST TRIATHLON PROMETE SACUDIR NITERÓI

Como em 2010 (foto), a Praia de Icaraí será o palco do Mundialito de Fast Triathlon Feminino, organizado em parceria com a Secretaria de Esportes de Niterói. O evento ocorrerá neste domingo, 27 de fevereiro, e as triatletas brasileiras Carolina Furriela, Carolina Galvão e Fernanda Garcia precisarão de todo o apoio da torcida niteroiense para subir ao lugar mais alto do pódio.
A competição - que será transmitida ao vivo pelo programa Esporte Espetacular da Rede Globo de televisão, a partir das 9h30 – contará também com as equipes da Itália, Espanha, Canadá, África do Sul e Argentina. Serão três baterias, de 250 metros de natação, quatro quilômetros de ciclismo e 1,3 km de corrida cada.
Para o secretário de Esportes de Niterói, Eduardo Caminha, “os niteroienses devem, como no ano passado, mostrar todo o patriotismo e “empurrar” as meninas brasileiras à medalha de ouro. Distribuímos uma carta à população para que os moradores da Praia de Icaraí pendurem bandeiras do Brasil na janela. Também pedimos a presença dos niteroienses para que possam acompanhar a disputa no local. No ano passado contamos com a presença de cerca de 10 mil pessoas e este ano esperamos aumentar esse número.”
O triatleta niteroiense Marcus Ornellas, um dos membros da comissão de organização do Mundialito, afirma que a disputa será acirrada: “Acho que o nível será muito parecido entre as seis equipes, principalmente pelo fato da África do Sul substituir a Rússia, que era a favorita no ano passado e ficou em 2º. A Itália está vindo ainda mais forte e o Canadá tem a característica de sempre enviar times jovens”. Em relação às triatletas brasileiras, Ornellas enfatiza: “As três (Carolina Furriela, Carolina Galvão e Fernanda Garcia) são praticamente do mesmo nível e a cada prova do calendário nacional ou internacional uma ganha da outra. Elas são jovens e apresentaram excelentes resultados no ano passado. Mas acho que a Carolina Furriela é a melhor corredora entre as três brasileiras e provavelmente terá a função de conquistar mais pontos para a equipe”.
Como benefícios para o esporte e o turismo na Cidade, Ornellas salienta: “A prova do ano passado foi um espetáculo e mostrou ao Brasil e ao mundo as belezas de nossa cidade. A médio e longo prazo, talentos podem surgir, despertados e incentivados por eventos deste porte. Além disso a exposição de Niterói ao Brasil e ao mundo pode alavancar ainda mais o turismo da cidade nos próximos anos”, completou.
É importante alertar que, por conta da disputa e dos testes de câmeras, o trecho da Praia de Icaraí entre as ruas Octávio Carneiro e Mariz e Barros, onde ocorrerá o evento, será interditado no sábado, das 14h às 16h, e no domingo, a partir da 0h até as 12h.
Fonte da matéria: Release e foto enviados pela Secretaria de Esportes de Niterói

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A ONDA – EM BUSCA DAS GIGANTES DO OCEANO

Surfe, adrenalina e teorias científicas avançadas são os ingredientes de A onda, que investiga um dos fenômenos naturais mais impressionantes. Numa narrativa de tirar o fôlego, a jornalista Susan Casey acompanha surfistas radicais, cientistas de ponta e marinheiros pelos trechos mais temíveis do oceano em busca de ondas gigantes e em seu relato sentimos toda a emoção de ver de perto verdadeiros monstros aquáticos. Um relato único sobre o homem diante das maiores forças da natureza e uma narrativa emocionante, que prende da primeira à última página.
Autor: Susan Casey

DENGUE: A LUTA CONTINUA

Aproveitando o início do ano letivo, o Ministério da Educação (MEC) criou um blog com conteúdo didático sobre a dengue, visando a fornecer material que incentive a discussão do combate à doença dentro das escolas. O Blog da Dengue, publicado no Portal do Professor, apresenta uma seleção de vídeos, animações e infográficos e oferece planos de aula com metodologia adaptada ao grupo de acordo com a faixa etária, desde o ensino fundamental inicial à educação de jovens e adultos. O portal também permite que professores de qualquer parte do País conheçam estratégias que escolas de outras regiões estão adotando, favorecendo a troca de experiências. As sugestões de aulas são estruturadas para orientar o educador na utilização dos recursos oferecidos pelo portal, de forma criativa e interdisciplinar. Além das aulas de ciências naturais, que trazem noções sobre o ciclo do mosquito Aedes aegypti, tipos e sintomas da dengue, como a febre apresentada pela menina da foto, também está disponível conteúdo multimídia, envolvendo estudos da sociedade, matemática, história e línguas portuguesa e inglesa. http://dengueportalprofessor.wordpress.com/
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: nytimes.com

sábado, 19 de fevereiro de 2011

PROFESSOR TEM SEMPRE RAZÃO

Tenho boas lembranças de meu tempo de estudante. Estudei em escolas públicas do interior, tive bons professores e sempre procurei corresponder sendo assídua e aplicada.
Uma única vez, no ginásio, senti-me injustiçada, mas não manifestei meu sentimento ao professor.
Em casa, queixei-me à mamãe, dizendo que não capricharia mais nos trabalhos daquela disciplina porque o professor não reconhecia o meu esforço. Como era a primeira vez que levava para ela um problema da escola, cheguei a pensar que mamãe "compraria a briga" de sua filha caçula.
Depois de ver meu trabalho, para minha decepção, ela respondeu bem séria: "O professor não deu uma nota maior, porque ele sabe que você tem condições de fazer melhor... E quem quer ser alguém na vida, precisa estudar..."
E foi falando... falando... (mamãe, quando começava era difícil parar) uma série de coisas que depois de certo tempo, já meio arrependida da queixa, nem ouvia mais.
Até que ela me saiu com essa: "Se você ficar em prova de segunda época, vai ter que estudar nas férias e não vai viajar". Foi um susto. Eu, que adorava ir para Niterói, tratei de melhorar minha nota para passar de ano.
Depois de adulta, também já militando no magistério, o próprio professor, conversando comigo, contou que mamãe o procurou, naquela ocasião, para saber o que estava acontecendo.
Nos dias de hoje, se os pais percebessem a importância do professor na vida de seus filhos, agiriam como agiu Dona Niette: comigo, deu razão ao professor, mostrando que em sala de aula ele era a autoridade e devia ser respeitado; junto ao professor, mostrou ser uma mãe zelosa procurando saber como eu estava na escola e no que ela poderia contribuir para melhorar meu rendimento.
Mais uma lição importante para minha vida que procurei passar ao meu filho.
Foto: peixegordonews.blogspot.com
Postado por Maria Lucia Sardenberg

SEMIFINAIS DA TAÇA GUANABARA

Neste sábado, começam as semifinais da Taça Guanabara, 1º turno do Campeonato Carioca, com Fluminense X Boavista, às 17h (de Brasília), no Engenhão. No domingo, Flamengo X Botafogo se enfrentam às 16h (de Brasília), também no Engenhão. Acompanhe em www.sardenbergesporte.blogspot.com.
Na foto: Engenhão
Imagem: jovemdosport.com.br

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR CANCELAMENTO DE INIBIDORES DE APETITE

Para discutir o cancelamento do registro dos medicamentos que contém sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol) será realizada audiência  pública pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na próxima quarta-feira (23). Os produtos à base dessas quatro substâncias atuam como inibidores de apetite e devem ser retirados do mercado brasileiro devido ao risco de danos à saúde. A audiência acontecerá das 9h às 13h no auditório da Anvisa, no endereço SIA trecho 5, área especial 57, bloco E.
Segundo a Anvisa, a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo, além da possibilidade de provocar aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários. Os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central. www.anvisa.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: blog.americanfeast.com

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES REABRE GALERIA

O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, reabriu as portas da Galeria de Arte Brasileira do Século XIX. Fechada para reforma há mais de três anos, a Galeria exibe 230 trabalhos, 100 a mais do que anteriormente.
Entre as novidades, estão as telas “São Pedro de Alcântara” (de autor desconhecido), que poderá ser vista pela primeira vez, e “O remorso de Judas”, de Almeida Junior, que volta às paredes da Galeria depois de 60 anos, após passar por criterioso processo de restauração.
Mais de 100 obras foram restauradas nos laboratórios do museu. O trabalho demandou quatro anos. A reforma foi mais uma etapa do projeto de revitalização do museu, que desde 2004 vem passando por obras para recuperação do prédio e requalificação do acervo e da reserva técnica. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acompanha as obras, pois o prédio, datado de 1908, é tombado. O Museu de Belas Artes recebeu recursos de empresas e instituições como Petrobras, BNDES, Caixa Econômica Federal e os ministérios da Cultura e Turismo. www.mnba.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: flickr.com

MERCADO DE SÃO PEDRO (5): DA PANELA AOS CONDIMENTOS

Para garantir o sabor e o teor nutricional do pescado, a panela onde vai ser preparado e os condimentos utilizados na receita têm grande importância no resultado final.
Quem vai ao Mercado de São Pedro encontra inúmeros temperos frescos além de panelas de barro e de ferro e grelhas apropriadas ao preparo das iguarias.
Agora, é só escolher sua receita, comprar o melhor peixe, levar para casa ou para um dos restaurantes do segundo piso, na certeza de que estará se alimentando de maneira saborosa e saudável.
Bom apetite!
Serviço: Mercado de São Pedro - Rua Visconde do Rio Branco, 55, Ponta D’Areia, Tel. 2620-3446. Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 6 às 18 horas, e aos domingos, das 6 às 12horas.
Imagem: Cerveja e peixe na Praça de Alimentação (foto de Rafael Sardenberg)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BISTRÔ MUSICAL: DENISE PINAUD CANTA ELIZETH CARDOSO

No próximo dia 24, a partir das 20h, o Bistrô MAC terá um show com Denise Pinaud interpretando de maneira única os sucessos da inesquecível Elizeth Cardoso (foto). Acompanhamento de Kuko Moura (teclados) e Mac William (bateria). Mais informações pelo tel. 2629-1416. O Bistrô MAC fica no Mirante da Boa Viagem, s/n, subsolo.
Imagem: discosdobrasil.com.br

TRANSPORTE PÚBLICO: INVESTIMENTOS DE R$ 18 BILHÕES

O recém-lançado PAC Mobilidade Grandes Cidades tem como meta ampliar e melhorar a capacidade do transporte público de 24 cidades do País com mais de 700 mil habitantes. A previsão é de investimentos de R$ 18 bilhões, visando a beneficiar diretamente 39% da população brasileira que vive em regiões metropolitanas.
Entre os projetos a serem selecionados podem constar sistemas de transporte sobre pneus, como corredores de ônibus exclusivos e de Veículos Leves sobre Pneus (VLP/BRT), e também sistemas sobre trilhos, como trens urbanos, metrôs e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).
Os 24 municípios foram divididos em 3 grupos. O primeiro por capitais com mais de 3 milhões de habitantes (31% da população do País), como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador e Curitiba; o segundo por municípios entre 1 e 3 milhões de habitantes (4% da população brasileira); e o terceiro por municípios com população entre 700 mil e 1 milhão de habitantes.
A equipe do EI! torce para que os cortes recentemente anunciados pelo Governo não atinjam essas obras que são tão relevantes para a já sofrida população urbana do Brasil.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: lesleytellez.wordpress.com

SAMBA DE RAIZ EM PIRATININGA

SÃO ZÉ
CASA DE MÚSICA

Para aqueles que adoram samba de raiz, a dica é curtir o mais novo reduto de bambas de Niterói: São Zé Casa de Música, em Piratininga.
Até o final de fevereiro, estarão se apresentando:
Sextas-feiras, às 22h, grupo Samba do Zé: Walace Araújo (banjo e voz), Juninho (pandeiro), Deivson Palito (cavaquinho e voz), Giovani (surdo), Farinha (tantan) e Moramed (violão), o grupo canta sucessos como “Me apaixonei pela pessoa errada”, “Telegrama”, “Tempo de Don Don”, “A grande família”, “Boca sem Dente” e “Desalinho”.
Sábados, às 22h, a cantora Mônica Mac, com sua presença marcante e um carisma que contagia, promete colocar o público para dançar ao se apresentar ao lado dos músicos Hernani Valente (cavaquinho e voz), Almir do Pandeiro (pandeiro de couro e voz), e Flávio Pizzoti (violão 7 cordas) para cantar grandes sambas de raiz, como composições de Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Clara Nunes e Paulo César Pinheiro.
Local: Rua 10, número 6, Cafubá, Piratininga (atrás do antigo Capelinha). Capacidade: 350 pessoas. Mais informações pelo telefone: (21) 7898-4623.

PARQUE DA CIDADE PODE TER ÁREA BASTANTE AMPLIADA

Se for criado o Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo, o Parque da Cidade poderá ter sua área ampliada dos atuais pouco mais de 140 mil para 1,5 milhão de metros quadrados. Essa é a expectativa do secretário de Projetos Especiais da Prefeitura de Niterói que, aliado ao Clube Niteroiense de Montanhismo e à Federação de Montanhismo, está empenhado para que a iniciativa seja concretizada.
Imagem: Vista parcial de Niterói fotografada do Parque da Cidade (Foto: Rafael Sardenberg)

MERCADO DE SÃO PEDRO (4) - Nenhum trabalho e muito sabor

Limpar peixe em casa, só em outros tempos; hoje o freguês acompanha, de perto, o peixeiro lidando com a faca afiada. Em poucos minutos o produto, livre de escamas e vísceras, está nas mãos do comprador: inteiro, em postas ou filé irá satisfazer paladares do mais simples ao mais sofisticado.
Quem prefere ficar longe do fogão nos fins de semana pode matar o desejo ali mesmo, no mercado; é só pegar a mercadoria e subir a escada. Os restaurantes preparam os produtos adquiridos no local. O local, sem nenhum luxo, tem compromisso com o sabor da comida e a bebida gelada. O cliente pode optar pela praça de alimentação ou por restaurante com ar refrigerado. A partir de onze horas, na praça de alimentação, encontrar mesa não é tarefa simples. Até passar por entre elas é complicado. Mas tudo acontece sem “stress” nem confusão. Para Helena e Gildo Soares a espera vale a pena: “stress é fazer peixe em casa. Não rola de jeito nenhum,” diz Helena. Gildo completa: “Se a gente não vem aqui, quem vai para a cozinha lavar os pratos sou eu. Hoje estamos só nós, mas normal é trazer os dois filhos e as namoradas. Mas eles estão de férias. Um bom peixe com chopp, tem programa melhor?”, indaga.
O restaurante Bom Peixe é um que dispõe de ar refrigerado. No cardápio consta moqueca, peixe à brasileira, bobó de camarão, caldeirada e sopa Leão Velozo. Lagosta e polvo, só o freguês levando. E Carla, gerente da casa, alerta: “polvo é trabalhoso e demorado para ser feito”. Para acompanhar a refeição ela explica: “Mesmo com o calor muitas pessoas estão pedindo vinho.” Como o dia no mercado começa cedo, o Bom Peixe abre às oito horas, já pronto para atender aos clientes.
No Esposend, restaurante passado de pai para filho, o prato que mais sai é a moqueca. “Nós trabalhamos mais com o dourado, mas o freguês pode escolher outro peixe”, explica o João, pai de Carlos Henrique, dono atual. Segundo João, Romário e Derci Gonçalves já passaram pelo restaurante.
Imagem: Área dos restaurantes na hora do almoço (foto Rafael Sardenberg)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RESSARCIMENTO À COMPRA DE MEDICAMENTOS

O Ministério da Saúde autorizou a liberação de mais de R$ 320 milhões destinados ao "ressarcimento" à compra de medicamentos do chamado Componente Excepcional, também conhecidos como "de alto custo". Esses remédios são fornecidos gratuitamente para os estados e o Distrito Federal, nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e são utilizados para o tratamento de doenças como esclerose múltipla e hepatite viral e em transplante.
Para ter acesso a esses medicamentos, os usuários do SUS devem se cadastrar na secretaria de saúde do estado ou do município onde residem e apresentar receita médica e, em alguns casos, resultados de exames. Mais informações: http://www.saude.gov.br/
A equipe do EI! torce para que os usuários tenham realmente acesso aos medicamentos, já que as enfermidades envolvidas são realmente graves.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Presidência da República
Imagem: medicineway.info

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ÁGUA EM NITERÓI: SE ECONOMIZAR... TALVEZ NÃO VÁ FALTAR!

A empresa concessionária Águas de Niterói comunicou recentemente que, devido ao calor, aumentou o consumo de água na cidade. E mais, aliado à estiagem que vem se prolongando há longo tempo, nós moradores precisamos economizar água, sob pena de haver racionamento. Com o sistema já operando a plena capacidade, as partes mais elevadas do município já estão sofrendo com o problema porque a água fica sem força para alcançar os locais mais altos da rede. Para nosso próprio bem, parece-me que devemos economizar.
Entretanto, a meu ver faltou examinar uma questão de alta gravidade que não compete a nós moradores e sim ao poder público: há alguns anos, a Prefeitura vem autorizando a construção desordenada de mega-prédios em Niterói, tornando-a descaracterizada, com a vinda de milhares e milhares de novos moradores, atraídos pela propaganda da alta qualidade de vida da cidade. Com isso, o trânsito ficou insuportável, dutos de água e esgoto “vira e mexe” se rompem e vazam no asfalto e luz já começa a faltar. O imenso número de prédios dificultam a circulação do ar e os novos veículos automotores nas ruas contribuem para o aumento do calor e muitos outros malefícios.
Na atualidade, será que algum de nós ainda considera realmente Niterói uma cidade com alta qualidade de vida? Não desejo que concordem ou discordem com o que está sendo dito. Peço apenas aos interessados - se não em suas próprias vidas, mas, pelo menos, pela de seus filhos, netos e semelhantes – que questionem, investiguem, percebam e atuem. A omissão é um dos piores crimes que podemos cometer em nossas chamadas vidas. A Vida, a Verdadeira, tem suas próprias Leis e certamente irá nos cobrar, aqui e agora, por nossas ações e omissões.

MERCADO DE SÃO PEDRO (3) - OS FREGUESES

Celebridades e chefes de cozinha ilustres preferem fazer suas compras nas primeiras horas do dia escolhendo peixes, camarões e condimentos, antes da chegada do grande público. Hamilton, do box 135, afirma que muitos globais passam por seu estabelecimento como Juliana Paes, Viviane Araújo e Marcos Oliveira – o Beiçola. Entre os jogadores de futebol cita o Romário, o Beto (ex-Botafogo) e Jairzinho. Achiles, da peixaria São Pedro, tem barco próprio e afirma fornecer para grandes restaurantes do Rio: “o Satiricon e o Antiquarius são meus fregueses. Também atendemos alguns restaurantes da Barra, de Petrópolis, de Rio das Ostras e de Macaé.” Diante da variedade de oferta expostas nos balcões, muitos buscam orientação com os pescadores e os vendedores dos boxes. São dourados, robalos, namorados, xereletes, atuns, salmões e anchovas com guelras ainda vermelhas, o que comprova o frescor do produto. Os crustáceos como lagostas, lagostins e camarões são muito procurados; os moluscos, polvos e lulas, também têm grande saída.
Às oito horas fregueses já se espalham pelo corredor do mercado e à medida que a manhã avança, o mercado fica mais movimentado. São clientes assíduos que se misturam a donas de casa e turistas. Wilton Rosa mora em São Gonçalo, mas vem comprar peixe para a família em Niterói: “Toda semana passo aqui. Peixe, além de gostoso, é saudável”, afirma. Na hora da compra, a negociação é rápida e termina sempre com uma boa pechincha. Vera Lucia compra camarão em uma barraca e peixe na outra. A de peixe está cheia; ela aguarda com paciência. Negocia e garante quase dez por cento de desconto. “Sou cliente certa”, explica.
Por todo esse sucesso, os peixeiros são gratos ao Padroeiro dos Pescadores, em homenagem ao qual erigiram a capela da foto.
Imagem: Capela em homenagem a São Pedro - foto de Rafael Sardenberg

domingo, 13 de fevereiro de 2011

COCEIRA E ALERGIA NOS CÃES

Lidar com um animal de estimação se coçando pode ser uma experiência extremamente frustrante para os proprietários e pode verdadeiramente testar os limites da ligação humano-animal. O morder e coçar persistente do animal pode resultar em auto-escoriações graves. As causas mais comuns de prurido se enquadram em dois grupos: parasitas externos e alergias. Os parasitas externos que mais comumente causam dermatites e prurido incluem as pulgas e a sarna sarcóptica. Recomendamos sempre o controle preventivo das pulgas e carrapatos, pois estes podem piorar muito os problemas alérgicos dos cães.
A alergia é um estado de hipersensibilidade em que a exposição a uma substância inofensiva induz o corpo a reagir de forma excessiva. A incidência das alergias tem aumentado nos seres humanos e em seus animais de estimação. Pessoas com alergias geralmente apresentam sintomas de complicações respiratórias, enquanto que os cães manifestam mais comumente os efeitos da hipersensibilidade na forma de problemas de pele. Embora exista uma variedade enorme de apresentações, podem ser vistas infecções de pele e ouvido, vermelhidão, prurido e perda de pêlos.
Os tipos mais comuns de alergias em cães são: 1) Alergia à picada de ectoparasitos – Para o paciente alérgico à picada de pulgas e carrapatos, o controle total de tais ectoparasitos é essencial para que o animal permaneça livre de sintomas. A alergia é causada pela saliva da pulga e/ou do carrapato e são necessárias apenas algumas mordidas para induzir o problema. Devido a tal alergia ser a mais comum, recomendamos que o controle dos ectoparasitos seja instituído antes de se prosseguir com o diagnóstico para outras alergias. 2) Alergia alimentar – Alguns cães desenvolvem hipersensibilidades específicas aos componentes de suas dietas. O diagnóstico da alergia alimentar exige que o animal seja testado com dietas especiais que contenham somente ingredientes hipoalergênicos, durante cerca de 10 a 16 semanas. 3) Dermatite atópica (ATOPIA) – A atopia é uma predisposição genética a desenvolverem-se problemas de pele pela exposição a uma variedade de substâncias comuns como o pólen, gramas e plantas, ácaros, poeira da casa e esporos do mofo entre outros.
Infecções bacterianas e fúngicas, embora secundárias à alergia, podem causar um aumento intenso de prurido. O tratamento em longo prazo com antibióticos e/ou anti-fúngicos é exigido, geralmente, junto com programas de banhos medicamentosos e anti-alérgicos.
Infelizmente, não há nenhuma cura para a alergia e esse é geralmente um problema para toda a vida. Nossa intenção é procurar controlar as alergias e melhorar a qualidade de vida para o proprietário e principalmente para o animal de estimação.
Glauber Leal Martins – CRMV-RJ 9658
e-mail: glaubervet@yahoo.com
Imagem: iknow2.net

MERCADO DE SÃO PEDRO (2) - O mercado e os boxes

O mercado
Os primeiros raios de sol ainda não anunciaram o findar da noite, e o rebuliço já tem início com a chegada dos caminhões com toneladas de peixes que serão descarregadas no local. O dia é sempre movimentado no mais tradicional mercado de Niterói, que tem nos peixes e frutos do mar sua especialidade. Localizado em Ponta D’Areia, o Mercado São Pedro atrai clientes que exigem qualidade, além de preços mais em conta. São 39 boxes, onde podem ser encontrados peixes mais populares, como tainha e pescadinha e os mais finos como o linguado, salmão e robalo.
Os boxes
Enquanto o movimento aumenta uma voz forte chama a atenção. É o Rogério oferecendo seu produto: “Olha a lula! Olha a lula!” Em seu box os camarões e as lulas são destaque. “As lulas vêm de Arraial do Cabo e são pescadas com zangarelhos e os camarões, de Cabo Frio, na pesca de arrastão”, explica. Um peixe de aspecto estranho chama a atenção em outro box:“é o tamburil” (ou peixe sapo) fala Edmilson ao ver nossa curiosidade, levantando o peixe e posando para nós. Também conhecido como lotte é muito apreciado na gastronomia portuguesa. É encontrado na costa brasileira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. “Pelo aspecto do peixe, poucos lugares vendem o tamburil inteiro; costumam vender o filé pronto e é delicioso”, afirma José de Moura, que veio do Rio em busca de peixe fresquinho. No box 128, estão expostos lulas argentinas, lagostas cavacas e um belo salmão de nove quilos. Helder, da peixaria Brasil exibe na sua banca os peixes Vermelho Ceoba, Vermelho, Anchova e Congro Rosa.
Imagem: camarão vivo na mão do peixeiro - foto de Rafael Sardenberg.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

NITERÓI : DIA MUNICIPAL DO ESCOTISMO

O Movimento Escoteiro teve seu trabalho reconhecido em Niterói com a publicação da lei municipal nº 2813/2011 que inclui nas comemorações oficiais da cidade o Dia Municipal do Escotismo. A celebração será em 14 de junho, data que marca a introdução das atividades escoteiras no Brasil em 1910. Contribuir na formação dos jovens e ajudar na construção de um mundo melhor, como no movimento de socorro às vítimas das chuvas que atingiram a cidade de Niterói em abril de 2010 (foto), faz parte das atividades desses jovens e crianças.
Foto cedida pela União dos Escoteiros do Brasil – Região Rio de Janeiro: escoteiros prepararam refeições para que os bombeiros pudessem atender chamados nas ruas.

ILUSÃO DA VIDA FÁCIL

Muitos garotos, em todo o mundo, sonham em viver como jogadores de futebol. Mas esse é um sonho difícil, muitas vezes, de ser realizado. Poucos conseguem e raros chegam ao sucesso. A vida de glamour e muito dinheiro, como é o caso de jogadores como Kaká, Ronaldinho Gaúcho (foto) e Cristiano Ronaldo, entre outros, é uma coisa que ocorre para poucos. No Brasil, mesmo os clubes de maior expressão passam por sérias dificuldades, com salários atrasados durante meses. Imagine então como é a vida de um jogador de um clube pequeno. Mesmo tornando-se jogador, precisa ter outra ocupação para complementar a renda e assim sobreviver. Para ser um jogador profissional, a vida exige muito esforço e sacrifício. Não é raro o aspirante a jogador ter que abrir mão dos estudos para tentar a carreira no esporte. A pressão é muito grande, pois desde criança o garoto sabe que precisa passar por um funil para chegar a um time grande e depois, ao futebol europeu, sonho máximo da atualidade. Vários garotos tornam-se, desde cedo, a única esperança de uma vida melhor para toda a família, diz Humberto Peron, no artigo "Vida de jogador não é fácil". No mesmo artigo, Peron diz que menos de 10% dos jogadores profissionais do Brasil naquela época conseguiam ganhar mais de um salário-mínimo e que a classe dos jogadores estava passando a enfrentar um novo problema, antes restrito a outras categorias profissionais: o desemprego, atingindo naquele momento 15% dos filiados ao Sindicato dos Jogadores Profissionais. Certamente, esse panorama não mudou nos últimos anos.
Os jogadores de sucesso não conseguem levar uma vida normal, pois são incomodados pela torcida organizada, pela imprensa, por pedidos de autógrafos e fotografias, em qualquer lugar que vão. Esse é o preço do sucesso.
Qualquer jogador pode ser herói numa partida e o maior vilão da derrota de sua equipe na partida seguinte. A pressão é então muito grande em todos os sentidos. Preocupa-me bastante o fato de milhões de garotos, em todo o mundo, apostarem todo seu futuro na possibilidade de ser jogador de futebol, pois, se não der certo, como fica a situação? Será, por tudo que foi analisado neste artigo, que esse sonho de tantos milhões de garotos vale a pena?
Imagem: niveshsamadhan.com